Chefs estrelados participam de luxuoso festival gastronômico nas Ilhas Cayman

15ª edição do Cayman Cookout ocorre em janeiro de 2024 com direito a demonstrações culinárias, duelo de sommeliers e até tour gastronômico em jatinho

Prato servido no jantar final do festival Cayman Cookout
Prato servido no jantar final do festival Cayman Cookout Divulgação

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

O festival gastronômico Cayman Cookout celebra sua 15ª edição no começo de 2024, quando uma série de chefs internacionais estrelados desembarcam nas paradisíacas Ilhas Cayman entre 9 e 15 de janeiro para uma agenda em torno da boa mesa e do vinho.

Quem comanda as festividades e os encontros gastronômicos é o anfitrião Eric Ripert, chef à frente do Le Bernardin, restaurante que acumula três estrelas Michelin e é um dos melhores do mundo no ranking La Liste 2023.

Entre os convidados estão: Antonio Bachour, eleito o melhor confeiteiro do mundo pelo prêmio Best Chef; José Andrés, chef espanhol que ajudou a popularizar as tapas nos Estados Unidos e segue com trabalho humanitário na World Central Kitchen; Enrique Olvera, chef do Pujol, restaurante na Cidade do México que é figurinha carimbada entre os 50 melhores restaurantes da América Latina; e Kristen Kish, personalidade de realities culinários e apresentadora do Restaurantes no Fim do Mundo.

Participam ainda Kwame Onwuachi, que recebeu prêmio de chef revelação por seu trabalho no restaurante Tatiana, em Nova York; assim como Emeril Lagasse, Andrew Zimmern, Angie Mar, James Kent, o mixologista Charles Joy e Aldo Sohm, sommelier do Le Bernardin.

Entre os eventos estão confirmados um tour gastronômico de jatinho privado com Eric Ripert até a Jamaica; uma expedição em alto-mar para alertar sobre o controle do peixe-leão com José Andrés; e uma experiência gastronômica que celebra a tradição da gastronomia mexicana com Enrique Olvera.

Os chefs Eric Ripert e José Andrés em conversa no festival Cayman Cookout em 2023
Os chefs Eric Ripert e José Andrés em conversa no festival Cayman Cookout em 2023 / Divulgação

Almoços, demonstrações culinárias, churrasco noturno nas areias da praia Seven Mile, festas, competições esportivas, duelo de sommeliers e degustação de destilados raros também fazem parte da programação.

O festival ocorre anualmente no The Ritz-Carlton, Grand Cayman, hotel cinco estrelas e um dos melhores da ilha à beira da Seven Mile Beach, em Grand Cayman, no Caribe.

Os ingressos avulsos podem ser adquiridos pelo site do evento e o The Ritz-Carlton também oferece pacotes especiais com estadia para o evento com diárias a partir de US$ 2.899 (cerca de R$ 14 mil).

Cayman Cookout 2024
9 a 15 de janeiro de 2024;

The Ritz-Carlton, Grand Cayman; Ilhas Cayman, Caribe.
Ingressos e programação no site oficial;
Reservas no site oficial do hotel.