Com infraestrutura e investimentos, governo de SC faz ação de fomento ao turismo de inverno

Governador Jorginho Mello (PL-SC) começa a agenda nesta quinta-feira (20), data que marca o início do inverno

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

O Governo de Santa Catarina realiza neste ano a maior ação de fomento ao turismo de inverno da história do estado. O governador Jorginho Mello (PL-SC) começa a agenda nesta quinta-feira (20), data que marca o início do inverno, visitando Bom Jardim da Serra.

As ações do governo incluem entregas e eventos na Serra catarinense, de 20 a 22 de junho, como o lançamento do Programa Energia Boa da Celesc e a apresentação da Estação Inverno na vinícola Villa Francioni em São Joaquim, entre outros eventos.

 

Estamos indo pra Serra e de lá vou despachar as ações de governo e fazer entregas e anúncios importantes para toda a região. Vou estar com os secretários, percorrendo os municípios da Amures para acompanhar o início da Estação Inverno.

Governador Jorginho Mello

O governador ainda afirmou que há ações sendo realizadas na região, como reforço na segurança pública, saneamento básico e na energia elétrica. Com isso, o Governo de Santa Catarina quer trazer novos investimentos para moradores e turistas.

“Santa Catarina também sabe receber bem no inverno. Temos o frio, pousadas, vinhos, queijos, maçã e muitos outros produtos locais e precisamos mostrar ainda mais tudo isso para o Brasil e para o mundo”, completou.

Crescimento econômico

Segundo dados da 12ª Pesquisa de Inverno na Serra Catarinense, da Fecomércio, houve melhora no faturamento das empresas catarinenses em julho e agosto de 2023. O estudo também mostrou que a hotelaria, área na qual há maior procura desde 2017, é a área com maior investimento dos visitantes. Em sua maioria, os turistas são brasileiros e catarinenses. Entre 2022 e 2023, eles representam um aumento de cerca de 10% do público da região.

As informações da Fecomércio-SC também destacam um aumento de 2,3% no faturamento das empresas em 2023 comparação a 2022. Ainda houve, no inverno de 2023, um crescimento de 8,7% em relação aos outros meses de 2022 que não sejam julho e agosto. Com a evolução econômica, houve um aumento de 5% na contratação de pessoas para o inverno.

Evandro Neiva, secretário de Estado do Turismo, destacou que o turismo virou uma grande fonte de investimento governamental. “Temos todas as características que o turismo busca para aproveitar o frio e desfrutar de uma boa alimentação”, disse ele.

“São atrativos para todos os bolsos e gostos da Serra ao Litoral e isso tem chamado cada vez mais visitantes ao nosso estado. Além disso, o governador Jorginho Mello tem desenvolvido ações em várias áreas do governo para melhorar a infraestrutura das cidades da Serra”, finalizou.