Antiga casa de Rihanna é atração turística e Airbnb em Barbados

Rihanna Drive, modesta rua próxima da capital, atrai turistas em busca de fotos da colorida propriedade onde cantora passou a infância - e onde volta eventualmente

Casa onde Rihanna passou infância é hoje ponto turístico e Airbnb em Barbados
Casa onde Rihanna passou infância é hoje ponto turístico e Airbnb em Barbados Saulo Tafarelo

Saulo Tafarelodo Viagem & Gastronomia Bridgetown, Barbados

Vizinha de um cemitério onde estão enterrados combatentes da Primeira Guerra Mundial, a Westbury New Road é uma singela rua com simples casinhas de madeira a 20 minutos do centro de Bridgetown, a capital de Barbados. O endereço passa despercebido ao primeiro olhar, mas guarda um tesouro já quase histórico para o país: a antiga casa de Rihanna.

Honrada como heroína nacional de Barbados, a cantora e empresária vendeu mais de 60 milhões de álbuns físicos e mais de 215 milhões de faixas digitais ao longo da carreira. Hoje ela é o ícone fashion mais pesquisado da história do Google e possui um patrimônio avaliado em mais de US$ 1,4 bilhão.

Ponto de partida para qualquer conversa na ilha caribenha, a cantora cresceu dos 5 aos 16 anos na pequena casa hoje pintada de cores verde, laranja, vermelha e azul antes de se lançar à meteórica fama mundial.

Seu nome inclusive rebatiza a antiga Westbury New Road, que desde 2017 passou a se chamar Rihanna Drive, com direito a placa com memorial.

O local é popular entre os roteiros do que fazer em Barbados, em que turistas do mundo todo colocam a casa situada na freguesia de Saint Michael no itinerário de atrações a serem fotografadas na ilha. Hoje a pequena construção é uma propriedade privada e Airbnb sem ligação direta com os negócios da cantora, mas que ganha notoriedade pelo seu passado.

A casa

Bem preservada e pintada recentemente, a antiga casa de Rihanna é hoje cercada por um alambrado e tem o nome da cantora estampado na calçada junto de um sol e de um tridente, símbolo da bandeira do país que representa a independência de Barbados do Reino Unido.

Não é possível entrar na casa, já que é uma propriedade privada, como alerta uma plaquinha pendurada do lado de fora. Mas pode-se ter um gostinho do interior através de fotos e informações do Airbnb, uma vez que a “Sonia Ville”, nome atual do local, está listada para aluguel na plataforma.

Por R$ 519 é possível passar uma noite na modesta casa de infância de Rihanna, que é equipada com dois quartos, cozinha, sala de estar e pequeno quintal.

“Não conhecemos Rihanna, somente a Robyn”

No fim da rua, perto do cemitério, a Rihanna Drive tem alguns bares bastante simplórios. Na esquina, o BNB Bar chama a atenção pelas letras de músicas da cantora estampadas por todos os cantos, em que visitantes podem assinar seus nomes nas paredes como uma lembrança.

Bem em frente ao bar fica o monumento em homenagem à Rihanna, com dizeres da própria cantora.

Minha vida inteira foi moldada nesta rua. Eu era apenas uma garotinha andando de bicicleta, correndo descalça e soltando pipas no cemitério, mas tinha grandes sonhos. Sonhos que nasceram e foram realizados aqui mesmo

Rihanna

Alguns vizinhos de longa data sentam-se recorrentemente no bar e contam histórias para turistas curiosos. Frank Austin, apelidado de “Passel”, é um deles. “Moro na rua de cima, e conheço pessoalmente a Rihanna. Vários turistas vêm aqui para ver a antiga casa e param no bar para fazer shots”, conta o senhor, que sempre viveu pela área e viu a cantora crescer.

“Quando a Rihanna eventualmente volta para a ilha ela vem para cá e bebe algumas coisas com a gente. Mas eu não conheço muito a Rihanna, eu conheço mesmo a Robyn. Tratamos ela por Robyn, e não Rihanna”, diz em referência ao nome verdadeiro da cantora, Robyn Rihanna Fenty, ao mostrar uma foto abraçado com a celebridade há alguns anos.

Apesar de não morar mais na humilde casa, os locais dizem com toda a certeza que hoje ela mantém um apartamento luxuoso à beira-mar em Sandy Lane, uma das áreas mais abastadas de toda a ilha de Barbados com praia de areias branquinhas e águas transparentes logo em frente.

Barbados e o Super Bowl

Um dos momentos de maior movimentação na Rihanna Drive ocorreu no início deste ano, quando uma equipe de filmagem fechou a rua para a gravação de um comercial. Dias depois o mistério foi revelado: era uma campanha promocional para o Super Bowl, em que mais de 121 milhões de pessoas assistiram à apresentação da cantora, tornando-se o show do intervalo mais visto de todos os tempos.

O comercial mostra alguns dos detalhes reais da rua, assim como uma criança andando pela Rihanna Drive até chegar ao cemitério e soltar uma pipa, exatamente como descrito pela própria Rihanna em seu monumento.

“Obrigado à minha família, ao meu país e ao povo de Westbury New Road! Você sempre fará parte de quem eu sou, e por isso estou honrada em ter este lugar com o meu nome”, arremata a cantora no monumento em sua homenagem.

A Rihanna Drive é acessada de carro e pode ser combinada junto de roteiros das atrações mais populares da ilha. Vale ressaltar que Barbados tem uma população de cerca de 266 mil habitantes e é parada popular entre viajantes de cruzeiros pelo Caribe, em que é a ilha mais a leste da região, a cerca de 460 km a noroeste da Venezuela.