Conheça os ganhadores do "Oscar" da gastronomia dos Estados Unidos em 2025

James Beard Awards premiou profissionais ilustres e novos estabelecimentos da cena gastronômica do país norte-americano

CNN Viagem & Gastronomia, do Viagem & Gastronomia
Pratos do restaurante nova-iorquino Atomix
Pratos do Atomix, restaurante em Nova York que levou prêmio de Hospitalidade Excepcional  • Evan Sung/Reprodução/Instagram/
Compartilhar matéria

Chefs e restaurantes dos Estados Unidos foram premiados na noite desta segunda-feira (16) durante a cerimônia do James Beard Awards 2025. Esta foi a 35ª edição da premiação, considerada o "Oscar" da gastronomia no país norte-americano.

O evento ocorreu na Ópera Lírica de Chicago e distribuiu honrarias a profissionais e endereços de todos os cantos dos Estados Unidos, incluindo o melhor novo restaurante e o melhor novo bar, assim como chefs e confeiteiros de destaque.

O Restaurante Excepcional deste ano foi o Frasca Food and Wine, na cidade de Boulder, nos arredores de Denver, no Colorado. Segundo a premiação, a casa demonstra uma consistência excelente na comida, na atmosfera, na hospitalidade e na operação. A cozinha se concentra nos sabores da região italiana de Friuli-Venezia Giulia, que tem como capital a cidade de Trieste.

O prêmio de Chef Excepcional foi para Jungsik Yim, por trás do restaurante Jungsik, em Nova York. O endereço já carrega três estrelas Michelin e serve uma cozinha coreana contemporânea apelidada de "New Korean".

O Kumiko, um bar japonês em Chicago, recebeu o título de Bar Excepcional, já que demonstrou consistência e excelência na curadoria e no preparo de bebidas, além de uma boa atmosfera.

A honraria de Hospitalidade Excepcional foi para o Atomix, em Nova York, que aparece em 6º lugar no The World's 50 Best Restaurants e possui duas estrelas Michelin. De acordo com a premiação, o estabelecimento "serve como um farol para a comunidade" e demonstra excelência na comida, ambiente, hospitalidade e operações.

Do outro lado do país, em Portland, no estado de Oregon, a JinJu Patisserie ficou com o prêmio de Padaria Excepcional.

O título de Chef Confeiteiro ou Padeiro Excepcional ficou com a profissional Cat Cox, dona da padaria Country Bird Bakery, em Tulsa, no estado de Oklahoma. No endereço, ela trabalha com pães e doces de fermentação natural e com farinha local.

Novidades na área

O Bûcheron, que serve uma cozinha franco-americana em Mineápolis, foi eleito o Melhor Novo Restaurante dos Estados Unidos. Segundo a premiação, a casa demonstra excelência culinária e, provavelmente, causará um impacto nos próximos anos.

Já o prêmio de Melhor Novo Bar foi para um endereço fora do território continental dos Estados Unidos. Trata-se do Identidad Cocktail Bar, em San Juan, capital de Porto Rico.

O título de Chef Emergente, que tem despontado na cena gastronômica do país, foi para Phila Lorn, que comanda o Mawn, restaurante de noodles com foco na cozinha do Camboja. O estabelecimento fica na Filadélfia, na Pensilvânia.

Cerimônia do James Beard Awards 2025 foi realizada na Ópera Lírica de Chicago • Photo by Jeff Schear/Getty Images for James Beard Foundation
Cerimônia do James Beard Awards 2025 foi realizada na Ópera Lírica de Chicago • Photo by Jeff Schear/Getty Images for James Beard Foundation

Confira os prêmios e os premiados do James Beard Awards 2025:

  • Restaurateur Excepcional: Lee Hanson e Riad Nasr, do Frenchette, Le Veau d’ Or e do Le Rock, em Nova York;
  • Chef Excepcional: Jungsik Yim, do Jungsik, em Nova York;
  • Restaurante Excepcional: Frasca Food and Wine, de Boulder, no Colorado;
  • Chef Emergente: Phila Lorn, do Mawn, na Filadélfia;
  • Melhor Novo Restaurante: Bûcheron, em Mineápolis;
  • Padaria Excepcional: JinJu Patisserie, em Portland, no Oregon;
  • Chef Confeiteiro ou Padeiro Excepcional: Cat Cox, do Country Bird Bakery, em Tulsa, em Oklahoma;
  • Hospitalidade Excepcional: Atomix, em Nova York;
  • Programa Excepcional de Vinhos e outras bebidas: Charleston, em Baltimore, em Maryland;
  • Melhor Novo Bar: Identidad Cocktail Bar, em San Juan, Porto Rico;
  • Profissional Excepcional no Serviço de Bebidas: Arjav Ezekiel, do Birdie’s, em Austin, no Texas;
  • Profissional Excepcional na Coquetelaria: Ignacio Jimenez, do Superbueno, em Nova York;
  • Bar Excepcional: Kumiko, em Chicago.

Confira a lista completa com os ganhadores de "Melhor Chef" de cada região dos Estados Unidos no site oficial da premiação.

Votação

A votação para os prêmios do James Beard Awards ocorre por meio de um corpo de mais de 600 jurados, que são profissionais ligados ao setor. Durante o período de votação, um subcomitê recebe sugestões de endereços e de nomes de profissionais de todo o país e de territórios dos Estados Unidos.

O subcomitê determina uma lista de semifinalistas e partem as degustações. Os cinco melhores nomes de cada categoria são anunciados como "nomeados". Para o prêmio de Melhor Novo Restaurante, os 10 melhores são anunciados como "nomeados".

Por fim, mais uma rodada de degustações ocorre para que se chegue aos vencedores. Após discussões e votos, os premiados são anunciados na cerimônia ao vivo.

Acompanhe Gastronomia nas Redes Sociais