Terra já rompeu 7 de seus 9 limites planetários, diz novo estudo

Novo relatório mostra que oceanos entraram na "zona de perigo"

Mariana Valbão, da CNN
Nuvens reflexivas da luz solar na atmosfera terrestre têm encolhido, aumentando aquecimento global  • Freepik
Compartilhar matéria

Um novo estudo aponta que a Terra já rompeu sete dos nove limites planetários. Os indicadores que medem as condições seguras do planeta, tiveram uma atualização no levantamento de 2025, que revelou a acidificação dos oceanos, que no ano passado estava “no limite”.

Pesquisadores do Instituto Potsdam para Pesquisa sobre o Impacto Climático (PIK), que analisam a manutenção do equilíbrio ambiental na Terra, alertam ainda que a temperatura global deve ser controlada para que desastres climáticos extremos não se tornem frequentes.

Os sete processes que romperam limites planetários abrangem, por exemplo, mudanças climáticas, biodiversidade, poluição química e o uso de água doce.

“Mais de três quartos dos sistemas de suporte da Terra não estão na zona de segurança. A humanidade está ultrapassando os limites de um espaço operacional seguro, aumentando o risco de desestabilização do planeta”, afirma Johan Rockström, diretor do PIK.

Segundo o relatório, a mudança foi impulsionada principalmente pela queima de combustíveis fósseis e agravada pelo desmatamento e mudanças no uso da terra.

Representação dos sete limites planetários • Potsdam Institute for Climate Impact Research (PIK)
Representação dos sete limites planetários • Potsdam Institute for Climate Impact Research (PIK)

Desde o início da era industrial, o pH da superfície do oceano caiu cerca de 0,1 unidade, um aumento de 30% a 40% na acidez.

Dentre os nove limites planetários, apenas duas fronteiras permanecem dentro dos limites seguros: a carga de aerossóis (poluição do ar) e a camada de ozônio estratosférico.

“Estamos testemunhando um declínio generalizado na saúde do nosso planeta. Mas isso não é um resultado inevitável. A redução da poluição por aerossóis e a recuperação da camada de ozônio demonstram que é possível mudar a direção do desenvolvimento global. Mesmo que o diagnóstico seja terrível, a janela da cura ainda está aberta", afirma Rockström.

Veja sete dos nove limites planetários rompidos:

  1. Mudanças no uso da terra do planeta;
  2. Mudanças climáticas;
  3. Biodiversidade;
  4. Ciclo do nitrogênio e fósforo;
  5. Uso de água doce;
  6. Poluição química por compostos como microplásticos;
  7. Acidificação dos oceanos.