5 vinícolas na região de Maipú, perto do centro de Mendoza

Região mais próxima da cidade de Mendoza tem vinícolas com nomes tradicionais que oferecem degustações e diferentes experiências

Restaurante Espacio Trapiche oferece diferentes menus e harmonizações
Restaurante Espacio Trapiche oferece diferentes menus e harmonizações Reprodução Facebook Bodega El Enemigo

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia Mendoza, Argentina

A apenas cerca de 30 minutos de Mendoza, a região de Maipú é a mais próxima do centro da capital mundial do Malbec.

A região possui um número reduzido de vinícolas quando comparado às outras localidades que compõem Mendoza, mas algumas delas valem ser incluídas no roteiro.

Confira a seguir 5 vinícolas para visitar em Maipú: 

Casa El Enemigo

A bodega e restaurante El Enemigo é um projeto que se iniciou em 2008 com um dos principais nomes da vitivinicultura argentina, Alejandro Vigil, o “Messi” dos vinhos argentinos, e com a historiadora Adrianna Catena.

A proposta foi construir uma microvinícola com restaurante utilizando as mais modernas técnicas de sustentabilidade e produção orgânica. O local é templo do El Enemigo, premiada linha de vinhos e da Casa Vigil, restaurante em que o chef Ivan Azar desempenha um trabalho apetitoso em torno do conceito de cozinha de terroir.

O almoço pode ser curtido em diferentes etapas com vinhos harmonizados – todos os vinhos da degustação são servidos à mesa ao mesmo tempo, para que decidamos qual o melhor.

Casa Vigil (El Enemigo): Videla Aranda 7008, M5519 Maipú, Mendoza, Argentina / Reservas pelo site.

Bodega Santa Julia

Restaurante da Bodega Santa Julia, em Maipú
Restaurante da Bodega Santa Julia, em Maipú / Reprodução/Site

Pertencente a uma das mais bem-sucedidas vinícolas familiares da Argentina, a Família Zuccardi, a bodega em Maipú  abre suas portas para degustações, restaurantes, fábrica de azeites, passeios de bicicletas, piqueniques e visitas às plantações.

É bom local para atividades que integram outros produtos, como os azeites, e para um almoço harmonizado com rótulos da casa e família.

Bodega Santa Julia: Ruta Provincial 33, Km 7,5 (M5531), Maipú, Mendoza / Tel.: +54 261 4410010 / Mais informações no site

Trapiche

É uma das mais antigas e reconhecidas vinícolas da Argentina. Ela ocupa hoje uma antiga construção do século 20 restaurada, em que a linha do trem passava por dentro da propriedade, ainda visível aos olhos dos visitantes.

A Trapiche foi pioneira na introdução de cepas francesas, na importação de barricas de carvalho francês, na produção de vinhos varietais e no uso de tanques de aço inoxidável. Durante a visita guiada é possível conhecer o processo de elaboração de vinhos premium e passear pela história da indústria de vinho no museu com máquinas antigas.

Ganha destaque também o  restaurante Espacio Trapiche, de pegada moderna, todo envidraçado, que contrasta com o prédio histórico ao lado e que oferece diferentes cardápios e menus-degustação que muda de acordo com a seleção de vinhos. A casa é disputada e oferece produtos frescos colhidos de horta própria.

Trapiche: C. Nueva Mayorga s/n, M5513 Maipú, Mendoza, Argentina / Mais informações pelo site

Bodega La Rural

Interior da Bodega La Rural
Interior da Bodega La Rural / Travel Aficionado/Flickr

Fundada pelo italiano Felipe Rutini em 1885, é uma das mais tradicionais vinícolas da região, que possui um vinhedo de oito hectares em Maipú.

O tour leva os visitantes a caminharem pelas salas de produção e termina com uma degustação na sala de barrica, onde também está uma valiosa coleção de arte. Vale conhecer o Museu do Vinho, que fica na propriedade com milhares de relíquias históricas de valor incalculável, sendo um dos mais completos do mundo sobre o assunto.

Bodega La Rural: Monte Caseros 2625, M5513 Maipú, Mendoza, Argentina / Museu do Vinho aberto de segunda a sábado e feriados, das 9h às 17h30; fechado aos domingos / Mais informações no site

Bodega Trivento

Estabelecida em Maipú pelo grupo Concha y Toro, a Trivento é famosa no Brasil por seus vinhos de entrada e muitos visitantes surpreendem-se com a quantidade de outros rótulos premium da vinícola.

A 20 minutos de Mendoza, a propriedade é vizinha a uma represa com vista para os Andes, em que possui espaço de arte, oferece degustações, passeios nos vinhedos e piquenique.

Bodega Trivento: Ruta 60 y Canal Pescara (5517), Maipú Mendoza, Argentina / Tel.: +54 261 413 7100 / Mais informações pelo site