Onde os bartenders bebem? Com Alê D’Agostino, fundador da APTK Spirits, em São Paulo

Quer saber onde os bartenders mais famosos do Brasil bebem? Alê D'Agostino, bartender por quase duas décadas e sócio da APTK Spirits, abre o jogo

Alexandre D'Agostino é sócio da APTK, empresa de coquetéis engarrafados
Alexandre D'Agostino é sócio da APTK, empresa de coquetéis engarrafados Divulgação

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia São Paulo

Alexandre D’Agostino tem uma história que se alonga por cerca de duas décadas atrás dos balcões.

É notável que o profissional, que se formou na verdade em outra área, tenha na bagagem quase 18 anos de trabalho como headbartender do Spot, restaurante nas imediações da Avenida Paulista.

Após deixar o restaurante, deu pontapé na Apothek em 2016, empresa de coquetéis engarrafados, entre autorais e clássicos.

No ano seguinte, chegou a abrir um bar de mesmo nome na Oscar Freire, na região dos Jardins.

Anos mais tarde, já em 2021, surge a APTK Spirits, em que Alê é sócio e segue a linha de comercializar coquetéis engarrafados.

Hoje, o negócio tem drinques clássicos e autorais prontos para serem servidos e conta com mais de 30 produtos vendidos por e-commerce e lojas no Shopping Cidade Jardim e Jardim Shops.

Para além de seus negócios, Alê também experimenta drinques pela cidade e indica a seguir seus endereços prediletos para beber bem em São Paulo:

The Punch Bar

The Punch Bar
The Punch tem jeito de bar speakeasy na região do Paraíso / Daniela Filomeno

O Punch é um bar que apresenta uma alta coquetelaria japonesa. Gosto muito do ambiente da casa e seus drinques excelentes.

Também destaco o atendimento impecável feito pela equipe.

Rua Manuel da Nóbrega, 76, loja 17 – Paraíso, São Paulo – SP / WhatsApp: (11) 97342-3186 / Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira das 18h à 0h; sábado das 17h à 0h; não abre aos domingos e feriados / Funcionamento somente com reserva. 

Cozinha 212

Adoro o ambiente da Cozinha 212. Não é um bar propriamente dito, mas gosto muito de tomar um Dry Martini na área externa da casa.

O ambiente criado pelo grande amigo Victor Collor é informal e elegante, vale a pena a visita. A comida não fica atrás: é uma delícia provar os pratos que o Stefan Weitbrecht prepara no fogo.

Rua dos Pinheiros, 174 – Pinheiros, São Paulo – SP / Tel.: (11) 2478-6612; WhatsApp: (11) 93216-5042 / Horário de funcionamento: terça-feira a sábado das 19h à 1h (cozinha até 0h); sábado das 13h às 16h. 

Fel

Ambiente interno do Fel, no térreo do Copan / Daniela Filomeno

O Fel fica no térreo do Copan, que, a julgar pela localização, já é o suficiente para querer visitá-lo.

Junte isso aos drinques da equipe liderada pelo Felipe Rara e você irá se surpreender.

Edifício Copan, Avenida Ipiranga, 200 – Térreo, 69 – República, São Paulo – SP / Horário de funcionamento: de segunda a quinta-feira das 17h à 0h; sexta das 17h à 1h; sábado das 12h à 1h e domingo das 14h às 22h. 

Bar Astor

Dry Martini (ao centro) é escolha de Alê D’Agostino no Astor / Lais Acsa

O Astor abre todos os dias desde almoço até o jantar. É como um porto seguro para mim.

O Dry Martini vem sempre impecável. Alex Sepulchro e Fábio La Pietra (por trás da coordenação do bar e do SubAstor) e toda a equipe são extremamente comprometidos com a qualidade.

Rua Delfina, 163 – Vila Madalena, São Paulo – SP / Tel.: (11) 5555 – 2351 / Horário de funcionamento: segunda e terça-feira das 12h às 23h; quarta das 12h à 0h; quinta a sábado das 12h à 1h e domingos e feriados das 12h às 20h. 

Le Jazz Petit

Ambiente do Le Jazz Petit; bar oferece carta com mais de 40 drinques autorais e clássicos / Mário Leite

O Le Jazz Petit é o bar ao lado do restaurante francês de mesmo nome na Rua dos Pinheiros. É outro daqueles portos seguros em que você se sente em casa!

Amo tudo que o Gil Carvalhosa e o Chico Ferreira fazem.

Rua dos Pinheiros, 262 – Pinheiros, São Paulo – SP / Tel.: (11) 2359-8141 / Horário de funcionamento: de segunda a quarta-feira das 18h à 0h; quinta das 18h à 1h; sexta das 17h à 1h; sábado das 12h à 1h; feriados de segunda a quarta das 12h às 23h e feriados de quinta a sábado das 12h à 1h.