Onde os bartenders bebem? Com Wanderson Lima, do The View Bar, em São Paulo

Quer saber onde os bartenders mais famosos do Brasil bebem? Wanderson Lima, bartender no comando do The View, abre o jogo

Wanderson Lima comanda o balcão do The View Bar, rooftop na Alameda Santos, em São Paulo
Wanderson Lima comanda o balcão do The View Bar, rooftop na Alameda Santos, em São Paulo Daniel Cancini

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia São Paulo, SP

Foi em sua terra natal, Pernambuco, que Wanderson Lima começou e aprimorou sua carreira atrás dos balcões. Tudo começou no Pisco Lounge Bar, em Recife.

“Ali, pude aprender o serviço de coquetéis ao lado de grandes mestres, como Ricardo Nascimento, que foi meu primeiro chefe de bar, e Luciano Guimarães, meu professor no curso de mixologia”, conta.

Do nordeste o profissional acabou por desembarcar na capital paulista, onde aprofundou seus conhecimentos na coquetelaria ao passar por casas de renome, como o Arturito, de Paola Carosella.

Há quatro anos surgiu o convite para comandar então o The View, bar e rooftop no 30º andar do hotel Transamérica Prime International Plaza, em plena Alameda Santos.

Tendo como pano de fundo uma das vistas mais privilegiadas da capital paulista, Wanderson serve na casa uma coquetelaria moderna, mas com apreço pelos clássicos.

Longe de suas coqueteleiras, o bartender experimenta outras criações e, a seguir, revela seus endereços prediletos para apreciar bons drinques em São Paulo:

Seen

Ambiente do Seen, no 23º andar do Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo / Divulgação

Assim como o The View, o Seen, no topo do hotel Tivoli Mofarrej, é dono de uma vista de tirar o fôlego na capital paulista, mas confesso que é no balcão que estão os lugares mais privilegiados da casa.

Ali gosto de escolher meu lugar, pedir um acônito (gim, strega, suco de limão-siciliano, xarope de açúcar e espumante) e ver a magia acontecer nas coqueteleiras do time comandado com maestria pelo bartender Heitor Marin.

Seen: Alameda Santos, 1437 – 23º andar do Hotel Tivoli Mofarrej, Jardim Paulista, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3146 5922 / Horário de funcionamento: segunda-feira à sábado das 19h à 1h.

Guarita Bar

Ambiente interno do Guarita, em Pinheiros / Divulgação

A dupla Jean Ponce e Greigor Caisley reuniu os conhecimentos de coquetelaria e cozinha em um lugar que valoriza os sabores nacionais.

Exemplo disso é o rabo de galo, que é sensacional, e a variedade de drinques feitos com cachaça. Para acompanhar, o bolovo da casa é único e inesquecível.

Em resumo, o Guarita é o endereço ideal para quem deseja coquetéis executados com maestria acompanhados de ótimos petiscos, pizzas e sanduíches.

Guarita Bar: Rua Simão Álvares, 952, Pinheiros, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3360-3651/ Horário de funcionamento: terça a quinta das 18h às 23h30; sexta das 18h à 1h30; sábado, das 17h à 1h30 e domingo das 17h às 23h30.

Tan Tan

Balcão do Tan Tan, atualmente entre os 100 melhores bares do mundo / Rubens Kato

Atualmente eleito o 62º melhor bar do mundo, de acordo com o ranking The 50 Best Bars, o Tan Tan nasceu como uma casa de ramen, mas mostrou que o bar poderia ser tão bom quanto os comes.

Para isso, o chef Thiago Bañares investiu na equipe e contou com o apoio do bartender Alex Mesquita, responsável pela carta de drinques.

É ali onde encontro meus negronis favoritos, acompanhados de um atendimento supercarismático e, claro, de incríveis noodles.

Tan Tan: Rua Fradique Coutinho, 153, Pinheiros, São Paulo – SP / Tel.: (11) 2373-3587 / Horário de funcionamento: terça a domingo das 19h às 23h30; sábado das 12h às 16h e das 19h às 23h30; último domingo do mês sempre fechado.

Bar do César

O endereço é ponto de encontro das equipes de restaurante e de bar das casas paulistanas.

Por lá, o peixe frito recarrega as energias depois de um dia movimentado no trabalho, enquanto a cerveja (servida sempre bem gelada) e o gim-tônica clássico, servido no capricho, convidam a relaxar.

Bar do César: Avenida Nove de Julho, 1179, Bela Vista, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3258-9648 / Horário de funcionamento: segunda, quarta, quinta, sexta e sábado das 20h às 4h e domingo das 20h às 5h.