Versão 2.0 do Lasai, no Rio, entra para lista dos melhores novos restaurantes do mundo
Nova versão do restaurante do chef Rafael Costa e Silva aparece entre as principais escolhas da atual Hot List da revista especializada Condé Nast Traveler
No ranking dos melhores do mundo e detentor de uma estrela Michelin, o carioca Lasai está na lista dos melhores novos restaurantes do mundo em 2023. A conclusão é da Condé Nast Traveler, revista especializada que publica anualmente sua “Hot List” com as escolhas das melhores novidades do ano.
Capitaneado pelo chef Rafael Costa e Silva, o Lasai é uma das 21 casas ao redor do planeta escolhidas pela equipe da publicação ao lado de estabelecimentos em Nova York, Tóquio, Paris, Cidade do México e Buenos Aires, por exemplo.
A revista internacional elogiou a “versão 2.0” do restaurante e o desempenho do chef com ingredientes que ele cultiva em duas fazendas próximas. “O Lasai se consolidou como destino de primeira linha na Cidade Maravilhosa”, diz a publicação.
Vale lembrar que o Lasai deixou de funcionar no ano passado em um sobrado em Botafogo, onde estava desde 2014, e passou para um endereço bem mais íntimo próximo dali, no Largo dos Leões, em Humaitá.
Como adiantou Fabio Wright em sua coluna no CNN Viagem & Gastronomia, a nova versão da casa agora atende um número super limitado de pessoas para uma experiência com menu degustação mais intimista.
Nova casa
O novo Lasai fica em um salão moderno sem janelas que possui balcão de mármore e iluminação dramática, servindo apenas de 10 comensais por noite. Os clientes sentam-se no balcão e são testemunhas dos preparos do início ao fim.
Seguindo uma tendência mundial, os vegetais são protagonistas ou coprotagonistas da maioria das receitas, que vão dos snacks à sobremesa.
Assim, o chef Rafa Costa e Silva e sua mulher, a americana de família mexicana Malena Cardiel, servem uma cozinha contemporânea com menus-degustação de 12 a 14 tempos (R$ 950 por pessoa), em que a casa funciona apenas mediante reserva.
Atualmente, o Lasai aparece no 20º lugar entre os 50 melhores restaurantes da América Latina, além de angariar a 78ª posição entre os 100 melhores do mundo. A casa é detentora de uma estrela Michelin desde 2015.
Confira a lista completa dos 21 melhores novos restaurantes ao redor do mundo aqui.