Onde os chefs comem? Com Ana Bueno, do Banana da Terra, em Paraty

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna, eles abrem o jogo e contam quais são seus restaurantes prediletos

Chef Ana Bueno é o nome por trás do Restaurante Banana da Terra, que completou 30 anos em 2024
Chef Ana Bueno é o nome por trás do Restaurante Banana da Terra, que completou 30 anos em 2024 Fotos Incríveis

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia Paraty

Uma das figuras mais ativas na cena gastronômica de Paraty, Ana Bueno chegou na cidade fluminense ainda adolescente. Sem planos de ser cozinheira, começou a fazer quitutes para vender. Conseguiu um posto como repórter em uma TV local e, por meio de uma entrevista, conheceu o marido, que lhe propôs trabalho no restaurante da família, o Banana da Terra.

Ana assumiu as panelas após a saída da sogra e partiu para a Europa atrás de cursos profissionalizantes, assim como teve aulas com Laurent Suaudeau em São Paulo. Três décadas depois, o restaurante é um ícone de Paraty e comemora 30 anos com uma série de jantares e projetos com a comunidade. Hoje ela ainda é o nome por trás do Café Paraty, no centro histórico, e da Casa Paratiana, dentro do Alambique da Cachaça Paratiana.

A chef também organizava o festival Folia Gastronômica e passou a atuar em vários projetos voltados para a comunidade, como o Escola de Comer, com objetivo de melhorar a merenda nas escolas municipais; o Mapa do Gosto, que promoveu o mapeamento de produtores da região; e o Mulheres da Costeira, que forma mulheres para serem microempreendedoras individuais.

Além de seu envolvimento com a comunidade local e da rotina em seus restaurantes, Ana experimenta outros sabores pela cidade e compartilha seus locais prediletos para comer bem em Paraty:

  • Pupu’s Panc Party

Um jantar no restaurante do chef Bernardo Artuzzo não pode faltar na sua visita a Paraty. O restaurante, que fica dentro do Sandi Hotel, é bonito e conta com uma escultura de peixe no teto do artista plástico Nadaleto.

A culinária do Pupu’s é cheia de peixes frescos, muitas PANCs (plantas alimentícias não convencionais), flores da Mata Atlântica e de sabores únicos. É uma cozinha autoral e moderna.

Pupu’s Panc Party: (dentro do Sandi Hotel) entrada pela Rua do Comercio, Centro Histórico – Paraty, Rio de Janeiro – RJ / Tel.: (24) 99266-2221 (WhatsApp) / Horário de funcionamento: terça a sábado, das 12h às 15h30 e a partir das 18h. 

  • Thai Brasil


O Thai Brasil é um restaurante tailandês que é sucesso em Paraty, fruto da alemã Marina Schlaghaufer. Com ingredientes locais, woks a todo vapor e um ambiente descolado, a comida nos ganha pela leveza e pelos sabores fortes próprios da cozinha thai.

O ambiente colorido que une a cozinha e o salão ao jardim fica dentro de um casarão no Centro Histórico.

Thai Brasil: Rua do Comércio, 308 A – Centro Histórico, Paraty – RJ / Tel.: (24) 3371-2760 / Horário de funcionamento: todos os dias, a partir das 18h.

  • Gastromar

Mesa e comida no restaurante Gastromar
Com uma bela vista e clima aconchegante, Gastromar oferece frutos do mar fresquinhos / Divulgação

Na Marina Porto Imperial, o restaurante da chef Gisela Schmitt conta com produtos locais e frescos, incluindo frutos do mar da Baía de Paraty. Com ótimos drinques e uma vista privilegiada para as embarcações e o mar, o local tem uma decoração colorida, divertida e elegante.

Vale dizer ainda que a chef é quem comanda o Sem Pressa, uma embarcação equipada com cozinha que é palco para experiências gastronômicas em alto-mar.

Gastromar: BR 101, km 578,5 – Marina Porto Imperial, Paraty – RJ / Tel.: (24) 99844-3788 / Horário de funcionamento: quarta e quinta, das 12h às 22h; sexta, sábado e domingo, das 9h às 22h; fechado de segunda e terça; alta temporada e feriados o local funciona todos os dias, das 8h30 às 23h. 

  • Quintal das Letras


O Quintal das Letras é o restaurante da Pousada Literária, no Centro Histórico. Criado pela chef carioca Cláudia Mascarenhas, o espaço tem uma pegada rústica chique, sendo a recomendação perfeita para uma noite especial.

Do ambiente ao cardápio, o restaurante privilegia os ingredientes locais, inclusive produtos orgânicos cultivados na Fazenda Bananal em todos os pratos.

Restaurante Quintal das Letras: Rua Tenente Francisco Antonio, 362 – Centro Histórico, Paraty – Rio de Janeiro / Tel.: (24) 3371-2616 / Horário de funcionamento: todos os dias, das 13h às 23h. 

  • Restaurante Recanto Caiçara

Cavaca do Restaurante Recanto Caiçara, em Paraty
Cavaca do Restaurante Recanto Caiçara, acessível apenas de barco em Paraty / Saulo Tafareo

Não penso duas vezes se estiver passeando pelo mar: o almoço no Recanto Caiçara é certeza de comida fresca, boa e atendimento cuidadoso. Só se chega aqui através de barco, em que fica próximo à Praia do Engenho.

A chef Cida Rocha é caiçara, conhece as receitas típicas, é casada com um pescador e faz com esmero todos os pratos propostos no cardápio, desde a lula, passando pela casquinha de siri e indo até a moqueca. Também destaco os ótimos drinques com cachaças locais.

Restaurante Recanto Caiçara: Praia do Engenho D’água, Paraty – RJ / Tel.: (24) 99884-5916 (WhatsApp) / Horário de funcionamento: de quarta a segunda no período do almoço.