Kizzy Magalhães
“Le Manger” no reino de Bocuse e Bouchon
Por Kizzy Magalhães
A cidade de Lyon, na França, tem uma constelação de Michelin, mas quem reina absoluto é o Monsieur Paul Bocuse e seu L’Auberge du Ponto, que há mais de 50 anos possui três estrelas no aclamado guia. O (mega-power-top) chef revolucionou a culinária francesa e deixou um legado na cidade inteira: brasseries, restaurantes e um mercado inteiro para chamar de seu, o Les Halles Paul Bocuse
Lyon também é a terra dos “Bouchons”, com tascas históricas que servem receitas tradicionais e familiares da região. Bem diferente das pequenas porções da Nouvelle Cuisine, aqui os pratos são fartos e baseados em produtos frescos e locais. São tantos “bouchons” espalhados pela cidade que, desde 2012, existe uma associação chamada “Les Bouchons Lyonnais” que garante a qualidade, autenticidade e os ensinamentos das “Mères Lyonnaises” – foram elas que, durante a crise do século XIX, abriram seus próprios restaurantes e viraram história. Dentre os associados, destacam-se: Daniel et Denise, Le Meunière, Les Lyonnais e Le Bistrot d’Abel.
Mas, nem só de Bouchon, restaurantes estrelados Michelin e Paul Bocuse vive Lyon. Há uma infinidade de brasseries, patisseries e boulangeries que deixam todos felizes. Um cenário de jovens chefs e releituras criativas de clássicos franceses dá gosto de ver, e de comer. A lista é enorme, veja só:
O restaurante traz clássicos da cozinha francesa revisitados e “minimalizados” pelo premiado chef Grégoire Baratier.
45, Rue de sèze, 69006
A fundadora Eugénie Brazier foi a primeira mulher a conquistar três estrelas Michelin.
12 Rue Royale, 69001
Possui uma adega superb, com mais de 8.000 garrafas da região da Borgonha.
24 Quai Saint-Antoine, 69002
É a maior e mais antiga brasserie da cidade e tornou-se um xodó dos lioneses. Tem tudo o que se espera de um bistrô francês, com a vantagem de ficar aberto até tarde.
30 Cours de Verdun, 69002
Cozinha francesa moderninha, para combinar com o staff hipster do lugar. O toque asiático também aparece, onde se destaca o dim-sums.
16 Rue Hippolyte Flandrin, 69001
Os pratos são instagramáveis e feitos para compartilhar. O restaurante está localizado no pitoresco bairro de Croix Rousse.
15 Rue d’Austerlitz, 69004
Está localizado na praça fofa de Vieux Lyon.
1 Rue Trois Maries, 69005
A cada dia há uma surpresa no cardápio, preparada pelo chef japonês Takao Takano.
33 Rue Malesherbes, 69006
Uma seleção de trufas do mundo todo escoltam pratos como o croque monsieusr e steak tartare.
7 Rue Bellecordière, 69002
Passeando pelas ruas você se depara, a cada esquina, com uma loja-tentação. Como a Pralu, que vende o Praluliné. Um brioche de manteiga com (muito) praliné. É sucesso absoluto na cidade há 60 anos, faz fila na porta e a espera vale cada minuto.
3 Grande Rue de la Croix-Rousse, 69004 / 32 Rue de Brest, 69002
A loja tem mais de 10 tipos de biscoitos recheados, no tamanho GG. Seja de Kinder Bueno, Oreo, Snickers, Nutella, Caramelo e por aí vai. Um shot de calorias e felicidade instantânea.
14 Rue Sergent Blandan, 69001
A patisserie tem ares de joalheria, mas é uma loja de maravilhas à base de merengue e chantilly.
32 Rue Grenette, 69002
A loja existe desde 1869 e, inclusive, tem vinhos dessa idade para vender – todos cuidadosamente armazenados em uma adega subterrânea de mais de 300 m². Romanées e Petrus estão juntos a uma seleção de caviar, foie gras, terrines e chás.
11 Rue Emile Zola, 69002
A Sibilia tem uma das melhores produções de charcutaria da cidade. É a verdadeira Disney dos amantes de terrines, patés e saucissions.
Les Halles de Lyon Paul Bocuse – 102, cours Lafayette – 69003
A cidade de Lyon também abriga diversos queijos, que estão por todos os lados. Crus, curados, trufados e por aí vai. Não tem erro. É simplesmente se jogar e ser feliz. E como o “le manger” é coisa séria por aqui, ainda tem as feirinhas de pequenos produtores locais e comércio sustentável. São mais de 250 no centro da cidade e em suas redondezas. O Food and Flower Market Saint Antoine Celestinas é o favorito dos lioneses e dos chefs de cozinha. Inclusive, é onde muitos abastecem seus restaurantes pela manhã. São diversas barraquinhas ao longo do Rio Saône vendem frutas, verduras, pães orgânicos, tortas, vinhos, flores, queijos e muito mais. Dá para comer por ali mesmo ou levar para casa. Acontece de terça a domingo, das 6h às 13h.
No site da Prefeitura é possível acessar o calendário geral com todas as feiras da cidade: en.lyon-france.com/Discover-Lyon/shopping/Food-markets