Cinco curiosidades sobre Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, um lugar de superlativos 

Capital dos Emirados Árabes Unidos é tema do Planeta CNN deste domingo (26)

Grande Mesquita do Sheikh Zayed
Grande Mesquita do Sheikh Zayed CNNi

Da CNN São Paulo

Maior de todos os sete emirados que compõem os Emirados Árabes Unidos (EAU), Abu Dhabi é também o mais rico – sim, mais rico que Dubai. Seu território cobre quase 90% do país, e inclui cerca de 200 ilhas naturais e um litoral de 400 km de extensão. Assim como com seus vizinhos, o petróleo ali é o principal responsável pela riqueza.  

 A primeira e única “filial” do Museu do Louvre fora da França está em Abu Dhabi, numa obra que demorou uma década para ser concluída. Uma das grandes atrações do edifício de 8.600 metros quadrados é um domo vazado, composto de 7.850 estrelas de diferentes tamanhos, por onde entra a luz do sol. Ele pesa 7.500 toneladas, que é equivalente ao peso da Torre Eiffel. 

 A Grande Mesquita do Sheikh Zayed é outra atração arquitetônica impressionante. É a maior dos EAU, com mais de mil colunas compondo as arcadas externas, que foram desenhadas à mão, usando milhões de pedaços de pedras semipreciosas de diferentes países do mundo. A mesquita tem, ainda, 82 domos de tamanhos variados, e uma sala de orações com capacidade de receber até oito mil fiéis. Nesta sala, está o maior lustre do mundo dentro de uma mesquita, composto por 40 milhões de peças de cristal Swarovski. 

 A ilha de Yas é a referência em diversão de Abu Dhabi. Como o nome diz é uma ilha, porém artificial. São 2.500 hectares de área construída – ou seja, 25 mil metros quadrados. É um complexo dedicado à diversão, aventura e velocidade. Estão ali clubes de polo, marinas, campos de golfe, hotéis, um parque aquático, um parque temático da Ferrari e o Circuito de Yas Marina, onde é realizado o Grande Prêmio de Formula 1 de Abu Dhabi. Com exatamente 1.173 metros, está ali a pista em linha reta mais longa de qualquer circuito de Fórmula 1. 

E, por falar em velocidade, o parque temático Ferrari World, localizado nesta ilha, tem a montanha-russa mais rápida do mundo. A Formula Rossa vai de 0 a 240 km/h em apenas 4,9 segundos. Com 2 km de extensão, ela passou por uma reestruturação e antes de sua reinauguração, em 2017, ela foi testada pela dupla Kimi Räikkönen e Sebastian Vettel, ícones da Fórmula 1. 

Abu Dhabi é grande em extensão, mas é bom lembrar que há muitos desertos por ali. E eles também são imponentes. É o caso do Rub’ al-Khali, conhecido como O Quarto Vazio, que é a região de areia contínua mais longa do mundo. São aproximadamente 60 mil metros quadrados de deserto ininterrupto, fazendo com que ele avance também para dentro dos territórios de Omã, Iêmen, e Arábia Saudita.