Gastronomia em Gramado: onde comer na cidade gaúcha

De cafés coloniais a fondues, passando por uma boa massa italiana até chegar aos melhores chocolates e vinhos; cidade oferece diversas opções gastronômicas

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Os próximos meses em Gramado, na Serra Gaúcha, prometem ser animados. A cidade, apesar de receber turistas durante todo ano, se prepara agora para alta temporada de inverno.

No fim do ano, o local também é ponto certo para as férias e turistas de todo o Brasil todo vão em busca da tradicional programação de Natal.

Com ampla rede hoteleira à disposição, os passeios também são um show à parte e a diversão é garantida para todas as idades. 

Por último, mas não menos importante, a gastronomia da cidade é um grande chamariz. De fondues à culinária alemã, passando pela italiana, sem deixar de lado, é claro, os deliciosos chocolates, cafés coloniais, cortes de carne e vinhos da região, são muitas opções. Alguns locais realmente são bem turísticos, mas fazem parte do roteiro clássico da cidade.

Confira 10 experiências gastronômicas para deixar sua estadia (ainda) mais gostosa em Gramado.

Höppner 

O Restaurante Höppner, um dos mais tradicionais de Gramado, é um anexo do Hotel Ritta Höppner. O local é procurado por quem busca a culinária alemã, a mais famosa da região. O cardápio oferece pratos de diversas regiões germânicas, entre eles o tradicional joelho suíno. Assado lentamente em baixa temperatura, a receita vem acompanhada de batatas ao creme de nata e bacon, chucrute e mostardas.

O ambiente é clássico e traz referências da região em sua decoração. O cardápio de bebidas chama atenção pela variedade – principalmente de cervejas.

Aberto das 12h às 23h, o local também oferece um chá da tarde, servido em um de seus salões. Há uma grande variedade de doces e salgados servidos nas tradicionais “torres”, que são acompanhados de chás, cafés e chocolate quente. O serviço funciona das 16h às 18h e pode ser adquirido no site do restaurante ou pessoalmente, mediante à lotação.

Restaurante Hoppner fica no Hotel Rita Hoppner e oferece culinária alemã/ Divulgação

Rua Pedro Candiago, 305 – Planalto/Telefone: (54) 3286-1334 / Horário de funcionamento: todos os dias, das 12h às 23h. 

La Caceria

Estar no Rio Grande do Sul é ter a certeza que irá encontrar uma boa carne. O La Caceria, localizado no Hotel Casa da Montanha, é especializado em caças e cortes de carnes nobres. Sua adega também chama atenção pelo tamanho e qualidade de rótulos.

O restaurante integra a lista da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança. Caso opte por comer o prato destacado do cardápio, o cliente pode levar o prato de cerâmica pintado à mão como recordação.

O prato Boa Lembrança deste ano do La Caceria é o Filé Wellington com carne de avestruz, envolto em presunto cru produzido na Serra Gaúcha e uma crocante massa folhada. Vai acompanhado de mil folhas de batata barra e couve orgânica com amêndoas tostadas com um toque de limão.

La Caceria é especializada em cortes de carnes nobres em Gramado/ Divulgação

Rua Borges de Medeiros, 3166 – Centro/ Telefone: (54) 3295-7575 / Horário de funcionamento: terça a domingo, das 19h às 23h. Não abre às segundas-feiras. 

1835

O restaurante 1835 fica localizado em Canela, cidade vizinha de Gramado. São cerca de 9km que a separam. Muitas pessoas costumam se hospedar em Gramado e passear por lá, visitando pontos turísticos e restaurantes. O 1835 Carne e Brasa busca na história da culinária ancestral gaúcha sua inspiração, ou seja, é indicado para ama um bom corte de carne.

No cardápio, entradinhas como bolinho de charque, polenta, dadinhos de risoto, entre outras. Como opções de carnes, há diferentes cortes assados na Parrilla ou na brasa e diversos acompanhamentos.

O local faz parte do Mirante Laje de Pedra e possui uma linda vista para o horizonte do Vale do Quilombo.

1835 tem linda vista para o Vale do Quilombo e oferece diferentes opções de cortes de carnes/ Divulgação

Mirante Laje de Pedra – Rua das Flores 222 – Canela / Reservas via site / Horário de funcionamento: terça a domingo, das 12h às 23h. Não abre às segundas-feiras. 

Cantina PastaCiutta

A tradicional Cantina Pastaciutta fica na região central de Gramado. Desde 1981, o local oferece aos clientes uma estrutura rica em detalhes: desde a toalha xadrez nas mesas até o farto buffet de antepastos no salão com uma variedade enorme de pães, frios, pastas, queijos, salames e presunto cru fazem a alegria dos turistas. No cardápio, a famosa sopa de capeletti e ainda 12 tipos de massas e 30 molhos à disposição.

Desde 1981 Pastaciutta leva a tradição da culinária italiana a Gramado / Divulgação

Rua Borges de Medeiros, 2083/Telefone: (54) 3286-2131 /  Horário de funcionamento: todos os dias, das 11h30 às 23h30.

Fondues

Um dos principais pratos da Serra Gaúcha, ainda mais no inverno, são as fondues de diferentes sabores e acompanhamentos. O Chateau de La Fondue oferece fondue na pedra ou tradicional de carne, queijo e camarão, entre outras opções. O local ainda oferece raclette e outros pratos.

Outro restaurante bastante tradicional da cidade é o Le Chalet de La Fondue, um charmoso chalé, típico dos Alpes suíços. Localizado no centro desde 1982, é uma das primeiras casas especializadas no prato em Gramado. O local oferece outras opções à la carte, além de diferentes sabores do carro-chefe.

Le Chalet é um dos primeiros locais especializados em fondue de Gramado / Divulgação

Chateau de La Fondue: Rua Joao Correa, 101 – Centro / Telefone: (54) 3286-7561 e (54)9962-53318 / Horário de funcionamento: segunda a domingo, das 11h30 às 23h. 

Le Chalet: Avenida das Hortênsias, 1297/ Telefone: (54) 3286 2474 / Horário de funcionamento:  entre abril e agosto e novembro e dezembro: todos os dias, das 11h às 24h / Outros meses: todos os dias, das 11h às 15h e das 18h às 24h. 

Belle Du Valais

Ainda com um “pezinho” na Suíça, o Belle Du Valais é outra opção tradicional de Gramado. No jantar, um cardápio especial com fondues e outros pratos, como bacalhau, carré de cordeiro, entrecot, truta com amêndoas e pato com laranjas.

O ponto forte é o “La Pierrade”, pequenos escalopes de carnes especiais grelhados sobre pedra vulcânica, acompanhados de molhos e batata suíça. Segundo o próprio restaurante, o prato foi criado lá, em 1990, e difundido Brasil afora.

A fondue de queijo também ganha destaque no cardápio: os queijos emmental e gruyère são fundidos com vinho branco seco e kirsch. Pão, batatinhas ao alecrim, o crocante aipo, brócolis, folhados artesanais de goiabada, cebolinhas e pepinos em conserva caseira são os ingredientes a serem mergulhados na panela.

Prato La Pierrade traz pequenos escalopes de carnes especiais grelhados sobre pedra vulcânica, acompanhados de molhos e batata suíça / Divulgação

Av. das Hortênsias, 1432 – Centro / Telefone: (54) 3286-1744 / Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 19h às 24h. Não abre aos domingos. 

Bela Vista Café Colonial

Outro programa gastronômico famoso em Gramado é tomar um café colonial.

Com o slogan de ser “primeiro café colonial do Brasil”, o Bela Vista abriu as portas em 1972 e virou um dos queridinhos dos turistas. Desde então, exibe suas famosas receitas que prestigiam a culinária dos imigrantes da região com uma pitada do sabor brasileiro.

São mais de 80 opções como geleias, tortas, bolos, suco de uva, cuca, o famoso apfelstrudel, queijos, carnes e vinhos coloniais. O ingresso para adulto é R$ 99 e pode ser comprado no site, com um prazo de utilização de 90 dias após a compra – crianças pagam meia-entrada.

Bela Vista é o café colonial mais tradicional de Gramado e traz 80 opções entre doces e salgados / Divulgação

Avenida das Hortênsias, 3500 – Vila Suica/Telefone: (54) 3286-1608 / Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 11h às 23h, sábado, domingo e feriados, das 10h às 23h. 

Casa da Velha Bruxa

Os chocolates de Gramado também merecem um capítulo à parte. São diversas lojas famosas que merecem uma passadinha, seja para degustar o doce no local ou levar uma lembrança para casa. Marcas como Lugano, Florybal e Caracol ganharam relevância nacional e possuem unidades em diferentes locais.

Embarcando nesse tema, a Casa da Velha Bruxa está há mais de 30 anos em Gramado e é famoso por seu chocolate quente cremoso e outras inúmeras opções de doces e salgados. Há quem diga que lá está localizada uma das melhores “bananas splits” que você pode experimentar.

O cardápio é amplo e contempla opções de crepes, pizzas, waffle, croissants, fondues, sanduíches, sorvetes, doces, entre outras inúmeras bebidas. É um lugar para quem busca uma sobremesa daquelas bem recheadas ou tomar um lanche mais reforçado. Há também uma unidade em Canela, localizada a 9km de Gramado.

Casa da Velha Bruxa está há 30 anos em Gramado/ Divulgação

Avenida Borges de Medeiros, 2738/Telefone: (54) 3286-1551 / Horário de funcionamento: todos os dias, das 14h às 23h. 

Pizzaria Cara de Mau

Quem vai a Gramado com crianças não pode deixar de ir no Porto Cara de Mau, uma pizzaria temática “dos sete mares”. Com muitos personagens do mundo pirata, o local é separado em dois ambientes totalmente decorados – um deles aposta na programação de shows.

No navio, o visitante terá a sensação de estar a bordo, carregado de tesouros e especiarias com piratas. No outro, um porto cheio de surpresas, com criaturas do fundo do mar, sereias, marujos. Em ambos, o rodízio de pizza é à vontade – as bebidas são cobradas à parte.

A agenda de shows pode ser conferida neste link. Os ingressos podem ser comprados pelo site e partem de R$ 229.

Pizzaria de Gramado traz temática pirata e rodízio à vontade/ Divulgação

Rua Cel. João Corrêa, 394, Centro / Horário de funcionamento: todos os dias, das 18h às 24h. 

Narô

O Narô, no centro de Gramado, é uma casa de culinária japonesa com opções de sequências e pratos à la carte que unem o tradicional ao novo em pratos exclusivos autorais. Os drinques também ganham destaque, além de uma diversificada carta de saquês, vinhos e espumantes.

Narô fica no centro de Gramado e traz proposta autoral misturada com clássicos da culinária japonesa / divulgação

Senador Salgado Filho, 190 – Centro/Telefone: (54) 3422-2325/ Horário de funcionamento: almoço de sexta a domingo, das 12h às 15h, e jantar de segunda a domingo, das 18h às 23h. 


Tópicos