Onde os chefs comem? Com Pedro Siqueira, da Ella Pizzaria, no Rio de Janeiro

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos

Chef Pedro Siqueira é nome por trás da Ella Pizzaria e Massa Trattoria no Rio
Chef Pedro Siqueira é nome por trás da Ella Pizzaria e Massa Trattoria no Rio Divulgação

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia Rio de Janeiro, RJ

Paulistano de nascença, Pedro Siqueira trocou a “terra da garoa” pelo Rio de Janeiro depois que Érick Jacquin o apresentou à Cidade Maravilhosa. Na capital fluminense, fincou raízes e construiu uma carreira com casas no Leblon e no Jardim Botânico.

Com formação baseada na culinária francesa, o chef tem no currículo passagens por restaurantes renomados, como o antigo Eau, no hotel Grand Hyatt, em São Paulo, onde trabalhou com Pascal Valero, e o Le Taillevent, restaurante duas estrelas Michelin em Paris.

Hoje, Pedro é chef e sócio do Massa Trattoria e da Ella Pizzaria – esta última já eleita uma das melhores do Rio pela crítica especializada.

Além de seus negócios, o chef adora cruzar a Cidade Maravilhosa em busca de locais que ofereçam boa comida dos mais variados estilos. Abaixo, sua seleção contém endereços que incluem Barra, Benfica, Leblon e até a Ilha Primeira; confira as escolhas:

Dos Perros Tacos

Para mim é a melhor – e única – “taqueria” do Rio de Janeiro. Na casa encontramos a verdadeira comida mexicana servida de forma descontraída.

As tortilhas são feitas no próprio estabelecimento e levam milho crioulo brasileiro e orgânico.

Avenida Nuta James, 65 – Loja 65G – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ / Tel.: (21) 97969-2210 / Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira das 11h30 às 23h; sábado das 17h30 às 22h30. 

Velho Adonis

Localizado na Zona Norte, o Velho Adonis é um tradicional bar boêmio que sempre merece ser visitado. Inclusive, é um Patrimônio Cultural do Rio.

Gosto do jeito receptivo do dono, que está sempre pelo salão. Ao meu ver, o botequim serve comida de qualidade a bons preços.

Rua São Luiz Gonzaga, 2156 – Benfica, Rio de Janeiro – RJ / Tel.: (21) 2026-4186 e (21) 96514-1361 / Horário de funcionamento: terça a quinta-feira das 10h às 22h; sexta a sábado das 10h às 23h e domingo das 10h às 19h. 

Ocyá

Ocyá foca em frutos do mar e fica na Ilha Primeira; chegar no restaurante já é uma experiência / Rodrigo Azevedo

O Ocyá é um restaurante com características únicas no Rio de Janeiro. A localização na Ilha Primeira (na Barra), o passeio de barco até chegar lá e o clima do lugar: tudo torna o restaurante um programa único.

Além disso, os peixes maturados e frutos do mar extremamente frescos são a tônica da casa, servidos em receitas excelentes. É um dos meus restaurantes preferidos na cidade.

Ilha Primeira, Rio de Janeiro, RJ / Tel.: (21) 97286-1250 / Horário de funcionamento: quarta e quinta-feira das 12h às 18h; sexta e sábado das 12h às 22h e domingo das 12h às 18h. 

Boteco Rainha

Torresmo de barriga do Boteco Rainha é uma dos aperitivos mais famosos do Rio / Alexander Landau

O Boteco Rainha tem comida de alta qualidade servida de forma descontraída em plena Dias Ferreira.

Minha sugestão de pedido é o torresmo de barriga de porco (R$ 34), um dos aperitivos mais famosos do Rio.

Rua Dias Ferreira, 247 – loja B – Leblon, Rio de Janeiro – RJ / Horário de funcionamento: domingo a quarta-feira das 11h30 às 23h; quinta a sábado das 11h30 à 1h. 

Bel Trufas

É um recanto para se sentir aconchegado, uma pequena loja de chocolates artesanais no Leblon. A casa, o atendimento, os doces, o conceito e claro, a Bel com suas artes: tudo é maravilhoso!

Meus preferidos são o “bolo mole” e o “monte de chocolate”.

Rua General Venâncio Flores, 481 – b – Leblon, Rio de Janeiro – RJ / Tel.: (21) 3114-8035; Whatsapp: (21)98557-9996 / Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira das 11h30 às 18h; sábado das 11h às 18h; janelinha: sexta e sábado das 18h às 22h e domingo das 12h às 18h.