7 festivais de inverno no RJ, SP e MG para curtir durante o mês de julho

Eventos acontecem em cidades brasileiras conhecidas por suas temperaturas amenas e contam com exposições, apresentações e espetáculos, além de outras manifestações culturais durante a estação

Considerado um dos maiores de música clássica da América Latina, Festival de inverno de Campos do Jordão chega em sua 54ª edição
Considerado um dos maiores de música clássica da América Latina, Festival de inverno de Campos do Jordão chega em sua 54ª edição Reprodução site

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Os chamados festivais de inverno acontecem há décadas em diferentes cidades brasileiras. Durante o mês de julho, programações gratuitas (ou a preços acessíveis) fazem sucesso entre os locais e turistas, que vão em busca do clima ameno da estação e das atividades especiais organizadas para a ocasião.

Entre os festivais, ocorrem exposições, shows, apresentações de teatro, dança, circo, oficinas e muitos outros atrativos, envolvendo também praças de alimentação com comidas que combinam com as baixas temperaturas.

Segundo a plataforma Booking.com, os três principais destinos procurados para as férias de julho são: Campos do Jordão, São Paulo e Rio de Janeiro. Campos é conhecida por organizar há anos seu tradicional festival de inverno e terá mais de 60 concertos gratuitos até o fim do mês.

 

Cidades do interior de São Paulo e Rio, por sua vez, também terão programações especiais, em sua maioria sem custo, assim como municípios mineiros.

 Confira 7 festivais de inverno para ir em SP, RJ e MG durante julho:

  • Festival de Campos do Jordão (SP)

Apresentação do Festival de Inverno de Campos do Jordão
Festival de Inverno de Campos do Jordão recebe orquestras internacionais pela primeira vez / Íris Zanetti

Um dos festivais de inverno mais tradicionais e conhecidos do Brasil, o Festival de Campos do Jordão chega à 54ª edição em 2024. De acordo com a plataforma Booking.com, o destino lidera como o mais procurado do país para a estação. Suas baixas temperaturas atraem turistas de todos os cantos, que buscam seus diversos atrativos entre passeios, bares, restaurantes, e claro, o famoso evento, considerados um dos maiores de música clássica da América Latina.

O Festival de Inverno de Campos do Jordão começou em 29 de junho e acontecerá até 28 de julho.

Ao todo, serão mais de 60 concertos gratuitos – pela primeira vez, o evento receberá orquestras internacionais. Entre as outras apresentações, estão: a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp); Orquestra Sinfônica da Usp; as Sinfônicas de Campinas, Sorocaba, Mogi das Cruzes, Santos, Indaiatuba, Jundiaí e Guarulhos, e muito mais.

A programação completa pode ser conferida neste link.

  • Festival de Inverno de Ouro Preto (MG)

Ouro Preto
Festival de inverno de Ouro Preto, em Minas Gerais, contará com apresentações de dança, shows, concertos, teatro, entre outras atividades culturais até 28 de julho / Getty Images

Com programação totalmente gratuita, o festival de inverno de Ouro Preto, em Minas Gerais, completa 67 anos de história em 2024. A cidade, Patrimônio Cultural da Humanidade, berço da Inconfidência Mineira e famosa pelo estilo barroco, receberá turistas do Brasil para suas exposições, peças de teatro, apresentações de dança, concertos, shows e outras atividades culturais que acontecerão  até o dia 31 de julho.

Nesta edição, a programação contará com 80% de artistas ouro-pretanos, incluindo a famosa Orquestra de Ouro Preto, que se apresentará no dia 8 de julho com o cantor João Bosco em comemoração ao aniversário de 313 anos da cidade. Outros nomes conhecidos no cenário musical nacional também estão confirmados: Maria Rita, Ana Carolina, Barão Vermelho e Xande de Pilares são só alguns deles.

A grade completa de atrações pode ser conferida neste link, e contará também com um circuito gastronômico dos principais restaurantes da região oferecendo pratos típicos.

  • Festival de Inverno de Serra Negra (SP)

Serra Negra - São Paulo
Serra Negra, no interior de São Paulo, receberá atrações culturais em diversos pontos da cidade até o fim de julho / Reprodução Facebook

Até 28 de julho, Serra Negra promove seu festival de inverno. O chamado “Serra Negra In Concert” contará com quase 100 atrações gratuitas por toda a cidade e para todas as idades. O evento terá shows, apresentações de dança, atividades recreativas e circenses, além de eventos especiais como sua Festa Julina.

A programação completa pode ser conferida no site oficial da prefeitura da cidade.

  • Festival de inverno Amparo (SP)

O Festival de Inverno de Amparo chega à 23ª edição em 2024. Sua programação acontecerá de 5 a 28 de julho na Praça Pádua Salles e contará com mais de 150 atrações totalmente gratuitas, incluindo teatro, música, dança, artes plásticas, exposições e oficinais culturais.

Entre os principais artistas confirmados estão: Daniel Boaventura, Diogo Nogueira, Gian e Giovani, Chico da Tiana, Ira!, Ultraje a Rigor, Banda Malta, Maria Cecília & Rodolfo, Banda Bicho de Pé, Falamansa, Vanessa da Mata, Fafá de Belém e João Bosco & Vinícius.

Serão quatro palcos, sendo o principal o “Vozes do Inverno”, onde ocorrerão grandes shows, além do Palco Hugo Baradel, Palco Concha Acústica e Palco Mogiana, este último situado na praça de alimentação, que oferecerá diferentes opções gastronômicas.

A programação completa do festival pode ser conferida neste link.

  • Inverno nas Montanhas (Monte Verde – MG)

Monte-Verde---centrinho
Monte Verde, em Minas Gerais, terá programação especial durante todos os sábados de julho em seu Festival de Inverno / Divulgação

Pequeno distrito de Camanducaia, no extremo sul de Minas Gerais, Monte Verde foi escolhida como o destino mais acolhedor do Brasil pelos usuários da plataforma Booking.com no ano passado. É famosa também pela sua gastronomia, pelo clima ameno, pela natureza abundante e pelas atividades ao ar livre.

Destino certo para os amantes do inverno, Monte Verde (MG) terá uma programação cultural recheada durante o “Inverno nas Montanhas”, que acontecerá em todos os sábados de julho, com apresentações de dança e música gratuitas aos fins de semana. Serão grupos de quadrilha, jazz, ballet, orquestra, entre outras atrações.

A programação completa pode ser conferida neste link.

  • Festival Sesc de Inverno (RJ)

Catedral São Pedro de Alcântara, em Petrópolis (RJ)
Petrópolis, na zona serrana do Rio de Janeiro, será uma das cidades que receberá o Festival de Inverno do Sesc / Rodrigo Soldon/Flickr

De 12 a 28 de julho, o Serviço Social do Comércio (Sesc) promoverá seu Festival de Inverno em suas unidades em 22 cidades do estado do Rio de Janeiro. São elas: Itaipava, Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, Barra de São João, Búzios, Cabo Frio, Campos, Cardoso Moreira, Casimiro de Abreu, Grussaí, Itaperuna, Macaé (Sana), Magé (Piabetá), Miguel Pereira, Penedo, Porciúncula, Rio das Ostras, São Gonçalo, Silva Jardim, Tanguá, Três Rios, Valença, Vassouras.

Serão mais de 500 atrações culturais distribuídas nos municípios entre shows, peças de teatro, artes visuais, apresentações de dança, entre outras. Algumas atividades serão pagas (disponíveis a preços acessíveis), mas todas que acontecerão ao ar livre serão gratuitas.

Mais informações disponíveis no site.

  • Festival de Inverno Poços de Caldas (MG)

Em Poços de Caldas, também em Minas Gerais, o Festival de Inverno da cidade acontecerá de 12 a 28 de julho reunindo aproximadamente 140 atrações entre shows musicais, peças de teatro, circo, dança, exposições, cultura popular e recreação. A programação é quase toda gratuita, com cobrança de ingresso a preços populares em alguns espetáculos no Teatro Benigno Gaiga.

Diversos espaços da cidade farão parte da programação do evento. Entre eles, a Praça Dom Pedro II (Praça dos Macacos) receberá o “Mundo da Criança”, com atividades de recreação e apresentações artísticas para as crianças de segunda a sexta-feira.

O Parque Municipal Antônio Molinari, Parque Ecológico da Zona Sul, Parque José Affonso Junqueira, Arena Cascatinha, Praça Dom Pedro II, Museu, CEU, IMS Poços, Espaço Cultural da Urca, Mirante Santa Rita, Mirante São José, Expo-Arte de Rua, Balneário Mário Mourão, Biblioteca Centenário e Box Cultural do Mercado Municipal também fazem parte da lista de locais que receberão atividades do Festival.

A programação completa pode ser acessada neste link