Onde os chefs comem? Com Fernando Couto, do Confraria do Sabor, em Campos do Jordão

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna, eles abrem o jogo e contam quais são seus restaurantes prediletos

Chef Fernando Couto, da Confraria do Sabor, indica onde comer em Campos do Jordão
Chef Fernando Couto, da Confraria do Sabor, indica onde comer em Campos do Jordão Douglas Fagundes

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

O chef Fernando Couto trocou a criação de programas de informação pela elaboração de pratos e receitas de alta culinária. Após concluir a faculdade de gastronomia e participar de cursos com chef renomados, abriu, em 2002, o restaurante Confraria do Sabor, em Campos de Jordão, ao lado da esposa Cristina, que largou o direito para seguir o caminho da confeitaria.

Juntos, marcam o paladar dos visitantes do bairro Capivari com o Confraria, que une arquitetura clássica toscana com receitas reconfortantes.

Fernando compartilha a seguir onde comer em Campos do Jordão, além do seu próprio restaurante.

Onde comer em Campos do Jordão, com o chef Fernando Couto:

  • Restaurante Libertango

Conhecido pela tradicional culinária argentina, os cortes especiais de carne são o grande destaque da casa, que conta com uma parrilla para dar ainda mais sabor aos preparos. Indico pedir o ojo de bife. 

O Restaurante Libertango conquistou o primeiro lugar na lista de Os Melhores dos Melhores na Traveller’s choice, lista do TripAdvisor, de Campos do Jordão, em 2023. Além de carnes, o cardápio também oferece massas, entre outras delícias.

Restaurante Libertango: Av. José Manoel Gonçalves, 160 – Capivari, Campos do Jordão, São Paulo / Tel.: (12) 3663-6218 / Funcionamento: às segundas, das 12h às 16h e das 20h às 22h; de quarta a domingo, das 12h às 16h e das 20h às 23h; fechado às terças-feiras. 

  • L’Osteria Villa Casato

Famosa por proporcionar uma experiência autêntica da culinária italiana contemporânea, L’Osteria Villa Casato é comandada pelo chef Ajax Cavenaghi. Com o King Crab, as entradas já ganharam meu coração.

L’Osteria Villa Casato: Rua André Kotchkoff, 297 – Capivari, Campos do Jordão/SP / Tel.: (12) 99662-5864 (WhatsApp) / Funcionamento: de terça a quinta, das 19h às 23h; de sexta a domingo, o almoço é a partir das 13h e o jantar, das 19h. É preciso consultar horários exclusivos para feriados

  • Puriman Restaurante

Situado na pousada Figueira da Serra, o Puriman, do chef João Izar, prepara pratos pautados na produção sustentável dos alimentos e sempre valorizando produtores locais, com uma política de KM Zero, ou seja, quanto mais próximo estiver o produtor, melhor, gastando menos embalagem, combustível e valorizando a região.

Indico pedir o arroz caldoso com magret, tupinambo (um tubérculo levemente adocicado) e tangerina.

 

Puriman Restaurante: Rua Embuia, 190 — Jardim do Emb., Campos do Jordão / Tel.: (12) 99619-9689 / Funcionamento: de segunda e terça-feira, das 8h às 11h; de quarta a sexta-feira, das 8h às 11h e das 19h às 23h; aos sábados, das 8h às 16h e das 19h às 23h; e aos domingos, das 8h às 11h e das 13h às 16h. 

  • Dois Rios Restaurante

Localizado no bairro de Descansópolis, o restaurante é reconhecido por uma tríade importante: suas mesas ao ar livre, ótimos pratos e bons coquetéis. A cozinha, comandada pela chef Patrícia Sampaio, tem vários pratos causam encanto, mas a panelinha de frutos-do-mar é meu pedido de sempre na casa.

Dois Rios Restaurante: Av Pedro Paulo, 3275 – Descansópolis, Campos do Jordão/SP / Tel.: (12) 3663-4772 / Funcionamento: De terça a quinta-feira: das 12h às 17h; às sextas e aos sábados, das 12h às 22h; aos domingos, das 12h às 17h.

  • Toribinha

Conhecido por ser especialista em bar e fondue, o restaurante traduz a essência de Campos do Jordão. Na cidade, um dos pratos mais buscados é justamente o fondue, que abrilhanta jantares românticos em meio ao clima frio da cidade.

Sob comando da chef Anouk Migotto, o clássico, para mim, é o melhor: o fondue de queijo, que mistura queijos gruyère emmental e appenzeller com Kirsch e páprica. Além disso, o prato acompanha cubos de pães brancos, chia e ciabatta.

Toribinha: Avenida Ernesto Diederichsen, 2962 – Campos do Jordão, SP / Tel.: (12) 3668-5000 e (12) 3668-5008 (WhatApp) / Funcionamento: de quinta a terça-feira, das 19h até o último cliente. Necessário reserva antecipada.

  • Sans Souci

Éclair de Pistache da Sans Souci, em Campos do Jordão
Éclair de Pistache da Sans Souci, em Campos do Jordão / Divulgação

É claro que os doces e cafés não podem ficar de fora do roteiro gastronômico da cidade. Na minha pâtisserie preferida, que fica na Vila Iara, doces artesanais e comidas de bistrô são servidas em um espaço charmoso e com toques franceses. Sugiro provar a éclair de pistache.

Sans Souci: Av. Januário Miraglia, 3260, Campos do Jordão – SP / Funcionamento: todos os dias, das 10h às 18h.