Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    WWDC 2024: Apple lança novo iOS com funções de IA

    Novidades incluem atualizações no sistema operacional do iPhone, Apple Watch, iPad e muito mais

    Ana Beatriz Diasda CNN

    A Apple anunciou novidades em seu sistema operacional durante a conferência anual Worldwide Developers Conference (WWDC), transmitida nesta segunda-feira (10).

    Entre as novidades, a empresa mostrou as atualizações para os seus dispositivos, além de anunciar o Apple Intelligence, sua ferramenta de inteligência artificial para iPhone, iPad e Mac, que estará profundamente integrado ao iOS 18, iPadOS 18 e macOS Sequoia..

    Novidades para o catálogo do streaming da Apple TV+ foram anunciadas, como a segunda temporada das séries originais “Ruptura” e “Silo”. Confira as demais novidades abaixo:

    Fotos espaciais e integração com dispositivos Mac

    A primeira novidade anunciada foi o VisionOS 2, que será lançada em breve para os dispositivos de inteligência artificial, o Apple Vision Pro, lançados no começo deste ano.

    Além de permitir criar fotos espaciais, que poderão ser exploradas em 360º e a integração do óculos com outros dispositivos Mac, oito países (China, Japão, Singapura, Austrália, Canadá, França, Alemanha e Reino Unido) receberão o dispositivo, no entanto, o Brasil segue de fora.

    Pagamento por aproximação de iPhone para iPhone

    Novidades também estão previstas para o novo sistema operacional do iPhone, com a chegada do iOS 18, que ganhará uma central de controle atualizada e personalizável. Com a atualização, o usuário poderá reordenar a disposição e o tamanho de aplicativos e dividi-los em várias abas.

    O aplicativo de mensagens também ganhou atualizações e os usuários do iPhone poderão estilizar as mensagens de textos com riscos, sublinhados e reagir com novos emojis e mensagens com efeitos de texto. Também será possível agendar mensagens para serem enviadas em outra data.

    As novidades também chegam ao aplicativo de email, que agora poderá ser categorizada e organizada  de acordo com os interesses do usuário. A galeria de fotos também será atualizada, para que o usuário filtre as imagens pelo tipo de mídia e crie coleções.

    Por último, também será possível esconder aplicativos e pagar de iPhone para iPhone apenas ao aproximar os dispositivos móveis na função “Tap to Cash”.

    Tradução simultânea no Apple Watch

    O WatchOS 11 será disponibilizado para os usuários do Apple Watch. Além de trazer novas métricas para atletas e amantes de exercícios, a nova atualização ainda trará recursos para grávidas. Por fim, vale acrescentar que a tradução simultânea será realizada pelo relógio, que poderá ditar as frases traduzidas diretamente do pulso do usuário.

    Já para os AirPods, os fones de ouvido sem fio da Apple, vale mencionar que eles ganharão novos recursos de áudio, que devem ajudar na imersão em games. Além disso, na versão Pro, será possível interagir com a Siri a partir de gestos de cabeça, para rejeitar ligações, por exemplo.

    Calculadora vai chegar ao iPad

    Além de customizações como na central de controle do iPad e atualizações, os dispositivos serão contemplados com o aplicativo da Calculadora, que ganhará um espaço de anotações e que poderá ser utilizado com a Apple Pencil.

    Além disso, o sistema também vai contar com a função SharePlay, que possibilita que outras pessoas controlem o dispositivo, função que pode ser útil para pais, por exemplo.

    iPhone poderá ser espelhado no Mac

    O novo sistema operacional do Mac, o MacOS Sequoia, também virá recheado de novidades. Dessa vez, será possível espelhar o seu Iphone no MacBook, por meio do iPhone Mirroring. Com esse recurso, o usuário poderá receber e interagir com as notificações do celular à distância, mesmo com o iPhone bloqueado.

    Além disso, será possível que o usuário utilize um plano de fundo em uma chamada no FaceTime e em parceria com a Ubisoft, a empresa anunciou que o jogo Assassin’s Creed Shadows vai chegar para os Macs e iPads.

    Apple Intelligence e parceria com o ChatGPT

    Durante a conferência, a empresa também anunciou o Apple Intelligence, a ferramenta de inteligência artificial da Apple. Além de ajuste de texto em emails, por exemplo, o Apple Intelligence vai permitir a criação de imagens a partir de comandos de texto, assim como outros chatbots.

    O Apple Intelligence ainda vai oferecer novas ferramentas de escrita, que ajudam a encontrar as palavras certas com recursos de idioma aprimorados, além de possibilitar que o usuário resuma uma palestra em segundos, obtenha a versão reduzida de uma conversa em grupo, por exemplo.

    Projetado para proteger a privacidade do usuário, a ferramenta estará integrada ao núcleo do iPhone, iPad e Mac por meio do processamento no dispositivo. Portanto, ele está ciente das informações pessoais, sem coletar as informações pessoais.

    Durante o evento, a Apple também anunciou uma parceria com o ChatGPT, da Open AI. Integrado à Siri, a assistente da empresa presente nos dispositivos da Apple, poderá acessar ao ChatGPT para determinadas solicitações, incluindo perguntas sobre fotos ou documentos, por exemplo.

    Ainda segundo a Apple, o usuário poderá controlar quando o ChatGPT será usado e será questionado antes que qualquer informação seja compartilhada. Qualquer pessoa poderá ter acesso a funcionalidade gratuitamente, sem a necessidade de criar uma conta. Já os assinantes pagos do ChatGPT, poderão conectar contas para acessar recursos especiais nessas experiências.

    Nova era da Siri

    Com o Apple Intelligence, a Siri receberá um design totalmente novo, uma melhor compreensão do idioma e uma comunicação mais natural. Com um toque duplo na parte inferior da tela do seu iPhone ou iPad, você pode digitar na Siri de qualquer lugar do sistema quando não quiser falar em voz alta.

    Criação de novos emojis e edição de fotos

    Por meio do Apple Intelligence, também será possível realizar novos emojis, os Genmojis. Basta fornecer uma descrição para ver uma prévia e ajuste a descrição até ficar perfeita. Outra forma de criar os emojis é escolhendo uma pessoa na biblioteca de fotos para criar um Genmoji parecido com essa pessoa.

    Por meio do IA, também será possível remover distrações com a ferramenta Limpar no aplicativo Fotos. O Apple Intelligence vai identificar objetos de fundo para que o usuário possa removê-los com um toque e aperfeiçoar a foto, mantendo-a fiel à imagem original.

    Apple lança sistema antirroubo para o iPhone no Brasil