De Tóquio a Abu Dhabi: os museus mais bonitos do mundo em 2026
Sete museus recém-inaugurados entraram para lista do Prix Versailles, prêmio internacional que reconhece os projetos arquitetônicos mais impressionantes do ano

Museus na Ásia, Oriente Médio, Europa e América do Norte estão entre os mais bonitos do mundo em 2026. Ao todo, sete endereços compõem a World’s Most Beautiful Museums List 2026. Nenhum museu brasileiro entrou para a seleção.
Divulgada no começo de maio, a lista reúne locais culturais abertos recentemente e faz parte do Prix Versailles, prestigiado prêmio global de arquitetura. Trata-se, na verdade, de uma série de competições arquitetônicas anuais estabelecidas em 2015 pela Unesco, que reconhece projetos contemporâneos em diversas categorias, incluindo ainda aeroportos e restaurantes.
Projetos do mundo inteiro podem ser submetidos ao prêmio. Os vencedores são avaliados por um júri especializado, composto por arquitetos, designers e autoridades ligadas à arte. São levados em conta fatores como qualidade do design, integração com o meio ambiente e práticas sustentáveis.
Museus na Ásia
Dois museus entre os mais bonitos do mundo ficam na China: o Science & Technology Museum, em Shenzhen, e o Xuelei Fragrance Museum, em Guangzhou.
Aberto em maio de 2025, o Science & Technology Museum foi concebido para ser o mais novo símbolo da Greater Bay, a maior região metropolitana do mundo, com uma população de cerca de 100 milhões de habitantes. Projeto do escritório Zaha Hadid Architects, fica ao lado de um estação de metrô e é âncora do novo parque científico da cidade.
O museu tem mais de 128 mil m² e reúne exposições interativas que misturam tecnologia e arte. Apresenta uma série de terraços externos voltados para um parque, que funciona como uma extensão natural das galerias internas. A fachada tem 95 mil painéis irregulares de aço inoxidável, que mudam de cor de acordo com a incidência de luz.
Já o Xuelei Fragrance Museum é o maior museu de fragrâncias do mundo. Foi pensado como um manifesto da arte invisível da perfumaria e revela o trabalho envolvido na criação de um aroma. As galerias retraçam a evolução das fragrâncias, desde as origens ritualísticas na Antiguidade até os avanços mais recentes. Há cerca de 300 estações de aromas e um jardim na cobertura.

Outro museu entre os mais bonitos do mundo em 2026 fica no Japão. Inaugurado em março, o MoN Takanawa: The Museum of Narratives é um polo cultural de 29 mil metros quadrados cuja missão é disseminar a cultura japonesa para o mundo pelos próximos 100 anos. Fica no complexo Takanawa Gateway City, onde funcionou a primeira linha ferroviária do Japão.
Foi projetado por Kengo Kuma, mesmo arquiteto por trás da Japan House São Paulo. O museu em Tóquio utiliza materiais fragmentados, paredes vazadas e iluminação difusa, com fachada em espiral composta por madeira e camadas de vidro.
Outros destaques
No Oriente Médio, o Zayed National Museum, novo símbolo cultural de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, também entrou para a lista. Aberto em dezembro de 2025 no novíssimo Distrito Cultural de Saadiyat, o museu propõe uma viagem a mais de 300 mil anos de história com ajuda de seis galerias, que reúnem artefatos desde o perídoo Paleolítico até a história moderna.
Na capital do Uzbequistão, o Islamic Civilization Center é um palácio monumental com uma cúpula que se ergue a 65 metros de altura. Além de museu, funciona como um polo de pesquisa, educação e difusão cultural. O objetivo é oferecer um panorama da história do país desde a Antiguidade. Um dos destaques é o Salão do Alcorão, que combina luz, som e elementos multimídia para criar uma atmosfera contemplativa. Também há quatro salas dedicadas a grandes períodos históricos.
Localizado em Arlington, no Texas, o National Medal of Honor Museum homenageia os ganhadores da Medalha de Honra das Forças Armadas dos EUA. Revestido em aço, o hall de exposições é monumental e fica suspenso a 12 metros de altura sobre um pátio central ao ar livre.
Escadarias espirais e elevadores envidraçados conduzem os visitantes por galerias imersivas. Sustentado por cinco megacolunas, cada uma representando um ramo das Forças Armadas dos EUA, o museu é conectado ao parque à beira do lago e ao distrito de entretenimento da cidade. Foi um dos últimos trabalhos do arquiteto uruguaio Rafael Viñoly, cujo escritório está por trás do projeto do novo terminal no aeroporto de Florença, que promete colocar um vinhedo no teto.
Já nas planícies da Lituânia, em Šeduva, o Lost Shtetl Museum preserva a memória de um mundo que desapareceu. Em iídiche, "shtetl" significa "pequena cidade" e era o termo usado pelos judeus para definir comunidades locais. Antes do Holocausto, o país abrigava mais de 200 shtetls; hoje, não existe nenhum.
A partir de histórias reais ligadas à cidade, o museu reconstrói as tradições e a vida de famílias judaicas lituanas. A arquitetura é marcada por telhados que lembram a silhueta de uma pequena vila, organizada em casas independentes, cada uma dedicada a um capítulo da exposição.
Estes são os museus mais bonitos do mundo em 2026:
- Zayed National Museum (Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos)
- Science & Technology Museum (Shenzhen, China)
- Xuelei Fragrance Museum (Guangzhou, China)
- MoN Takanawa: The Museum of Narratives (Tóquio, Japão)
- Lost Shtetl Museum (Šeduva, Lituânia)
- National Medal of Honor Museum (Arlington, Estados Unidos)
- Islamic Civilization Center (Tashkent, Uzbequistão)


