Indochina: onde comer no Camboja
Onde comer em Siem Reap no Camboja
Deixe de lado as esquisitices das aranhas e outros insetos fritos e mergulhe na saborosa gastronomia local da capital cultural do Camboja, Siem Reap
Depois de muitas caminhadas e maratonas de visitas aos templos e a cidade anciã de Angkor (inclusive o inesquecível templo Angkor Wat), em Siem Reap, uma boa refeição é mais que merecido. A gastronomia local prima por ingredientes frescos, temperos naturais com muitas especiarias. São diversos pratos que valem experimentar, entre eles: o peixe Amok, com especiarias e leite de coco; vegetais com molho de ostra; pratos diversos da culinária Kmer; frango com capim santo e arroz de jasmim. E o inesquecível spring roll (rolinho vietnamita), que já estão nas boas-vindas no quarto dos hoteis, com uma recepção mais que especial.
O restaurante do hotel Amansara é uma delícia, principalmente para uma boa refeição na beira da piscina, acompanhado de um bom vinho branco.
No hotel mais tradicional de Siem Reap, Raffled Grand Hotel d’Angkor, guarda uma preciosidade da culinária local: o restaurante Le Grand. Fundado em 1922, abrigou a residência da realeza e ficou fechado durante a guerra civil. A casa apresenta a verdadeira cozinha real Khmer, transmitida ao longo dos séculos pelos chefs do Palácio Real. Ela engloba a mistura de ingredientes com texturas intrigantes, aromas complexos, sabores estimulantes e produtos frescos, para criar uma experiência gastronômica exótica e saborosa. Tem uma das melhores lagostas que já comi: com gengibre e caramelizada, acompanhada de caule de brócolis e molho de ostras.
Para provar as delícias cambojanas, o Chanrey Tree é um restaurante descolado com ambiente clean. Está entre os mais indicados de Siem Reap – e não decepciona, vale reservar para o jantar.
O simples e também recomendado, Madame Butterfly oferece uma gama de pratos típicos, bom para um almoço.
Para quem tiver coragem – e estômago – as comidas de rua apresentam opções exóticas como aranhas, grilos e morcegos fritos. Agora, se a opção é aproveitar a gastronomia local, sem extravagâncias, muitos restaurantes possuem uma boa carta de vinhos, com diversas opções orientais.