Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Tempestade solar: entenda fenômeno que acontece neste final de semana

    Manifestação começou a atingir o campo magnético da Terra nesta sexta-feira (10)

    Tempestades geomagnéticas são causadas pela interação de grandes quantidades de partículas solares com o campo magnético da Terra
    Tempestades geomagnéticas são causadas pela interação de grandes quantidades de partículas solares com o campo magnético da Terra NASA/GSFC/SDO

    Caroline Ferreirada CNN

    Uma tempestade solar, também conhecida como tempestade geomagnética, acontecerá neste final de semana, de acordo com um comunicado emitido pelo governo dos Estados Unidos na quinta-feira (9).

    O fenômeno, inclusive, pode afetar negativamente algumas tecnologias modernas, incluindo comunicações via satélite e de rádio de alta frequência, por exemplo.

     

    O comunicado alerta sobre “pelo menos cinco ejeções de massa coronal dirigidas pela Terra”, bem como manchas solares cobrindo uma área 16 vezes maior que a própria Terra.

    A radiação da atividade começou a atingir o campo magnético da Terra nesta sexta-feira (10), prosseguindo os próximos dias.

    Mas afinal, o que é uma tempestade solar?

    De forma resumida, o fenômeno acontece quando há a liberação de energia do sol que viaja pelo espaço e eventualmente chega a Terra.

    A partir do momento em que essa radiação atinge a esfera magnética ao redor do planeta, há flutuações da ionosfera, ou seja, uma camada superior da atmosfera.

    Os efeitos na Terra

    Embora nem todas as tempestades solares causem grandes impactos, aquelas consideradas intensas podem afetar as operações de comunicação, como:

    • Danos a satélites: Essas mudanças podem afetar os satélites e outras naves espaciais em órbita, alterando sua orientação ou potencialmente desativando seus componentes eletrônicos;
    • Transmissões de rádio: As alterações na ionosfera podem bloquear ou degradar as transmissões de rádio que tentam passar pela atmosfera para chegar aos satélites. Além disso, também podem impedir que transmissões de rádio sejam refletidas com sucesso na ionosfera.
    • Rede elétrica: O clima espacial severo pode comprometer as redes elétricas, causando “problemas generalizados de controle de tensão”, sistemas de proteção também podem desarmar por engano ativos importantes da rede elétrica.