Festival do Sake traz produtores premiados do Japão a São Paulo

4ª edição do evento tem masterclasses com autoridades no assunto e jantares com saquês servidos pela primeira vez no país

Festival do Sake chega a 4ª edição com direito a masterclasses e jantares com chefs estrelados
Festival do Sake chega a 4ª edição com direito a masterclasses e jantares com chefs estrelados Síbaris

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia São Paulo, SP

Entre os dias 22 e 23 de janeiro a capital paulista receberá a 4ª edição do Festival do Sake, evento com foco em valorizar a bebida milenar japonesa e expandir o conhecimento técnico sensorial entre profissionais e entusiastas.

A programação contará com masterclasses gratuitas de nomes premiados mundo afora e jantares magnos de 12 etapas no recém-reaberto Tuju com direito a degustação de saquês premium, alguns deles nunca antes servidos em terras brasileiras.

Uma masterclass do professor Haruo Matsuzaki, autoridade em saquê e presidente da Japan Sake Exports Association, marca o início da programação, que será realizada no Nikkey Palace Hotel, na Liberdade. Matsuzaki falará sobre os impactos dos insumos e dos diferentes processos no resultado sensorial da bebida. A aula teórica e prática tem direito a degustação.

Já no dia 23, os profissionais Shinichiro Shimizu, presidente da Shimizu Seizaburo Shoten, produtora da marca Zaku, e Hideyuki Komai, presidente da Hachinohe Shuzo, empresa por trás dos sakes Mutsu Hassen, falarão sobre os processos de fabricação de seus premiados saquês com direito a degustação. Ambas as marcas estão entre as melhores do mundo no setor.

Jantares com chefs estrelados

Os aprendizados serão coroados com dois jantares magnos nos dias 22 e 23 no Tuju, casa de alta gastronomia que voltou a operar no ano passado. O menu terá 12 etapas e acompanhamento de saquês premium, alguns servidos pela primeira vez no país.

Preparado a oito mãos, o evento exclusivo para convidados reunirá os estrelados chefs Ivan Ralston, do próprio Tuju, Edson Yamashita, do Ryo Gastronomia e Charm Nomiya, e, diretamente do Japão, o chef Yuuki Tanaka, à frente do restaurante Ise Sueyoshi, que terá suporte do chef Leo Yuto Sato, do Kidoairaku, em São Paulo.

As sobremesas ficarão a cargo da chef Aya Tamaki, da Amay Patisserie.

Fabio Ota, profissional do ramo de saquês
Fabio Ota é organizador do Festival do Sake e condecorado como Sake Samurai / Natália César

O Festival do Sake é organizado por Fabio Ota, primeiro brasileiro graduado na Sake Academy, da Japan Sake and Shochu Makers Association (JSS), e condecorado Sake Samurai, honraria máxima dada aos profissionais dedicados à difusão da bebida e da cultura japonesa.

Festival do Sake 2024
Entre 22 e 23 de janeiro / Nikkey Palace Hotel; Rua Galvão Bueno, 425 – Liberdade, São Paulo – SP / Masterclasses gratuitas entre 15h e 17h30 com inscrições antecipadas pela Sympla; clique aqui para o evento com Haruo Matsuzaki e aqui para o evento com Shinichiro Shimizu e Hideyuki Komai.