Começa hoje o SP-Artes Rotas Brasileiras que celebra a diversidade artística do país

Feira acontece de 30 de agosto a 3 de setembro na ARCA, em São Paulo, e reúne 70 projetos curados por galerias de 11 estados brasileiros

Segunda edição do SP-Artes Rotas Brasileiras acontece até domingo (3) em São Paulo
Segunda edição do SP-Artes Rotas Brasileiras acontece até domingo (3) em São Paulo Divulgação

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia São Paulo, SP

A segunda edição da SP-Artes Rotas Brasileiras, feira que celebra a diversidade e a riqueza da arte pelo país, acontece a partir desta quarta-feira (30) até domingo (3) na ARCA, em São Paulo.

O evento reúne 70 projetos curados por galerias de 11 estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Ceará, Pará, Goiás, Brasília e Maranhão). O primeiro dia, entretanto, será aberto apenas a convidados.

Espaços já estabelecidos como Almeida & Dale, Fortes D’Aloia & Gabriel, Gomide&Co, Millan e Vermelho, galerias mais jovens, como Central, HOA, Jaqueline Martins, VERVE e Sé, assim como aquelas localizadas fora do eixo Rio-São Paulo, como Cerrado (Goiânia), Lima (São Luís do Maranhão), Marco Zero (Recife), Mitre (Belo Horizonte) e Paulo Darzé (Salvador) fazem parte da lista de participantes.

Leia Mais:

O evento contará com alguns projetos especiais, como o Sertão Negro, um espaço de residência e vivência artística de Goiânia fundado pelo artista Dalton Paula. No Arte Pará, por sua vez, os artistas envolvidos revelam várias Amazônias, buscando romper estereótipos com um convite ao público para enxergar a região e seus habitantes de forma multifacetada.

Sertão Negro, do artista Dalton Paula, é um dos espaços especiais do evento / Paulo Rezende

“Rotas Brasileiras é sobre reimaginar as fronteiras entre o erudito e o popular, o centro e a periferia, o comercial e o institucional. A feira se propõe a expandir perspectivas, ampliar narrativas e romper estereótipos, estando mais interessada em trazer perguntas do que respostas fechadas. É um evento onde queremos que as pessoas se identifiquem com as raízes nacionais e que, ao mesmo tempo, traz dinamismo e oxigenação ao mercado”, explica a diretora do evento Fernanda Feitosa.

A programação terá conversas com artistas, visitas guiadas e audioguias temáticos produzidos por curadores convidados, que poderão ser encontrados também no Spotify. A programação completa e todo o conteúdo do evento estarão disponíveis no site e no aplicativo SP-Arte, disponível para iOS e Android. Lá, o público também poderá comprar os ingressos que custam R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia-entrada).

SP–Arte Rotas Brasileiras 2023
ARCA: Avenida Manuel Bandeira, 360, Vila Leopoldina/Horário de funcionamento: 30 de agosto (quarta-feira, apenas convidados, das 11h às 19h; 31 de agosto (quinta-feira, público geral): a partir das 14h; 1 e 2 de setembro (sexta-feira e sábado), das 12h às 19h; dia 3 de setembro (domingo), das 11h às 18h/Mais informações podem ser encontradas no site do evento