Onde os chefs comem? Com Rafa Brito Pereira, da The Slow Bakery, no Rio de Janeiro

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos

Samuel Antonini

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia São Paulo

Aos 43 anos e uma carreira consolidada na área da publicidade, Rafa Brito Pereira decidiu mudar de profissão. A nova aposta, porém, não foi no setor da comunicação: a escolha foi mergulhar no universo da panificação artesanal.

Autodidata, suas pesquisas foram direcionadas para o resgate de técnicas ancestrais de produção combinadas a processos contemporâneos, tendo como base os famosos sourdoughs da Califórnia.

Após aprofundar seus estudos e concluir um curso de longa maturação de pães no moinho italiano Agugiaro e Figna, nasceu então a The Slow Bakery, na época ainda um pequeno ateliê de entregas de pães e participação nas feiras do coletivo Junta Local.

Há seis anos foi inaugurada a primeira loja, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro.

Hoje, além da fábrica de 500 m² na Rua General Polidoro, a Slow, como é abreviada a marca, possui outras duas unidades, no Leblon e no Jardim Botânico, em que produz mais de 12 toneladas de pão por mês.

/ Samuel Antonini

Além de liderar uma equipe jovem, o profissional experimenta os mais diferentes sabores pela Cidade Maravilhosa e compartilha a seguir seus endereços prediletos para apreciar bons sabores no Rio de Janeiro:

Lilia Restaurante

Dos chefs mais criativos da cidade, o Lucinho [Lucio Vieira] é puro conceito do campo à mesa.

Num sobrado no detonado no bairro da Lapa ele comanda uma cozinha descomplicada e mágica.

Rua do Senado, 45 – Centro, Rio de Janeiro – RJ / Tel.: (21) 98777-5660 / Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira das 11h20 às 15h; sábado até às 16h. 

Chanchada Bar

Chanchada Bar tem chopes gelados e virou novo point em Botafogo/ Fabio Wright

A ideia de chope geladíssimo, calçada e cozinha surpreende? Pois o Chanchada é assim. Ainda tem a sorte de ser ao lado da Slow em Botafogo!

A cozinha está sob a batuta do talentosíssimo Bruno Katz, do Nosso Ipanema. Quiabo, carne de panela, coração de pato: tudo feito com a técnica impecável do chef em conjunto com o ambiente despojado de Botafogo.

Rua Gen. Polidoro, 164 b – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ / Horário de funcionamento: terça a sábado das 12h à 1h; domingo das 12h às 22h. 

Haru Sushi Bar

Numa entrada de galeria numa rua improvável de Copacabana, as mesas na calçada sempre cheias condenam: tem negócio bom ali.

O Haru Sushi Bar é comandado pelo talentoso Menandro Rodrigues, que sai pra comprar os peixes fresquíssimos no mercado São Pedro, de Niterói, e criou uma cozinha supertradicional.

A qualidade dos ingredientes e a técnica perfeita fazem do Haru um lugar imperdível no Rio.

Rua Raimundo Corrêa, 10 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ / Tel.: (21) 2547-6867 / Horário de funcionamento: terça a domingo das 12h às 23h30; folga no primeiro domingo do mês. 

Junta Local

A Junta Local é puro abraço. Além de ser onde a Slow nasceu e se desenvolveu, é um dos climas mais alucinantes do Rio.

A comunidade é feita de feiras de pequenos produtores, desde vegetais orgânicos, passando por vieiras e ostras e todo tipo de comida de rua.

O lugar lembra os farmers markets californianos e os shows seguem na rua durante a tarde toda regada a muita cerveja artesanal.

As feiras da Junta Local ocorrem de forma itinerante e periódica em diferentes pontos da cidade, de acordo com o calendário.

Malta Beef Club

Picanha do Malta Beef Club / Reprodução/Instagram

Como muito pouca carne, mas quando resolvo devorar uma costela, é no Malta que me esbaldo.

O chef e proprietário que leva o nome das casas, Marcelo Malta, é uma aficionado por origem de produtos e processos. É um artesão do dry aged e está sempre no sul atrás de novos rebanhos.

Unidade Jardim Botânico: Rua Saturnino de Brito, 84 – Jardim Botânico, Rio de Janeiro – RJ; Unidade Leblon: Avenida Gen. San Martin, 359 – Leblon, Rio de Janeiro – RJ / Tel.: (21) 2042-3101 / Horário de funcionamento: terça a sábado das 12h à 0h; domingo das 12h às 19h