Réveillon na Bahia: 5 festas para curtir a chegada de 2023

Um dos estados mais procurados do país para a virada de ano, Bahia se prepara para receber turistas em diferentes regiões com muita festa e atrações conhecidas do público; confira

Um dos estados mais procurados para as festas de fim de ano, a Bahia reúne opções de norte a sul para a virada
Um dos estados mais procurados para as festas de fim de ano, a Bahia reúne opções de norte a sul para a virada Jota Freitas/Turismo Bahia

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

A cerca de um mês e meio para o fim do ano, muita gente já está de malas prontas para um Réveillon inesquecível. E o nordeste é uma das regiões mais buscadas do Brasil para ocasião.

Além das belíssimas praias, sombra e água fresca, os visitantes vão em busca das mais badaladas festas que acontecem por lá, regadas à boa gastronomia e open bar.

E o estado da Bahia se prepara para essa alta demanda. Diferentes cidades, de norte a sul, organizam suas festas, com direito a atrações especiais e programação completa para esperar 2023 com tudo o que têm direito.

Se você faz parte do grupo que ainda não se programou e está em busca de agito, confira 5 festas que acontecerão na Bahia para celebrar a virada do ano: 

Leia Mais:

Réveillon Trancoso

Um dos destinos mais procurados na Bahia para a virada de ano, Trancoso prepara uma superprogramação para esperar 2023.

Sem perder a essência intimista, a organização planeja cinco dias de festa, com direito a diferentes eventos. Tudo começa no dia 27, com a Corona Sunsets, We Love Trancoso, Saravá e um evento Pré-Réveillon dão sequência aos festejos.

No dia 31, a mais aguardada por todos está de volta:a Festa do Taípe. Os ingressos podem ser comprados de forma avulsa e partem de R$ 3 mil (mais taxas).

As atrações musicais ainda não foram divulgadas pela organização. Os ingressos para as outras festas podem ser encontrados neste link.

Praia de Taípe, em Trancoso / Carlos Reis/Flickr

Como chegar?

A maneira mais fácil de chegar a Trancoso é descendo em Porto Seguro.

A partir do aeroporto, é preciso pegar um ônibus, táxi ou alugar um carro até a cidade. Outra opção é pegar uma balsa em Porto Seguro rumo à Arraial d’Ajuda, de onde parte um ônibus para o destino.

Para mais dicas de onde comer, onde se hospedar e o que fazer na cidade, confira o miniguia feito pelo CNN Viagem & Gastronomia.

Igreja São João Batista, localizada no Quadrado, em Trancoso, é um dos emblemáticos pontos da cidade / Foto: Caio Rodrigues/Unsplash/ Dante Laurini Photography

Réveillon Tikal – Praia dos Algodões, Península de Maraú

Algodões é uma vila de pescadores banhada por piscinas naturais, barreiras de coral, rios e águas terapêuticas. Por muito tempo, ela foi a praia mais isolada da Península de Maraú.

Aos poucos, o destino vem ganhando cada vez mais visibilidade. Com isso, a preocupação ambiental e social da comunidade também são destaque.

Há 11 anos, o Tikal Praia Bar organiza o réveillon no local. Fazem questão de enfatizar que são conhecidos como um “lugar que ninguém passa perrengue”, nem mesmo com as chuvas torrenciais muito comuns pela época do ano.

Neste ano, o público pode encontrar o perfil das últimas edições: música variada – com brasilidades, house music, disco, samba e forró, festas ao pôr do sol, festa no rio, boat party, entre outras atividades para deixar a estadia mais completa, com muito esporte e também opções diversas de gastronomia.

A programação completa de festas e opções pacotes podem ser encontradas neste link.

Praia de Algodões, na Península de Maraú, na Bahia / Márcio Filho – MTUR

Como chegar?

A Praia de Algodões está localizada aproximadamente no meio da Península de Maraú. A maneira mais fácil de chegar até lá é descendo em Ilhéus. O aeroporto fica a aproximadamente 150 km da cidade.

O trajeto pode ser feito de carro ou ônibus. A dica é: caso tenha chovido muito, a forma mais segura é viajar em carro 4×4 ou contratar um traslado profissional, em que possuem mais experiência na região.

Há opção também de pegar uma lancha rápida da cidade de Camamu para Barra Grande, dependendo de onde estiver. Chegando lá, o trajeto de táxi é feito em aproximadamente uma hora.

Awê – Caraíva

O Réveillon Awê acontece em Caraíva, na Bahia. Neste ano, a programação começa no dia 28 de dezembro e se estende dias depois da virada.

Caraivana, Rodrigo Bento, Dre Guazzelli, Afterclapp e Mar’tnália fazem parte da programação. Outras atrações e convidados ainda não foram divulgados pela organização do evento, que promete surpresas.

Para quem busca tranquilidade, o refúgio pode ser o lugar ideal. Valorizando os produtores e comerciantes locais, a vila é um convite para boa gastronomia e dias felizes, com muito forró de madrugada.

A organização faz um pedido a todos que forem ao local: não esquecer de cuidar do destino que os acolherá. Não consumir long necks, recolher todo seu lixo, não usar caixas de som pelas vias públicas e maneirar no volume dentro de casas e pousadas são as recomendações.

Os interessados podem comprar festas avulsas ou pacotes. Os ingressos podem ser encontrados neste link.

Caraíva é um dos destinos mais bombado dos últimos anos da Bahia / Wikimedia Commons

Como chegar?

A maneira mais simples de chegar a Caraíva é descendo no aeroporto de Porto Seguro.

De lá, alugue um carro (ou contrate um transfer) para levar até onde cruza o Rio Caraíva – que está a cerca de 1h40 do aeroporto. Essa última parte do trajeto é feita em canoas.

Assim que desembarcar, não deixe de contratar o serviço que leva suas malas até a pousada.

Réveillon Destino – Itacimirim, Camaçari

Itacimirim é uma vila da cidade de Camaçari, litoral norte, próximo a Salvador. Neste ano, o Réveillon Destino acontecerá de 27 a 31 de dezembro.

Dennis e Dilsinho são as atrações principais do local, que promete todos os dias open bar – e sistema all inclusive na noite da virada.

O local é conhecido por suas belas paisagens, com águas cristalinas e calmas. Um dos destinos mais procurados da Bahia, a praia de Itacimirim é bandeira azul e também tem uma bela e extensa barreira de corais.

Os ingressos para os eventos da virada podem ser encontrados neste link. Eles são vendidos por dia ou por pacote, que inclui todas as festas.

Como chegar?

Na Costa de Camaçari, o distrito está localizado a 50 km de Salvador.

Do aeroporto da capital baiana até o destino são cerca de 50 minutos – basta o carro, transfer ou ônibus pegar a rodovia BA-099, conhecida como Estrada do Coco.

Réveillon Praia do Forte

A cerca de uma hora do aeroporto de Salvador, a Praia do Forte, na Mata de São João, tem ganhado cada vez mais o coração dos turistas pelo charme, opções de passeios e ótima gastronomia.

Além das festas que os resorts da região promovem, o município ganhou uma virada para chamar de sua. O Réveillon da Praia do Forte acontece neste ano a partir do dia 27 de dezembro, com grandes shows.

O Grupo Menos é Mais, João Gomes, Gusttavo Lima, Wesley Safadão, Durval Lelys e Pedro Sampaio estão entre as atrações confirmadas.

Apenas o dia 31 terá serviço all inclusive. A noite da virada será comandada por Bell Marques, Timbalada e Léo Santana.

As festas acontecem no Condomínio Praia do Castelo, em um terreno à beira-mar ao lado do Condomínio Praia Bela. O acesso se dá exclusivamente pelo transfer do evento, que tem quatro pontos de saídas em Praia do Forte.

Os pontos de encontro serão divulgados mais perto do evento. Para encontrar ingressos e mais informações, acesse este link.

Praia do Forte, a cerca de 55 km de Salvador, recebe artistas em peso para virada do ano / Wikimedia Commons

Como chegar?

A maneira mais fácil de chegar à Praia do Forte é descendo no aeroporto de Salvador, o mais próximo de lá – a  aproximadamente 55 km.

Carros de aplicativo, transfers particulares ou carro de aluguel são as formadas mais usadas pelos turistas – ônibus também são uma opção.

A dica é: se for de carro, procure um estacionamento para deixá-lo. Na Vila, centro da cidade, não é permitida a circulação de automóveis.

Igreja de São Francisco já virou ponto conhecido e tradicional da Praia do Forte e fica localizada na Vila / Foto: Daniela Caravaggi