Sian Proctor: conheça a primeira mulher negra a pilotar uma nave espacial
Astronauta pilotou a primeira missão civil no espaço, feita pela SpaceX
A astronauta norte-americana Sian Proctor, de 53 anos, se tornou, em 2021, a primeira mulher negra a pilotar uma nave espacial e a primeira pessoa astronauta comercial negra.
Na época, ela fez parte da SpaceX Inspiration4, a primeira missão totalmente civil enviada para navegar no espaço. O voo espacial aconteceu a bordo do foguete Falcon 9 da SpaceX e da espaçonave Dragon.
O lançamento ocorreu na Kennedy Space Center, em Orlando, Flórida, nos Estados Unidos.
Sian nasceu no território de Guam, uma ilha de domínio dos Estados Unidos na Micronésia, no oeste do Pacífico, e é filha de um engenheiro que trabalhava para a Nasa durante as missões Apollo.
Ela estudou na Arizona State University, onde se formou em Ciências Ambientais, fez mestrado em Geologia e concluiu um doutorado em Educação Científica.
Desde 1999, a astronauta é professora integral e dá aulas de geologia, sustentabilidade e ciências planetárias no South Mountain Community College (SMCC) em Phoenix, no estado do Arizona.
Em 2009, Sian chegou a ser uma das 47 finalistas do processo de seleção de astronautas da Nasa, mas não foi uma das nove pessoas selecionadas. Ela é, no entanto, embaixadora contínua do Sistema Solar da agência espacial norte-americana.