Espresso Martini: aprenda 5 versões do clássico coquetel
Conhaque, cardamomo e coco são ingredientes que podem incrementar a receita

É inegável que o café é uma das bebidas mais consumidas no Brasil. Para se ter uma ideia, o brasileiro consome, em média, 1.430 xícaras por ano, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC). O produto também é versátil, sendo aliado na coquetelaria para um Espresso Martini, um clássico moderno.
Acredita-se que o drinque foi inventado nos anos 1980 pelo bartender britânico Dick Bradsell, que misturou vodca, licor de café e café expresso. Assim, o coquetel volta aos holofotes nesse 24 de maio, Dia Nacional do Café e do Barista.
O interesse pelo Espresso Martini, inclusive, tem aumentado nos últimos tempos: as buscas cresceram 34% em 2024 em comparação ao ano anterior, alcançando 1,4 milhão de buscas em determinados meses, de acordo com o Meet Glimpse, extensão do Chrome que turbina o Google Trends com dados.
Para brindar a data, confira cinco variações do coquetel abaixo.
Aprenda a fazer cinco versões do Espresso Martini em casa:
1. Stoli Sydney Espresso Martini

A receita leva um toque de coco ralado e nibs crocantes de chocolate.
Ingredientes
- 50 ml de vodca Stoli Vanilla ou Stoli Premium
- 15 ml de xarope de coco
- 15 ml de licor de café
- 30 ml de expresso
- 1 pitada de sal marinho
Preparo: Adicione todos os ingredientes e gelo a uma coqueteleira e agite bastante até gelar. Coe em uma taça de martíni previamente resfriada e decore com chocolate ralado.
2. Lazarus
Foi criado nos anos 2000 no antigo bar Atrium, que funcionou em Leeds, na Inglaterra. Para a versão, o mixologista David Whitehead incorporou o conhaque na receita.
Ingredientes
- 30 ml de vodca
- 15 ml de conhaque (brandy)
- 30 ml de licor de café
- 30 ml de café expresso (fresco e quente)
Preparo: Resfrie previamente uma taça coupe. Em uma coqueteleira com gelo, adicione todos os ingredientes e agite bem até a mistura ficar bem gelada. Coe para a taça coupe e finalize decorando com três grãos de café sobre a espuma.
3. Lotus Espresso
Proveniente do Lotus Bar, em Sydney, na Austrália, esta versão destaca o sabor do café, mas adiciona notas agridoces e terrosas graças à presença do xarope de maple.
Ingredientes
- 60 ml de vodca
- 15 ml de licor de café
- 10 ml de xarope de maple
- 30 ml de café espresso (fresco e quente)
Preparo: Resfrie previamente uma taça de martíni. Em uma coqueteleira com gelo, adicione todos os líquidos e agite bem. Coe para a taça e decore com três grãos de café sobre a espuma.
4. Spanish Espresso Martini
O coquetel leva toque de baunilha e notas herbais suaves e delicadas.
Ingredientes
- 30 ml de vodca
- 30 ml de Licor 43
- 40 ml de café expresso (fresco e quente)
Preparo: Resfrie previamente uma taça coupe. Em uma coqueteleira com gelo, adicione todos os itens, agite bem e coe para a taça. Finalize decorando com três grãos de café sobre a espuma.
5. Turkish Coffee Cocktail
Nesta versão, o café turco e árabe é aromatizado com cardamomo. Assim, o drinque ressalta as notas aromáticas de eucalipto e cítricos da especiaria. Foi criado por Simon Difford, editor e publisher do site Difford’s Guide, da Inglaterra.
Ingredientes
- 5 sementes de cardamomo verde
- 45 ml de vodca
- 45 ml de café expresso (fresco e quente)
- 15 ml de xarope de açúcar
Preparo: Macere o cardamomo no fundo da coqueteleira e acrescente os demais ingredientes com gelo. Agite bem e coe em uma taça previamente resfriada. Finalize decorando com três grãos de café flutuando sobre a espuma.