5 restaurantes para refeições saudáveis e saborosas em São Paulo

Foi-se o tempo que dieta saudável era sinônimo de prato sem graça e sem tempero. Os endereços a seguir oferecem refeições saborosas e nutritivas, ótimas opções para quem busca um estilo de vida equilibrado

Pixabay

Fred Sabbagcolaboração para o Viagem & Gastronomia São Paulo

Estou longe de ser a pessoa mais saudável do mundo, mas de um tempo para cá aprendi a, em algumas ocasiões, compensar as esbórnias etílico-gastronômicas da vida com refeições mais leves e saudáveis. Incluí a isso a prática de um esporte – o que eu não fazia há anos – e espero que isso me leve a uma vida mais controlada.

Não, esse não é um texto daqueles que tentam convencer o leitor a comer isso ou aquilo (ou deixar de), nem tampouco me vangloriar porque sei que tenho muito a melhorar na minha alimentação e hábitos diários.

Contudo, há algum tempo passei a dar valor para comida leve e saudável quando bem feita e com bastante sabor.

Por isso, no texto de hoje indico 5 restaurantes que valorizam o ingrediente e, na maioria dos pratos, utilizam os mais diversos tipos de legumes, verduras, proteínas sem intervenção e são ótimas opções para dias que queremos seguir uma dieta mais saudável, mas cheia de sabor.

Porque a vida não é nem deve ser, nem de longe, regada a junk food (ainda que eu seja apaixonado por isso).

Greentable

Greentable, do chef Felipe Caputo, oferece também uma linha de congelados / Divulgação

O Greentable foi fundado pelo chef Felipe Caputo com a missão de ajudar a transformar a alimentação do brasileiro, porém sem ser chato. O restaurante possui uma arquitetura moderna e bastante agradável, além de uma comida de fato bem gostosa. Há, também, uma linha de congelados com variados pratos e apresentação difícil de se ver igual.

Greentable: Rua dos Pinheiros, 265, Pinheiros e Rua Manuel Guedes, 499, Itaim Bibi, São Paulo-SP / Horário de funcionamento: segunda-feira a sábado, das 12h às 16h.

Da Mata

DaMata oferece delivery com embalagens 100% sem plástico / Divulgação

A Da Mata é uma startup de delivery fundada em 2017 e que hoje possui em seu portfólio saladas, sopas e pokes. Além de trabalhar com produtos orgânicos, a Da Mata trabalha 100% sem plástico em suas embalagens (que são feitas de fibra de mandioca e que viram adubo em menos de um mês).

Da Mata: Pedidos por app próprio, internet ou Whatsapp. Aberto diariamente, em horários que podem ser consultados no site https://linktr.ee/damata.bio.

Madureira Sucos

Madureira Sucos é inspirada nas famosas casas de sucos e refeições saudáveis do Rio de Janeiro / Divulgação

O Madureira Sucos nasceu inspirado nas famosas casas de sucos do Rio de Janeiro e, desde sua fundação, funciona o dia todo para entregar aos clientes comida saudável de verdade. Assim como as casas cariocas que o inspiraram, o Madureira Sucos possui um cardápio com imensa variedade de saladas, pratos, sanduíches, tapiocas, omeletes, entre outros.

Madureira Sucos: Rua João Cachoeira, 217, Itaim Bibi, São Paulo-SP / Horário de funcionamento: segunda-feira a sábado, das 8h às 23h, e aos domingos, das 8h às 20h.

Insalata

Insalata tem menu diversificado com bowls, tortas, saladas, massas, entre outros  / Divulgação

Muitos não sabem, mas o Insalata nasceu como um delivery de saladas e, após quase 30 anos de existência, firmou-se como um restaurante de sucesso no mundo de comida leve, saudável e para o dia a dia. O cardápio também é farto e conta com saladas, bowls, sopas, tortas, entre outros,

Insalata: Alameda Campinas, 1.474, Jardins, São Paulo-SP / Horário de funcionamento: todos os dias, das 12h às 23h.

Nattu

Nattu foca em culinária orgânica e funcional / Divulgação

Fundado no final de 2015, o Nattu tem foco em culinária orgânica e funcional, com a utilização de ingredientes regionais naturais e bastante tempero. A ideia do Nattu é maximizar o uso de ingredientes in natura, para facilitar a digestão, além de atender todos os públicos (intolerantes, veganos, em dietas e os que comem de tudo – como eu).

Nattu Restaurante: Alameda Lorena, 1.969, Jardim Paulista, São Paulo-SP / Possui outras unidades. Horário de funcionamento: segunda-feira a sexta-feira, das 12h às 16 e 18h às 22h, aos sábados das 12h às 22h e aos domingos das 12h às 21h.

Sobre Fred Sabbag

Fred Sabbag
O advogado e entusiasta gastronômico Fred Sabbag, que conta com milhares de seguidores no Instagram / acervo pessoal

Fred Sabbag é advogado por profissão, mas, no tempo livre, nada de processos ou trâmites judiciais: uma de suas maiores paixões é frequentar bares e restaurantes. O hábito rendeu-lhe inúmeros seguidores no Instagram (@fredsabbag) e o tornou num personagem importante da gastronomia em São Paulo.