Dubai tem novos restaurantes estrelados pelo Guia Michelin em 2023
Restaurante indiano na ilha de Palm Jumeirah conseguiu segunda estrela, enquanto três novas casas foram distinguidas com a primeira estrela Michelin
Um dos destinos mais visitados do mundo, Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, teve sua lista de restaurantes do Guia Michelin atualizada nesta terça-feira (23).
Segunda edição do guia na cidade, a atualização abrange 90 restaurantes, os quais representam 23 culinárias diferentes. Do total, um restaurante passou de uma para duas estrelas Michelin, enquanto três casas angariaram a primeira estrela.
Três novos nomes foram adicionados também à categoria Bib Gourmand, que avalia boa qualidade e bom preço – no ano passado eram 14, agora são 17 casas com este selo na cidade.
“Dubai possui muitos conceitos culinários diversos, do peruano ao emirático, do francês moderno, do britânico tradicional ao japonês contemporâneo, garantindo que todos se sintam em casa. Estamos muito satisfeitos em testemunhar seu crescimento gastronômico em escala internacional”, disse o diretor internacional dos Guias Michelin, Gwendal Poullennec, em comunicado.
Famosa por reunir chefs badalados e unidades de restaurantes reconhecidos internacionalmente, Dubai é um dos destinos mais procurados do mundo e recebeu somente no primeiro trimestre deste ano cerca de 4,67 milhões de visitantes, de acordo com o órgão de turismo da cidade.
Novos estrelados
Antes com uma estrela, o indiano Trèsind Studio tem agora duas estrelas Michelin. Comandado pelo chef Himanshu Saini, a casa fica no rooftop do Nakheel Mall, shopping de luxo na ilha artificial Palm Jumeirah.
“Ser reconhecido com tamanha distinção é um sentimento surreal e certamente estamos sem palavras para descrever nossas emoções”, comemorou o perfil oficial do restaurante no Instagram.
Com isso, o restaurante, que possui “pratos altamente originais, precisos e por vezes intrigantes”, de acordo com o guia, se junta ao Il Ristorante – Niko Romito e ao STAY by Yannick Alléno, outras casas que receberam duas estrelas no ano passado e que seguem neste ano com a mesma distinção.
Já a relação de restaurantes com uma estrela Michelin ganhou três novidades. Sob a batuta do chef Rahul Rana, o avatāra tem menu completamente vegetariano e fica no segundo andar do hotel cinco estrelas Voco.
O Dinner by Heston Blumenthal, situado no primeiro andar do hotel Atlantis, The Royal, também conseguiu a primeira estrela. A casa apresenta um menu moderno de pratos inspirados na história britânica – a unidade original, em Londres, possui duas estrelas Michelin.
Por fim, o Moonrise, do chef Solemann Haddad, também entra na conta. O restaurante de apenas 12 lugares opera no estilo omakase e fica no rooftop da Eden House, luxuosa torre residencial na Sheikh Zayed Road. A experiência tem pratos que destacam ingredientes e histórias culinárias do Oriente Médio.
Além dos 14 restaurantes com selo Bib Gourmand destacados na lista do ano passado, outros três entraram para a atualização. São eles: 21 Grams, bistrô com menu inspirado na culinária balcânica, 3Fils, de cozinha asiática contemporânea, e o Aamara, de culinária indiana moderna.
Destaque também para duas casas que receberam uma estrela verde, que reconhece esforços sustentáveis. São eles o Boca, de culinária mediterrânea e que utiliza energia renovável e se destaca na gestão de resíduos, e o Teible, com foco na inovação e sazonalidade dos ingredientes.
A segunda edição do guia foi revelada na terça-feira (23) em evento no Atlantis, The Royal, resort luxuoso inaugurado no início deste ano com um show supercomentado da cantora Beyoncé.
Confira aqui para a lista completa dos restaurantes do Guia Michelin em Dubai.