Brasil conquista 17 medalhas de ouro no Mundial de Queijos da França

Ao todo, país angariou mais de 80 medalhas na edição de 2023 do concurso; queijo francês foi eleito o melhor da competição

Queijo Aparecido com maturação de 18 meses foi um dos medalhistas de ouro na edição 2023 do Mondial du Fromage
Queijo Aparecido com maturação de 18 meses foi um dos medalhistas de ouro na edição 2023 do Mondial du Fromage Reprodução/@altodaaparecida

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Ouvir notícia

O Brasil foi um dos destaques na 6ª edição do Mondial du Fromage et des Produits Laitiers (Mundial de Queijos e Laticínios), concurso francês que ocorre a cada dois anos. Ao todo, a competição de produtos internacionais distribuiu medalhas para 84 queijos e laticínios brasileiros.

Entre eles, 17 receberam medalha de ouro, 23 de prata e 44 de bronze. No total, mais de 900 medalhas foram entregues a produtos do mundo inteiro.

O número de medalhas conquistadas pelo Brasil representa um salto em comparação à última edição: em 2021 foram 57 medalhas ao todo, com cinco na categoria super ouro e 11 de ouro.

A edição de 2023 foi realizada entre os dias 10 e 12 de setembro na cidade de Tours, no Vale do Loire.

Cerca de 250 jurados analisaram 1.640 queijos de diferentes produtores ao redor do mundo. O concurso avalia os queijos nos quesitos aparência, aromas, sabores, textura e equilíbrio.

Segundo o site oficial, o evento é uma oportunidade para promover produtos, respeitar as tradições, almejar a excelência e demonstrar criatividade e inovação.

Confira a seguir os queijos e laticínios brasileiros premiados com medalha de Ouro no Mondial du Fromage 2023 e seus respectivos produtores:

  • Barão Parmesão 9 meses – Barão do Queijo Canastra
  • Ricota Fresca de Búfala – Búfala Almeida Prado
  • Santa Brigite Silvania – Estância Silvania
  • Valoro Silvania – Estância Silvania
  • Queijo Azul da Mantiqueira – Laticínios Paiolzinho
  • Queijo tipo Quark – Laticínios São João
  • Queijo Goa #14 – Produtos Goa
  • Queijo Aparecido maturado 12 meses – Queijaria Alto da Aparecida
  • Queijo Aparecido maturado 18 meses – Queijaria Alto da Aparecida
  • Queijo Aparecido maturado 24 meses – Queijaria Alto da Aparecida
  • Caprinus do Lago – Capril do Lago
  • Alecrim – Queijaria Santa Vitória
  • Bálsamo – Queijaria Serra do Bálsamo
  • Queijo Maria Nunes Casca Florida 50 dias – Queijo Maria Nunes
  • Queijo Quilombo Tradicional do Serro casca lisa de 45 dias – Queijo Quilombo
  • Queijo Quilombo Tradicional do Serro de mais de 100 dias – Queijo Quilombo
  • Queijo Giovanna – Ribeiro Fiorentini

Para relação completa dos ganhadores, acesse a lista oficial do concurso.

Melhor queijo

Dentre os medalhistas do concurso internacional de produtos, 12 queijos foram selecionados para serem julgados novamente.

Entre eles, um saiu como o melhor queijo da competição: o Époisses Berthaut Perrière, da Fromagerie Berthaut, da vila francesa de Époisses, que recebeu 119 pontos.

Um dos finalistas foi o brasileiro Caprinus do Lago, da Capril do Lago, queijaria em Valença (RJ). O queijo ficou em 8º lugar com 107 pontos e foi condecorado com medalha de ouro na competição geral.


Mais Recentes da CNN