Onde comer em Boston: 10 restaurantes nos arredores da cidade

Capital de Massachusetts tem pratos clássicos que refletem proximidade do mar e história de comércio marítimo, mas novas casas italianas e bistrôs franceses não ficam de fora da lista

Daniela Filomeno em Boston, capital e maior cidade de Massachusetts que é repleta de bons endereços para comer muito bem
Daniela Filomeno em Boston, capital e maior cidade de Massachusetts que é repleta de bons endereços para comer muito bem CNN Viagem & Gastronomia

Daniela Filomenodo Viagem & Gastronomia

Boston, Estados Unidos

Fundada pelos ingleses, Boston é uma das cidades mais antigas dos Estados Unidos e que hoje possui uma atmosfera dinâmica e intelectual por ser um núcleo educacional de renome mundial. Isso porque nos arredores ficam o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e a Universidade de Harvard.

Ambas as instituições, inclusive, são parte do Brazil Conference at Harvard & MIT, evento realizado pela comunidade brasileira de estudantes na região de Boston. A 10ª edição ocorreu no começo de abril e, a convite do evento, fui mediadora de dois painéis. Foram dias cheios de discussões e debates com a missão de atrair cada vez mais atenção global para o Brasil, onde pude ver de perto ideias que se transformam em ações para mudar nosso país.

Entre uma pausa e outra, também experimentei os sabores de Boston. Parte da região da Nova Inglaterra, a cidade tem pratos clássicos imperdíveis, como a sopa cremosa de mariscos, as ostras e o lobster roll, que refletem a proximidade com o mar e a longa história de comércio marítimo. No entanto, trattorias italianas, bistrôs franceses e casas de carnes também fazem bonito na cena gastronômica da cidade.

A seguir, confira 10 restaurantes em Boston e arredores para colocar em seu roteiro:

  • Trattoria Il Panino

Massas caseiras do restaurante Trattoria il Panino, em Boston
Trattoria il Panino tem massas caseiras diversas / Reprodução/Instagram

Endereço tradicional da cidade, a trattoria nos recebe para almoços e jantares em ambiente acolhedor com foco total nas massas, que esbarram no conceito de comfort food. O restaurateur Frank DePasquale trouxe para Boston o gostinho de sua infância em uma cidade italiana próxima da Costa Amalfitana.

À mesa chegam massas caseiras e mariscos frescos, a exemplo do penne alla amatriciana e outros clássicos, como penne alla arrabiata, cacio e pepe, spaghetti carbonara, ravioli de ricota e lasanha do dia. Especiais da casa também entram na conta, como ossobuco alla milanese e almôndegas caseiras. Além do ambiente interno, há um pátio para refeições ao ar livre.

Trattoria il Panino: 280 Hanover St, Boston, MA 02113, Estados Unidos / Horário de funcionamento: aberto todos os dias, das 11h às 23h; sexta e sábado até às 2h / Reservas pelo link.

  • Rare Steakhouse

Dentro do hotel e cassino Encore, na cidade vizinha de Everett, a Rare Steakhouse é uma das casas de carne mais bem-avaliadas da região. É o único restaurante do estado a nos oferecer a verdadeira carne Kobe, do Japão, assim como cortes superpremium, como wagyu, tomahawk e bifes de fazendas do Meio-Oeste americano.

As carnes dry-aged são envelhecidas na própria casa, que é decorada com uma paleta de cores dourada e creme. A carta de vinhos tem mais de 700 rótulos, com foco na Califórnia e na França, e há ainda exemplares raros de uísques e conhaques. O dress code é resort elegante e crianças abaixo de cinco anos não são permitidas.

Rare Steakhouse: dentro do hotel Encore Boston Harbor, 1º andar – 1 Broadway, Everett, MA 02149, Estados Unidos / Horário de funcionamento: quinta-feira a domingo, das 17h às 22h / Reservas pelo link

  • Row 34 (Cambridge)

A unidade original deste restaurante de frutos do mar fica em Boston, mas o Row 34 ganhou recentemente uma filial na cidade vizinha, Cambridge, que é lar da Universidade de Harvard. A casa de pegada industrial fica no bairro de Kendall Square e nos serve opções descomplicadas acompanhadas de cervejas locais.

O menu muda entre o almoço e o jantar, mas a vasta seleção de ostras frescas, a sopa de mariscos e o lobster roll amanteigado estão em todos os cardápios. Há ainda crudos e ceviches e menu kids com massa, hambúrguer e peixe grelhado.

Row 34: 314 Main St, Cambridge, MA 02142, Estados Unidos / Horário de funcionamento: segunda-feira, das 11h30 às 21h (drinques até 22h); terça-feira a sábado, das 11h30 às 22h (drinques até às 23h); domingo, das 11h30 às 21h (drinques até às 22h) / Reservas pelo link / Confira informações sobre a unidade de Boston aqui

  • Batifol (Cambridge)

Ambiente interno do Batifol, brasserie parisiense em Boston
Ambiente interno do Batifol, brasserie parisiense em Boston / Daniela Filomeno

Uma outra dica em Cambridge, desta vez de sotaque francês, é o Batifol, que leva ao pé da letra o conceito de brasserie parisiense. A casa também fica em Kendall Square, vibrante área repleta de empresas de tecnologia e edifícios do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Seja no almoço ou no jantar, não saem do cardápio clássicos afetivos da gastronomia francesa, como croque monsieur, moules et frites, steak frites, beef bourguignon, salada niçoise e sopa de cebola caramelizada com crosta de queijo gruyère. Brunches são servidos aos fins de semana e o dono do Batifol é o mesmo por trás de outro bistrô francês, o Petit Robert Bistro, desta vez em Boston, do outro lado do rio.

Batifol: 291 Third Street, Cambridge, MA 02142, Estados Unidos / Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 11h às 22h; sábado e domingo, das 10h às 22h / Reservas pelo link

  • Aquitaine

 

De volta a Boston, o Aquitaine é outra dica de bistrô francês da região. Ele soma mais de 25 anos de operação no bairro de South End, cheio de casas vitorianas, e engloba o espírito parisiense não somente nos pratos, mas também no salão de jantar com móveis vintage e pratos do dia escritos em uma lousa.

No cardápio encontramos sopa de cebola, filet au poivre, steak frites, linguado à meunière e peito de pato assado, para citar alguns. O local também serve brunch aos fins de semana, onde entram em cena croque madame, ovos beneditinos, mimosas e bellinis.

Aquitaine: 569 Tremont St, Boston, MA 02118, Estados Unidos / Horário de funcionamento: almoço de segunda a quinta-feira, das 11h30 às 15h; jantar de segunda-feira a domingo, das 17h às 22h; brunch de sábado e domingo das 10h às 15h / Reservas pelo site

  • Ostra Boston

Com mais de uma década em Boston, o Ostra é um dos restaurantes mais requintados da cidade e fica a poucos passos do Boston Common, o parque urbano mais antigo dos Estados Unidos. Com grande salão de cores claras, o restaurante contemporâneo serve uma cozinha mediterrânea.

Ele é aberto apenas no jantar e o cardápio possui uma seleção de ostras frescas, crudos, tartare de salmão e de atum e king crab, assim como pratos principais mais elaborados, como o gnocchetti de ricota com lagosta, cogumelos e trufa negra e os diferentes tipos de preparo do robalo.

Ostra Boston: 1 Charles Street South, Boston, MA 02116, Estados Unidos / Horário de funcionamento: segunda a quinta-feira, das 17h30 às 21h (chegada de comensais aceita até 20h30); sexta-feira e sábado, das 17h30 às 22h (chegada de comensais aceita até 21h30); domingo, das 17h30 às 20h30 (chegada de comensais aceita até 20h) / Reservas pelo link

  • Zuma Boston

Prato com variedade de sashimis do restaurante Zuma em Boston, nos Estados Unidos
Sashimi Moriawase do Zuma em Boston, dentro do Four Seasons One Dalton Street / Divulgação/Four Seasons

Boston é uma das mais de 20 cidades do mundo que possuem uma unidade do Zuma, restaurante japonês contemporâneo com alma de izakaya informal – Miami e Nova York também estão na lista.

Situado no Four Seasons Hotel One Dalton Street, o restaurante moderno tem no cardápio itens para compartilhar, omakase e combinados na hora do almoço. Entre os destaques estão tempurás, peças de sashimis, niguiris e vegetais, peixes e carnes na robata, ou seja, espetinhos grelhados no fogo.

Zuma Boston: dentro do Four Seasons Boston Hotel One Dalton Street, 2º andar – 1 Dalton St, Boston, MA 02115, Estados Unidos / Horário de funcionamento: almoço de quarta a sexta-feira, das 11h30 às 15h; jantar de domingo a quinta-feira, das 17h30 às 22h, e sexta e sábado, das 17h30 às 23h; brunch de sábado e domingo, das 11h30 às 15h / Reservas pelo link

  • Amar


A gastronomia portuguesa tem lugar certo em Boston: o refinado Amar, do chef George Mendes, no topo do luxuoso hotel Raffles, com vistas para a cidade e até para a vizinha Cambridge. Mendes liderava o Aldea em Nova York, com uma estrela Michelin, mas o restaurante fechou em 2020 e o chef se mudou para Boston para tocar o novo projeto.

O cardápio tem pratos que nos soam familiares: bacalhau à Gomes de Sá e arroz de mariscos entre os principais. Para a sobremesa? Não poderiam faltar os pastéis de nata. A carta de vinhos, claro, privilegia rótulos de Portugal e vinhos do Porto podem ser apreciados no fim das refeições. Drinques com nomes em português não escapam: o “Como Deixa em Boston” leva ginjinha, e “O Amor” leva tequila, limão, xarope de cereja e clara de ovos.

Amar: dentro hotel Raffles Boston, no nível do Sky Lobby – 40 Trinity Pl, Boston, MA 02116, Estados Unidos / Horário de funcionamento: domingo a quarta-feira, das 17h30 às 22h; quinta-feira a sábado, das 17h30 às 22h30 / Reserva pelo link

  • Contessa Boston

Mesas e cadeiras no interior do restaurante Contessa, em Boston, nos Estados Unidos
Contessa é trattoria italiana no rooftop do The Newbury Hotel, com vistas para o bairro de Back Bay / Divulgação/Leading Hotels of the World

Com vistas para o bairro de Back Bay, o Contessa surgiu no rooftop do The Newbury Hotel em 2021 e logo conquistou a clientela com sua homenagem ao norte da Itália, tanto que uma unidade da casa abriu no Design District de Miami em 2022. Em Boston, o Contessa serve desde café da manhã até jantar, passando ainda por brunch aos fins de semana.

A trattoria serve carpaccios, prosciutto crudo, uma variedade de pizzas, massas, carnes, peixes e aves junto de uma seleção de drinques e vinhos de sotaque italiano. Vale destacar que a casa pertence ao Major Group Food, o mesmo por trás do badalado Carbone, em Miami e NY, do Chateu ZZ’s, em Miami, e do Sadelle’s, em NY.

Contessa Boston: Three Newbury Street, Boston, MA 02116, Estados Unidos / Horário de funcionamento: café da manhã de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h; almoço de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 14h30; jantar de domingo a quarta-feira, das 17h às 22h (drinques até 0h), e de quinta-feira a sábado, das 17h às 23h (drinques até 1h); brunch de sábado e domingo, das 7h30 às 14h30 / Reserva pelo site

  • Atlantic Fish

Em Back Bay, o Atlantic Fish é tradicional na cidade, servindo peixes e frutos do mar desde 1978. O cardápio possui preparos clássicos da Nova Inglaterra, com produtos principalmente vindos das águas dos arredores de Boston.

Entre os pratos se destacam o clam chowder, a famosa sopa de mariscos; as ostras; os peixes, como halibute, atum, peixe-espada e hadoque; assim como diferentes pratos com lagosta, incluindo o lobster roll. O ambiente é familiar, principalmente aos fins de semana

Atlantic Fish: 761 Boylston Street, Boston, MA 02116, Estados Unidos / Horário de funcionamento: segunda a quinta-feira, das 11h30 às 22h; sexta-feira, das 11h30 às 23h; sábado, das 11h às 23h e domingo, das 11h às 22h / Reserva  pelo link

Dica extra: Legal Sea Foods

A fim de frutos do mar de maneira rápida e sem pesar muito no bolso? A dica é ir em alguma das 11 unidades em Boston da Legal Sea Foods, rede de restaurantes casuais focada em frutos do mar e peixes em operação desde 1968. Se já estiver de saída de Boston, não se preocupe: o aeroporto possui seis unidades da marca, onde comi um lobster roll junto de uma sopa de mariscos antes de voltar ao Brasil.