De dentaduras a muletas: os itens curiosos e mais perdidos em aeroportos

Terminais aéreos brasileiros têm milhares de objetos esquecidos todos os anos; saiba onde e como recuperá-los

Daniela Caravaggido Viagem & Gastronomia

Não é incomum você chegar em aeroportos pelo mundo e se deparar com a cena de alguém correndo para não perder o voo. A fila para a esteira do Raio X – obrigatório antes de entrar em qualquer aeronave – causa pesadelos até mesmo para os mais adiantados. É nela também em que a maioria dos objetos de passageiros é esquecida. Os banheiros e sala de embarque dividem o topo da lista de ambientes onde pertences são encontrados e levados diretamente ao departamento de Achados e Perdidos.

“Em todos os aeroportos brasileiros os passageiros têm acesso às principais orientações sobre os serviços aeroportuários no balcão de informações. Cada setor de Achados e Perdidos tem sua própria norma e tempo para guardar os itens, esperando a retirada pelos seus donos”, ressalta Carmem Bosque, advogada especializada em direito do consumidor.

“Em qualquer caso que o passageiro se sinta prejudicado ou entenda que seus direitos como consumidor foram desrespeitados, o governo federal disponibiliza uma plataforma de resolução de conflito em que as empresas participantes têm até 10 dias para analisar e responder às reclamações”, completa.

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O Aeroporto Internacional de Guarulhos, maior do país, por exemplo, recebe em seu Achados e Perdidos por volta de 22 mil objetos todos os anos. Deste total, almofadas de pescoço e documentos são os mais comuns.

Dentre os mais inusitados estão bengalas, muletas e, acredite se quiser: olhos de vidro. Lá, tudo fica guardado por 60 dias. Passado este período, os documentos pessoais são descartados e os demais itens doados ao Fundo Social de Solidariedade do Município de Guarulhos.

Já o Aeroporto de Brasília registrou 8.667 objetos esquecidos pelos passageiros no terminal aéreo em 2022. Destes itens, somente 21% foram recuperados pelos seus donos. Neste primeiro semestre de 2023 já foram deixadas 4.111 peças: documentos e cartões lideram o ranking, junto com travesseiros, roupas e necessaires. Entre os mais inusitados estão: um carrinho de carga enorme, luminárias, um atabaque (instrumento musical) e dentaduras.

Lá, os pertences ficam guardados até 90 dias e para recuperá-los é necessário fornecer informações que atestem a titularidade do objeto, como a descrição, senha, cor, dia e provável horário em que ele foi perdido.

Os itens, assim que achados, são catalogados com as principais características do dia da perda. Passado o período, ele é doado para instituições de caridade credenciadas pela Inframerica. Os documentos pessoais são repassados aos Correios e cartões de crédito são destruídos após sete dias. Produtos de higiene pessoal e cosméticos também são descartados após este período.

Fones de ouvidos, pen drives, malas, livros, celulares e computadores também são constantemente achados pelos setores espalhados pelo Brasil. Vale destacar também que em caso de perda de passaporte, os responsáveis encaminham direto para a Polícia Federal.

Uma dica para evitar perder objetos durante a viagem é carregar poucas coisas. “Embarcar com muitos objetos nas mãos é normalmente a principal razão pelas quais as pessoas perdem itens no Aeroporto de Brasília. Também é comum perder documentos na hora de apresentá-los nos balcões de check-in e no portão de embarque. O ideal é guardá-los logo após a apresentação ao funcionário da companhia aérea”, explica a coordenadora de Atendimento ao Cliente, Rayana Araújo.

Outra recomendação importante ao passageiro é sempre prestar atenção aos objetos que encontra pelo terminal aéreo, especialmente malas e mochilas que sejam suspeitas.

“Ao encontrar um objeto esquecido pelo terminal aéreo, o ideal é que o passageiro não o manuseie. Basta chamar um funcionário do aeroporto. Nossas equipes são treinadas para lidar com este tipo de situação”, recomenda.

No Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, a média é de quase quatro mil pertences deixados por ano. A porcentagem de procura também é baixa: apenas 28% são devolvidos aos seus donos. O prazo é também de três meses, sendo alimentos perecíveis apenas 24h.

O aeroporto ressalta que o SAC tenta procurar através das redes sociais as pessoas que perderam documentos de identidade.

Para os itens esquecidos dentro das aeronaves, os passageiros devem entrar em contato direto com as companhias aéreas / Unsplash

A Infraero, administradora de 16 aeroportos do país, é também a responsável pela organização destes setores em cada um deles, que recebem diariamente dezenas de objetos dos tipos mais diversos.

No Aeroporto de Congonhas, foram registrados 8.491 objetos perdidos em 2021 e 9.370 no ano de 2022. Já no Aeroporto Santos Dumont, foram registrados 4.180 itens perdidos em 2021 e 6.724 em 2022. Alguns objetos incomuns foram: baqueta de maestro, varinha do Harry Potter, placa solar, troféus, muletas, prótese dentária e até cadeiras de rodas.

A engenheira Vanessa Gari, de 38 anos, esqueceu sua bolsa em um café da sala de embarque em Congonhas na primeira semana de julho. Com carteira, documentos pessoais e objetos de valor, só foi perceber que estava sem ela dentro da aeronave, em direção a Recife.

“Como o cartão de embarque e CNH são digitais e eu estava com a mochila do laptop, só me dei conta quando o avião fechou as portas. Faltavam 10 minutos para perder o sinal, então, acionei minha mãe e pedi para que ela ligasse no café: não estava lá. Então, ela ligou algumas vezes para o setor de Achados e Perdidos e encontraram. Só eu posso retirar ou fazer uma procuração para terceiros, mas ela está guardada me esperando voltar”, conta.

É importante lembrar que os itens esquecidos dentro das aeronaves são de responsabilidade das companhias aéreas. É necessário entrar em contato com a empresa com a qual o passageiro viajou para reaver o item deixado dentro de aviões. As informações detalhadas do setor de Achados e Perdidos dos Aeroportos Brasileiros são encontradas em seus respectivos sites.

Veja as principais informações dos aeroportos mencionados acima:

Aeroporto Internacional de Guarulhos
Localização: Terminal 3 – Piso de Embarque​
E-mail: email perdidoseachados@gru.com.br.
Horário de funcionamento: diariamente, das 06h30 às 22h30

Aeroporto de Congonhas
Localização: Terminal de passageiro – Piso 1
Telefone:​ ​(11) 5090-9013
E-mail: achadoseperdidoscgh@infraero.gov.br
Horário de funcionamento: diariamente, das 06h às 23h

Aeroporto de Brasília
Localização: Piso de Desembarque, próximo ao guichê de pagamento da Estapar Estacionamentos.
E-mail achadosperdidos@inframerica.aero.
Telefone: (61) 3214 6109
Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 06:00 às 00:00, (exceto feriados).

Galeão
Localização: Terminal 2, piso 0
Telefone: (21) 3004-6050
E-mail: faleconosco@riogaleao.com
Horário de funcionamento: de segunda à sexta, das 10h às 17h (é necessário realizar o agendamento prévio para atendimento)


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