Rafael Aoki, do Quincho, cria menu degustação de sobremesas com Lucas Corazza e Bianca Mirabili

Com seis tempos divididos nas categorias frescor, untuosidade e amargos, cardápio será acompanhado de drinques harmonizados e servido exclusivamente na noite de segunda (21)

Fudge de chocolate 85% brigadeiro cacau black e sorbet de mel de cacau da -pâtissier Bianca Miraballi
Fudge de chocolate 85% brigadeiro cacau black e sorbet de mel de cacau da -pâtissier Bianca Miraballi Tadeu Brunelli

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia São Paulo

O Quincho, restaurante vegetariano comandado pela chef Mari Sciotti, vai realizar uma noite, digamos, mais doce de segunda-feira (21). Com um menu degustação completo só de sobremesas harmonizadas com drinques, o evento, que está em sua segunda edição e deve se repetir pela frente, tem o objetivo de trazer a confeitaria para o primeiro plano, com a sobremesa como protagonista, e reforçar o conceito de Dessert Bar, prática comum lá fora e que no Brasil ainda é pouco disseminada.

O chef-pâtissier Rafael Aoki, responsável pelas sobremesas da casa, convida dois nomes de peso: Lucas Corazza, jurado do programa Que Seja Doce, do qual o próprio Rafael já foi campeão, e Bianca Mirabili, chef-confeiteira do premiado Evvai.

Enquanto Lucas é um confeiteiro mais clássico, de sobremesas brasileiras tradicionais que serão desconstruídas e apresentadas em outras formas na degustação, Bianca é uma confeiteira bastante técnica e baseada na valorização do produto. Ao se juntar a esses dois pólos da pâtisserie, Rafael pretende mostrar ao público as inúmeras possibilidades da confeitaria em diferentes olhares e estilos. Mais do que isso, a ideia é colocar um holofote nesse leque da confeitaria de restaurante, elevada ao lugar de criação empratada.

Trio de peso: Rafael Aoki, Lucas Corazza e Bianca Mirabili / Divulgação

O menu será composto de seis tempos, divididos em três categorias: frescor (frutados, florais, herbais e cítricos), untuosidade (lácteos, amendoados, chocolates e especiarias) e amargor (terrosos, caramelizados, defumados e amadeirados). Ao invés de rotular a experiência em um formato mais tradicional, a linha estrutural se guia pela intensidade de sabores, partindo dos leves e se potencializando com o decorrer do cardápio.

Para acompanhar cada ato, o bartender Andrea Ambrosano Júnior, mais conhecido como Deco, criou quatro drinques, sendo três autorais e um último mais clássico.

A experiência terá início com couvert e snacks, servidos ao lado do drinque Sutileza (gim, graviola, creme de capim santo, bitter de lavanda e jasmim). Na sequência vem o primeiro ato, em que sobremesas como o dumpling de boursin com consommé de jabuticaba e o bolo de rolo com compota de tomate, sorvete de mascarpone e maçã verde serão harmonizados com o Respire (gim, cordial de eucalipto, limão Taiti e clara pasteurizada). No segundo ato, a untuosidade se faz presente em receitas como o waffle de fermentação com sorvete de manteiga noisette e maçã negra, acompanhadas pelo Vento Seco (vermute seco, vermute branco, limoncello e limão Taiti). Para o gran finale da degustação, é o tradicional Rabo de Galo (cachaça, vermute tinto e bitter) que entra em cena para realçar o amargor de sobremesas como o fudge de chocolate 85% com brigadeiro de cacau black e sorbet de mel de cacau.

Para quem quiser viver a experiência, as reservas podem ser feitas a partir das 19h30. O valor do menu, incluindo os drinques harmonizados e água da casa, é de R$ 280.

Menu degustação de sobremesas com Rafael Aoki, Bianca Mirabili e Lucas Corazza

Quincho Cozinha & Coquetelaria: Rua Mourato Coelho, 1.447 – Pinheiros / Horários: 19h30 (imprescindível fazer reserva) / Valor: R$ 280 + 13% de taxa de serviço / Whatssap para reserva: (11) 94450-1631