Onde os chefs comem? Com Ricardo Lapeyre, do Grupo Via, no Rio de Janeiro

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos

CNN Viagem & Gastronomia, do Viagem & Gastronomia
Ricardo Lapeyre
Chef Ricardo Lapeyre, à frente dos restaurantes Nôa, V7 e ViaSete, indica os seus endereços favoritos no Rio de Janeiro  • Bianca Santos
Compartilhar matéria

O chef Ricardo Lapeyre está à frente dos restaurantes Nôa, V7 e ViaSete, do Grupo Via, em Ipanema, na cidade do Rio de Janeiro. A cozinha contemporânea valoriza a culinária autoral, descomplicada e sazonal por meio da relação próxima com pescadores e agricultores locais.

Filho do chef francês Claude Lapeyre, ele se formou em hotelaria na Jean Drouant, na França, e passou por restaurantes estrelados na Europa, como os comandados por Alain Ducasse e Frédéric Doucet.

Já no Brasil, liderou as cozinhas dos extintos Laguiole e Brasserie Lapeyre. Também foi reconhecido como Chef Revelação pela Veja Rio Comer & Beber, em 2013; e, no ano seguinte, como o Melhor Chef pela Revista Quem.

Veja 5 restaurantes para conhecer no Rio de Janeiro:

Giuseppe Grill

Picanha supra sumo é uma das especialidades do Giuseppe Grill • Instagram/Giuseppe Grill
Picanha supra sumo é uma das especialidades do Giuseppe Grill • Instagram/Giuseppe Grill

Ambientado com paredes de pedra e mesas de madeira, o restaurante Giuseppe Grill traz um ar rústico e elegante ao Leblon. Parte do Guia Michelin 2025, a casa tem pratos preparados na grelha — como o próprio nome sugere.

O cardápio é composto por carnes maturadas Dry-Aged, como T-bone, prime rib e contrafilé com osso. Mas o meu pedido favorito é a paleta de cordeiro uruguaio, que é assada lentamente e finalizada com o próprio molho. A picanha supra sumo e a maminha também merecem destaque.

O Giuseppe Grill ainda é um lugar perfeito para amantes de vinho. Com uma adega no subsolo, o local dispõe de 400 rótulos de vários países.

Giuseppe Grill: Av. Bartolomeu Mitre, 370, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/ Tel.: (21) 2249-3055/ Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 12h às 00h; aos domingos, das 12h às 23h. 

Pabu Izakaya

Pabu Izakaya fica no Leblon, no Rio de Janeiro, e oferece dupla de lagostim maçaricado • Instagram/Pabu Izakaya
Pabu Izakaya fica no Leblon, no Rio de Janeiro, e oferece dupla de lagostim maçaricado • Instagram/Pabu Izakaya

Também no Leblon, o Pabu Izakaya oferece um saquê gelado e cardápio criativo, que conta com opções de onigiri, temaki, sashimi. Além disso, também dispõe de um menu executivo com opções de entrada e prato principal.

Por lá, eu não dispenso a especialidade da casa: dupla de lagostim maçaricado, feito com manteiga de katsuobushi — uma conserva seca de atum-bonito. Além disso, também dispõe de um menu executivo com opções de entrada e prato principal.

Pabu Izakaya: Rua Humberto de Campos, 827, loja G, Leblon, Rio de Janeiro-RJ/ Horário de funcionamento: de domingo a quarta, das 12h às 23h; de quinta a sábado, das 12h às 00h. 

Empório Jardim

Empório Jardim • Divulgação/Empório Jardim
Empório Jardim • Divulgação/Empório Jardim

Aberto desde 2014, o charmoso Empório Jardim, que tem endereços no Jardim Botânico, Ipanema, Leblon, na Barra da Tijuca e Botafogo, é uma excelente opção para um café da manhã no Rio de Janeiro.

Prova disso foram os vários reconhecimentos de "Melhor Café da Manhã" da cidade por importantes premiações, incluindo Veja, Época e Prazeres da Mesa.

Quando o assunto é cardápio, o meu pedido favorito por lá é o Gougère — um pão de queijo francês. Recomendo!

Empório Jardim (Jardim Botânico): Rua Visconde da Graça, 51/ Tel.: (21) 2535-9862/ Horário de Funcionamento: aberto todos os dias, das 8h às 19h.

Gruta Santo Antônio

Gruta de Santo Antônio oferece o Bacalhau do chef, o prato preferido de Ricardo • Divulgação/Gruta de Sto Antônio
Gruta de Santo Antônio oferece o Bacalhau do chef, o prato preferido de Ricardo • Divulgação/Gruta de Sto Antônio

A cozinha portuguesa ganha corpo na Gruta de Santo Antônio, um tradicional restaurante inaugurado nos anos 1970 no município de Niterói, no Rio de Janeiro.

O cardápio oferece bacalhau em diversas opções de entrada e pratos principais. O meu favorito é o bacalhau do chef, levemente assado no forno com a própria gordura do peixe, com cebolas e batatas ao murro.

Além do peixe, também há opções de pratos com polvo, camarão e lula.

Gruta de Santo Antônio: Rua Silva Jardim, 148, Centro, Niterói - RJ/ Horário de funcionamento: todos os dias, das 11h30 às 16h.

O Bar Botica

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Danilo Parah (@danilo_parah)

Excelente lugar para beber em Botafogo, O Bar Botica dispõe de um cardápio com comidinhas que muda semanalmente e pode ser consultado — nas redes sociais da casa e presencialmente — em um menu escrito em giz.

Inaugurado em 2022, o bar oferece um chope muito bem tirado e uma carta de coquetéis com ênfase na cachaça. Destaque também para a vitrine com petiscos frios à noite, que é um show à parte. Vale a pena a visita!

O Bar Botica: Rua Fernandes Guimarães, 30, Botafogo, Rio de Janeiro-RJ/ Horário de funcionamento: terça e quarta, das 18h à 1h; quinta e sexta, das 18h às 2h; sábado, das 15h às 2h; domingo, das 15h às 23h.

Acompanhe Gastronomia nas Redes Sociais