Alex Atala promove jantar no D.O.M em homenagem ao lendário chef francês Bernard Loiseau

No dia 20 de setembro Atala cozinha a quatro mãos com o premiado chef francês Patrick Bertron em homenagem a uma das mais importantes figuras da gastronomia francesa

Chef Alex Atala, nome à frente do Grupo D.O.M.
Chef Alex Atala, nome à frente do Grupo D.O.M. Marcus Steinmeyer

Tina Binido Viagem & Gastronomia

Quem não se apaixonou pelo ratinho Remy na animação “Ratatouille”? O que poucos sabem é que foi um chef francês, Bernard Loiseau, que inspirou a trama.

Loiseau morreu em 2003 num episódio trágico. Mas o seu legado na gastronomia é indiscutível e aclamado até hoje. Tanto que neste ano as cidades de Tóquio, Nova York e São Paulo foram escolhidas para receberem eventos homenageando o chef.

Sua filha Bérangère Loiseau, que atualmente comanda o grupo criado por seu pai, na região de Borgonha, estará no Brasil no dia 20 de setembro para participar do jantar especial comandado pelo premiado chef Alex Atala no estrelado D.O.M. em conjunto com o chef francês Patrick Bertron.

Atala começou a carreira na Bélgica, aos 19 anos. Quando se mudou para a França, foi trainee no mítico La Côte D’Or, dentro do Le Relais Bernard Loiseau. Ali, atuou ao lado de Loiseau, um de seus mestres.

Com o La Côte D’Or o chef Bernard conseguiu a façanha de obter 19 dos 20 pontos possíveis dados pelo Gault Millau, o concorrente direto do Guide Michelin, em que ostentava três estrelas, nota máxima atribuída pelo guia.

Ele morreu aos 52 anos, deixando um legado para chefs do mundo inteiro. É a ele que Alex Atala credita a inspiração para o glazing, técnica bastante presente em seu dia a dia profissional.

O jantar em homenagem será em 10 passos e será feito a 4 mãos por Alex Atala e Patrick Bertron, com receitas do próprio Loiseau, como Jambonnettes de grenouilles à la purée d’ail et au jus de persil, nas entradas, e La rose des sables au chocolat coulis d’orange confit, uma das sobremesas.

O menu completo inclui, como amuses-bouches: formiga amazônica, abacaxi e cachaça. Snacks: ovas de peixe brasileiro, arroz e quiabo, torrone e melancia; entradas: Jambonnettes de grenouilles à la purée d’ail et au jus de persil e Hollandaise com tucupi; pratos principais: Tucunaré com molho de chalota em redução de vinho tinto, Camarão carabineiro e Pato confitado; sobremesas: Mandioca e mel nativo, Priprioca – ravióli de banana e limão e La rose des sables au chocolat coulis d’orange confit; além de café e petit four.

O convite custa R$ 1.300 por pessoa, incluindo vinhos, manobrista e serviços inclusos.

D.O.M.: Rua Barão de Capanema, 549 – Jardins, em São Paulo / Reservas podem ser feitas pelo telefone: (11) 96918-9947, e-mail: dom@domrestaurante.com.br, ou diretamente no site: www.domrestaurante.com.br