SXSW: maior festival de inovação do mundo fala de cultura a saúde mental
O South by Southwest acontecerá entre os dias 8 e 16 de março, em Austin, no Texas (EUA)
Começa na próxima sexta-feira (08) o South by Southwest, mais conhecido como SXSW, considerado um dos maiores eventos de tecnologia, música, inovações e cultura do mundo.
O evento, que acontece anualmente em março, em Austin, nos Estados Unidos, vai até o dia 16, nesta edição. Durante o festival, é esperado que mais de 300 mil pessoas estejam presentes na cidade para acompanhar o SXSW.
Foi neste evento que nasceu o X, o antigo Twitter, e uma série de startups relevantes no campo da tecnologia. Fundado em 1987 como um festival de música, o SXSW depois recebeu o cinema, o digital e a parte de inovação.
Por isso, existem diferentes tipos de públicos no festival, de cineastas a pessoas da indústria de tecnologia. Apesar de existirem muitos conteúdos diferentes, alguns se destacam na programação deste ano.
A inteligência artificial, por exemplo, será uma pauta discutida com o co-fundador do ChatGPT, Greg Brockman durante o evento. Na cultura pop, Daisy Ridley, que deu vida à Rey em “Star Wars: O Despertar da Força” e outros filmes da franquia, também estará em um painel. A cantora Selena Gomez marcará presença em um dos palcos.
A saúde mental também será discutida no SXSW, com uma especialista que vai explicar como devemos lidar com a ansiedade gerada com tantas telas e tecnologias, entre outras.
É importante ressaltar que o South by Southwest se concentra muito sobre como a tecnologia afeta a cultura e o comportamento humano.
Para Marcelo Tripoli, comentarista de inovação da CNN, o grande tema deste ano será a ética na tecnologia e como lidamos com isso.
“Temos um cérebro primitivo que foi criado milhares de anos atrás e estamos lidando com um aparelho celular que vive na projeção geométrica e a gente vive numa projeção aritmética”, afirma. A CNN tem uma programação especial para cobertura do evento nos próximos dias.
Veja como será a cobertura da CNN direto do SXSW:
*Publicado por Ana Beatriz Dias