Cafeteria Amor Espresso abre em SP e foca em cafés especiais e causa social

Novo endereço nos arredores da Avenida Paulista trabalha com grãos de origem sustentável e segue projeto de capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia , São Paulo

A movimentada Alameda Santos acaba de ganhar um novo espaço dedicado à paixão pelos cafés especiais. Na altura do número 1.298, próximo a esquina com a rua Pamplona, fica a Amor Espresso, cafeteria inaugurada nesta semana que é resultado de um projeto social.

O endereço nasce com foco em cafés provenientes de sistemas sustentáveis, servindo bebidas e comidinhas de insumos rastreáveis e com foca no emprego de mulheres em situação de vulnerabilidade.

Dois caixas – um externo para take away e outro interno para consumo in loco – disponibilizam 15 bebidas, entre expressos, cafés coados em filtros da marca japonesa Hario e criações próprias das baristas.

Os títulos de algumas bebidas, inclusive, homenageiam mulheres que fazem parte do projeto social Selo Amor Espresso, a exemplo de Dari, refugiada venezuelana que dá nome ao café com macadâmia.

Qualquer uma das bebidas tem opção de ser servido com leite vegetal e de bobba, com pérolas negras e ligeiramente adocicadas de tapioca.

Fachada da cafeteria na Alameda Santos / Divulgação

Para acompanhá-las, um cardápio de comidinhas oferece itens que vão desde bolinhos de banana e brownies até coxinhas de jaca, quiches sem lactose e tâmaras recheadas com creme de amendoim ou com chocolate vegano.

Mesmo pequena, a casa decorada com tijolinhos brancos, móveis de madeira e plantas conta ainda com uma parte superior com sofá e mesinhas. Pais de pets podem ficar despreocupados: o espaço é petfriendly.

Café por uma causa

Os grãos dos cafés utilizados na cafeteria vêm da fazenda de mesmo nome situada em Brotas, a cerca de 250 km da capital paulista. Eles crescem em um sistema sustentável de 200 hectares de plantio, que contém cinco variedades de café arábica: paraíso, arara, catucaí amarelo 2SL, IPR 100 e IAC.

A marca também vende seus produtos por meio de e-commerce próprio.

Mas o projeto vai além disso: batizada de Selo Amor Espresso, a ONG ligada à Amor Espresso tem por objetivo promover capacitação profissional e inserir mulheres em situação de vulnerabilidade social e financeira no mercado de trabalho.

Fernanda Samaia, nome à frente do projeto, da fazenda e da cafeteria, decidiu aliar seu histórico familiar nas lavouras de café com os desejos de mudança que encontrou em exemplos dentro e fora do país.

Com o embrião formado em 2019, a ONG começou seu trabalho dentro de uma comunidade na Zona Norte paulistana e, até o momento, já empregou seis turmas de baristas.

Fernanda Samaia ao fundo no programa de capacitação de mulheres / Divulgação

Ao longo de oito semanas, o programa conta com treinamento intensivo de barista além de apoio psicológico e capacitação emocional.

“Conversando com mulheres que passaram por diversos traumas e abusos, mudei como pessoa e percebi a importância do braço financeiro na constituição da autonomia da mulher”, diz Fernanda.

No fim do processo, as alunas são encaminhadas para entrevistas de emprego. Ao serem contratadas por outras cafeterias, continuam recebendo mentoria individual por alguns meses.

Agora, os esforços concentram-se para que toda a mão de obra feminina da cafeteria nos arredores da Avenida Paulista sejam de mulheres formadas pela ONG.

Amor Espresso
Alameda Santos, 1298 – Cerqueira César, São Paulo – SP / Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 8h às 17h30. Instagram: @amor_espresso


Tópicos