De comer com os olhos: os doces imperdíveis em Paris
Parada obrigatória para amantes da boa mesa, a França tem na sua culinária um grande apreço cultural. E tanto apreço vem de tempos remotos, inclusive na confeitaria! Na idade média, a produção de doces, bolos e sorvetes se transformou em um trabalho manual tão rico e complexo, que os confeiteiros começaram a se destacar dos demais cozinheiros
Parada obrigatória para amantes da boa mesa, a França tem na sua culinária um grande apreço cultural. E tanto apreço vem de tempos remotos, inclusive na confeitaria! Na idade média, a produção de doces, bolos e sorvetes se transformou em um trabalho manual tão rico e complexo, que os confeiteiros começaram a se destacar dos demais cozinheiros
Naquela época, membros da aristocracia francesa se cercavam de obras de arte, decorações corpulentas, roupas com tecidos nobres… Tanto luxo também deveria ser refletido no pratos: além dos ingredientes de máxima qualidade, o visual ornamentado e rebuscado também chamavam a atenção, principalmente de convidados da alta-sociedade.
Resultado: a patisserie se transformou em um trabalho manual e artístico, que se perpetua até hoje. Por isso, montamos uma lista com os melhores doces da culinária francesa para você provar durante sua passagem por Paris.
Éclair da L’éclair de Génie
Também conhecido como profiterólis, o nome que pegou mesmo por aqui foi bomba recheada. Em Paris, o confeiteiro Christophe Adam fez fama enquanto trabalhava na confeitaria Fauchon e, em 2012, abriu uma loja especializada na iguaria, a L’éclair de Génie. Tem de caramelo salgado, creme brulé, maracujá… e, claro, muito chocolate!
Endereço: 14 Rue Pavée, 75004
Macaron da Dalloyau
Duas bolachinhas de merengue e farinha de amêndoas com recheios variados. O favorito dos parisienses é feito pela pâtisserie Dalloyau, que mantém a receita tradicional e sabores básicos, como chocolate, baunilha, café, pistache, caramelo, framboesa e limão.
Endereço: 6 rue de Lota, 75016 ou 101, rue du Faubourg Saint-Honoré, 75008
Tarte au Citron de Arnaud Larher
Sobremesa da coroa real do século 19, a torta de limão leva uma massasucrée, uma massa clássica feita com bastante açúcar e recheada com creme de limão. Uma das mais requisitadas da cidade é vendida na confeitaria de Arnaud Larher – vencedor de prêmios como melhor pâtissier do ano pelo guia Champérard e o título de M.O.F (Meilleur Ouvrier de France), o mais importante do país.
Endereço: 53 rue Caulaincourt – 75018 ou 93 rue de Seine – 75006 ou 57 rue Damrémont – 75018
Mille Feuille do Jacques Genin
Ou simplesmente: mil folhas! Uma massa folhada (dobrada cuidadosamente cinco vezes e recheada com manteiga) intercalada com um creme patissier liso e doce na medida. A bocada para se chegar ao paraíso é da maison Jacques Genin – a sobremesa já ganhou como a melhor de Paris pelo jornal francês Le Figaro. Vale provar o de baunilha, o de chocolate e o de caramelo.
Endereço: 133 rue de turenne ou 27 rue de varenne
Os doces que imitam com perfeição frutas reais do Cédric Grolet
Cédric Grolet foi eleito, em 2017, o melhor chef confeiteiro do mundo pelo guia francês Les Grandes Tables du Monde, referência no meio gastronômico. E, em 2018, ganhou o mesmo prêmio pelo The World’s 50 Best Restaurants. Apenas por essa apresentação já valeria conhecer os seus doces. Mas, além disso, ele é conhecido por criar sobremesas que imitam perfeitamente as frutas que servem de base para o doce…verdadeiras obras de arte!
Endereço: 228 rue de Rivoli, 75001