Queda do X no Brasil impactaria desde comunicação até economia, avalia especialista
Plataforma corre risco de ser proibida após Elon Musk descumprir ordem de Alexandre de Moraes
A possível proibição da plataforma X (antigo Twitter) no Brasil pode ter consequências significativas para diversos setores da sociedade, desde a “comunicação até a economia”. A avaliação é do especialista em tecnologia Arthur Igreja, em entrevista à CNN Brasil.
O risco de banimento surgiu após o bilionário Elon Musk, proprietário da plataforma, descumprir uma ordem judicial do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Impacto na comunicação e nos negócios
Segundo Igreja, embora não se possa falar em dependência total da plataforma, para muitos usuários o X representa seu principal canal de negócios. “Para muitos daqueles chamados produtores de conteúdos, influenciadores, claro que o usual hoje é usar vários canais, multicanais, várias plataformas, porque o público também tem um comportamento muito segmentado”, explica o especialista.
O impacto de um possível banimento seria significativo não apenas para o mundo dos negócios, mas também para a disseminação de informações e notícias. “Tem pessoas que são fãs do X, do Twitter, outras pessoas simplesmente nunca usaram. Então é difícil medir o impacto porque é algo absolutamente inédito”, pondera Igreja.
Alcance e relevância da plataforma
O especialista ressalta que milhões de pessoas utilizam o X diariamente no Brasil, o que torna a plataforma um canal muito importante para a comunicação. “Então vai ser sim uma queda relevante, importante. Volto a dizer não só no mundo dos negócios, mas também no mundo da informação, das notícias, de toda a comunicação”, afirma.
Embora seja difícil quantificar com precisão o impacto de um possível banimento, Arthur Igreja é enfático ao concluir: “É um impacto grande, é um impacto grande sem sombra de dúvida”.