Com produtos 100% brasileiros, Dengo Chocolates abre unidade em Paris
Com a sustentabilidade como principal pilar e com produtos com menos açúcar que seus principais concorrentes, marca inicia plano arrojado de internacionalização
A marca brasileira Dengo Chocolates abre uma loja de 70m² no bairro de Montmartre, famoso por ser reduto de artistas e de espaços culturais em Paris. Com cafeteria que oferece grãos brasileiros e, claro, seus famosos chocolates, essa é a primeira loja fora do Brasil da marca, que já têm planos de abrir mais três unidades na Cidade Luz até o final de 2023.
A escolha por Paris não foi por acaso. Primeiro porque a cidade é uma vitrine para o mundo e sempre foi referência no quesito gastronomia, e segundo porque é um mercado famoso por se preocupar com a procedência do que se consome e onde a pauta sustentabilidade sempre foi latente.
Sustentabilidade é o principal pilar da marca brasileira aberta há cinco anos e que já conta com 35 lojas no seu país natal. É na Bahia, maior estado produtor do cacau do Brasil, onde tudo acontece e de onde vem o principal insumo da empresa, que compra os grãos de cacau de uma cadeia de pequenos e médios produtores a um preço acima do mercado (entre 90% e 160% a mais) e que oferece formação em agrofloresta e em proteção ambiental para essa comunidade.
“Ao estudar a cadeia do cacau no Brasil e no mundo, concluímos que precisávamos promover um modelo de negócio diferente, capaz de aliar produção, geração de renda compartilhada e preservação do meio ambiente”, diz Guilherme Leal, fundador da Dengo, que continua.
“Chamamos isso de conservação produtiva. Além disso, era preciso inovar e fazer do cacau um produto muito desejado pelos consumidores e com boa rede de distribuição. Isso é o que chamamos de transformação criativa. O caminho para isso foi criar a Dengo, marca de chocolate à base de cacau de alta qualidade, produzido à sombra das árvores, e que promove uma relação mais justa com os produtores”, concluiu.
O portfólio da marca em Paris, por enquanto, não terá todos os produtos disponíveis no Brasil, mas promete itens inéditos e nunca experimentados na França até então, como suas Amêndoas de cacau com frutas e especiarias, com ingredientes brasileiros como a castanha de caju, castanha do Pará, amendoim, banana, cupuaçu, manga, abacaxi e coco.
Tudo sem adição de essências, aromas ou químicos desnecessários e menos açúcar.