Onde os bartenders bebem? Com Jonas Aisengart, do Quartinho Bar, no RJ

Quer saber onde os bartenders mais famosos do Brasil bebem? Jonas Aisengart, que também é sócio dos bares Pope e Chanchada, abre o jogo

Além do Quartinho Bar, Jonas Aisengart é nome por trás do Chanchada e do Pope
Além do Quartinho Bar, Jonas Aisengart é nome por trás do Chanchada e do Pope Vini Bordalo

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia Rio de Janeiro

Artista plástico, mixologista e restaurateur. Engana-se, porém, quem pensa que a lista de atividades de Jonas Aisengart acabou: ele ainda é empresário e sócio de três casas no Rio de Janeiro, do Quartinho Bar, do Pope e do Chanchada.

Natural da Cidade Maravilhosa, Jonas tornou-se bartender em 2016. Dois anos depois, ao lado de Edu Araújo, veio o Quartinho, em Botafogo, sua primeira empreitada.

Hoje, com os outros dois negócios abertos, ainda presta consultorias e explora outros sabores e aromas pela cidade.

Apaixonado pela alquimia de experimentos etílicos, quando não está atrás dos balcões ou no comando de suas casas ao lado dos sócios, que hoje figuram entre as mais disputadas do Rio de Janeiro, o profissional prestigia outros bons bares da capital fluminense.

Confira a seguir as dicas de Jonas Aisengart de onde tomar ótimos drinques no Rio de Janeiro:

Liz Cocktail & Co.

O Liz fica na tradicional Dias Ferreira, rua recheada de bares no Leblon, e tem uma bela carta autoral. Também considero perfeita a execução de coquetéis clássicos.

É muito bacana também ver o bartender José Ronaldo trabalhando, que domina a barra como poucos.

Rua Dias Ferreira, 679A – Leblon, Rio de Janeiro – RJ / Tel.: (21) 97099-8506 / Horário de funcionamento: quarta a sábado das 17h à 1h e domingo das 17h à 0h.

Spirit Copa Bar

Spirit Copa está dentro do Fairmont e tem vista privilegiada para o mar na praia de Copacabana / Romulo Fialdini/Divulgação

O Spirit fica dentro do Fairmont, hotel sofisticado em Copacabana. Da carta de drinques destaco o dry martini (R$ 45).

A experiência de tomar um coquetel com a vista para o mar de Copa torna esse bar um dos meus locais preferidos para fugir do circuito Botafogo/Ipanema.

Avenida Atlântica, 4240 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ / Tel.: (21) 2525-1232 / Horário de funcionamento: domingo a quinta das 11h às 23h e sexta e sábado das 11h à 0h.

Meza Bar

Situado em Humaitá, o Meza é um local de referência por ser pioneiro em coquetelaria na cidade. O local se intitula como um “gastrobar cosmopolita com essência carioca”.

A brigada é muito simpática e o ambiente da casa é superagradável – e também pet friendly.

Rua Capitão Salomão, 69 – Humaitá, Rio de Janeiro – RJ / Tel.: (21) 3239-1951 / Horário de funcionamento: segunda a sábado das 18h à 1h e domingo das 17h às 23h.

Nosso Ipanema

O Daniel Esteban, head bartender do Nosso, é um cara muito talentoso e sempre recebe muito bem.

É um dos poucos locais onde acabo não tomando clássicos, já que a coquetelaria dele conversa com essa pegada mais alcoólica e sóbria dos clássicos que costumo tomar.

Entre entradinhas e pratos principais, a comida da casa também é sempre fantástica.

Rua Maria Quitéria, 91 – Ipanema, Rio de Janeiro – RJ / Tel.: (21) 99619-0099 / Horário de funcionamento: terça a sábado das 18h30 à 0h30 e domingo das 18h30 às 23h.

Mäska

Mäska abriu as portas em Ipanema em 2021 e oferece pratos autorais com influências mediterrâneas, asiáticas e brasileiras / Fabio Wright

Gosto de dar uma volta por Ipanema quando estou no Pope e o Mäska tem um balcão superagradável.

De Fitzgerald, Moscow Mule a Penicillin, a carta de clássicos é vasta e a equipe trabalha muito bem. Para acompanhar, com cardápio que leva toques asiáticos, também é um dos pontos altos.

Rua Joana Angélica 159 – Ipanema, Rio de Janeiro – RJ / Tel.: (21) 9997-0250 / Horário de funcionamento: segunda, terça e domingo das 12h às 23h; quarta a sábado das 12h à 0h.