Última lua cheia de 2021 acontece nesta madrugada

Pico de iluminação será atingido 01h32 deste domingo (19), no horário de Brasília, de acordo com a Nasa

Lua cheia é vista na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, em São Paulo, em junho.
Lua cheia é vista na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, em São Paulo, em junho. NurPhoto via Getty Images

Angela Eichhorstda CNN

Ouvir notícia

Prepare-se para curtir a última lua cheia do ano.

A última lua cheia de 2021 atingirá o seu pico de iluminação na madrugada de sábado (18) para domingo (19), às 01h32 da manhã (horário de Brasília), de acordo com a Nasa, mas você pode vê-la cruzando o céu começando pouco antes do pôr do sol.

Essa lua cheia ocorre poucos dias antes de 21 de dezembro, a noite mais longa do ano no hemisfério norte, também conhecida como solstício de inverno. Não é à toa que também é chamada de “lua da noite longa”.

“Meu incentivo é sempre que as pessoas saiam sempre que podem para olhar para a lua”, disse Noah Petro, chefe do laboratório de geologia planetária, geofísica e geoquímica da Nasa. “Há um instante em que a lua está cheia, mas não podemos perceber isso a olho nu.”

Observar a lua cheia não é algo que recompensa como um eclipse solar, disse ele.

Para melhor observação, Petro disse que as pessoas deveriam sair na noite de sábado para encontrar um ponto de observação. “Você quer ficar longe de edifícios altos, luzes fortes e obstruções.”

A lua cheia desta madrugada também parecerá 17% menor do que a lua cheia comum, disse Petro. Como a lua tem uma órbita elíptica ao redor da Terra, em momentos diferentes ela está mais perto ou mais longe.

A lua cheia da madrugada deste domingo coincide com o ponto em que a lua está mais distante da Terra, também conhecido como apogeu, tornando esta lua uma “micro lua”.

Em contraste, uma “super lua” ocorre quando a lua está mais próxima da Terra, ou no momento do perigeu. Este ano viu lua cheia nos meses de abril, maio e junho.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Mais Recentes da CNN