De pratos asiáticos a empanadas: seis deliveries que valem a pena em São Paulo

No Dia Internacional da Internet Segura, o colunista Fred Sabbag indica negócios na capital paulista que cresceram no mundo digital e se destacam com seus serviços de entrega

Descubra deliberes que fogem do óbvio em São Paulo. Na foto, o arroz frito do Fat Buddha
Descubra deliberes que fogem do óbvio em São Paulo. Na foto, o arroz frito do Fat Buddha Divulgação

Fred Sabbagdo Viagem & Gastronomia São Paulo

Confesso que não sabia desta data, mas soube que hoje, 7 de fevereiro de 2023, comemora-se o Dia Internacional da Internet Segura (Safer Internet Day), que nasceu na Europa em 2004 no projeto SafeBorders da União Europeia.

É inegável que a internet, sem a qual ninguém leria esta coluna, tornou-se quase um item de sobrevivência nos dias de hoje (o que demanda uma dedicação para tornar essa ferramenta acessível a todos – infelizmente em vão).

Ouso dizer que a pandemia de Covid-19 acelerou esse processo de “dependência internética” que vivemos, em que muitos se sentem (eu, inclusive), na necessidade de permanecer o máximo de tempo possível online.

Mas, logicamente, a internet tem muitos benefícios para os usuários e, a meu ver, a gama tecnológica criada no mercado de delivery é um deles.

A otimização de tempo de comunicação entre cliente e restaurante, a possibilidade de, em tempo real, constatar se determinado prato está disponível no dia, e muitas outras ferramentas, facilitam bastante a vida de quem, em frente à telinha, pretende pedir sua refeição.

Não estou aqui a falar, por óbvio, da situação dos entregadores que, dia e noite, faça chuva ou faça sol, realizam um trabalho hercúleo sob condições que deveriam ser infinitamente melhores para fechar esse processo de entrega de que já dependemos tanto.

O debate sobre essa pauta é grande e aplicativos têm tentado criar modelos de trabalho mais acertados tanto para os entregados quanto para os comerciantes e clientes. Um exemplo disso é o App Justo, que logo no início da pandemia pensaram em um modelo alternativo ao dominante, baseado na transparência e autonomia de seus integrantes.

Via aplicativo, os entregadores podem formar suas frotas e definir o valor de seu trabalho e os restaurantes podem definir suas estratégias comerciais sem receio de que isso impacte negativamente em sua visibilidade no app. Já os consumidores podem escolher quem faz a entrega de seu pedido e têm a garantia de que os prestadores de serviço estão sendo remunerados e tratados de maneira justa.

Assim, já que somos dependentes confessos da rede mundial de computadores, que cada vez mais façamos um bom uso da ferramenta.

E como estamos aqui para falar de comida e bebida boa, indico a seguir seis deliveries que vão te surpreender em São Paulo: 

Isla Oriente

Isla Oriente é delivery que reúne pratos de vários países asiáticos / Reprodução/Instagram

Voltado para promover uma viagem ao continente Asiático sem que o comensal saia do sofá, o Isla Oriente possui pratos de origem de diversos países, como Japão, China, Tailândia, Malásia, Coréia e Índia. Foi fundado pelo casal Izadora Ribeiro e Marcus Ozi, que antes foram proprietários do Isla Café em Pinheiros.

Do cardápio, recomendo o Shumai Isla (dumplings de porco acompanhado de molho sweet chili); o Isla Pad (versão do conhecido pad thai) e o Isla Verde (curry verde de vegetais com leite de coco, servido com arroz de jasmin, chutney de manga e farofa de amendoim).

Isla Oriente (@isla_oriente): pedidos via iFood

Papila Deli

Papila Deli possui algumas marcas com entrega de bowls, saladas, pokes, entre outros / Reprodução/Instagram

Inaugurado em dezembro de 2019, fruto do sonho de Antonio Mendes, Alex Lewcowicz e Bruno Kormes, o Papila Deli possui marcas voltadas para a entrega de pokes, bowls naturais, saladas, doces, sanduíches, sushi e pratos preparados na panela wok.

Do extenso cardápio em todas as marcas recomendo o Poke Spicy Tuna, o Donburi Chicken Teriyaki, o Beef Wok e o Sanduba de Frango.

Papila Deli (@papiladeli): pedidos via site, iFood e Rappi.

Dozza

Dozza é conhecido por suas esfihas e pratos típicos da culinária armênia / Reprodução/Instagram

Fundado em Osasco por filhos de imigrantes armênios, o Dozza é conhecido por suas ótimas esfihas e outros pratos típicos da culinária armênia. Posteriormente, abriu outras unidades e uma linha de congelados.

Para o delivery recomendo as esfihas fechadas (viajam melhor do que as abertas, sempre), em especial a de queijo com basterma (famosa carne curada e bastante temperada), assim como a de carne e a de espinafre.

Também são imperdíveis o kibe yeveran (casquinhas de kibe recheadas com coalhada seca e geleia de damasco), o kibe com nozes, o kibe cozido (algo difícil de se encontrar por aí) e as famosas pastas (homus, coalhada seca e babaganoush).

Dozza (@esfihasdozza): pedidos via site

La Guapa Empanadas

La Guapa tem 34 lojas espalhadas pelo Brasil que entregam o tradicional salgado argentino assado / Divulgação

Fundada em 2014 por Paola Carosella e Benny Goldenberg, a La Guapa Empanadas é hoje um verdadeiro império do tradicional salgado argentino assado com perfeição, em diversas lojas espalhadas pelo Brasil. As empanadas são todas feitas à mão, uma a uma, e sempre surgem novos sabores no menu, como a Toscana, lançada nos últimos dias.

Do cardápio, minhas preferidas são a clássica Salteña (carne, azeitona, ovo e batata), Pucacapa (cebola caramelizada com queijo derretido) e Porteña (2 queijos com tomate assado e manjericão).

La Guapa Empanadas (@laguapasp): pedidos via app La Guapa e iFood.

Fat Buddha

Fat Buddah tem cardápio voltado a entradas e pratos japoneses quentes / Reprodução/Instagram

Fundado em 2020 por um grupo de quatro amigos, o Fat Buddah nasceu e continua exclusivamente com o serviço de delivery, com um cardápio voltado para entradas e pratos japoneses quentes.

Do cardápio, recomendo a Costela Shogayaki (que acompanha gohan e gema curada), o Fried Rice de Porco com Kimchi (arroz frito com pancetta e a iguaria coreana) e o Orange Chicken Domburi (sobrecoxa de frango com molho de laranja sobre gohan).

Fat Buddha (@fatbuddhaoficial): pedidos via Goomer, Rappi, App Justo, iFood e Vou de Nekô.

Maialino Panino

Sanduíche do Maialino Panino  / Reprodução Instagram

O Maialino Panino é um delivery de paninos italianos fundado no final de 2020 com inspiração em uma rede de sanduíches baseada em Florença. Para mim, é um produto “coringa” que pode ser comido desde o café da manhã até o jantar.

Do cardápio, recomendo os paninos de mortadela, carpaccio e copa lombo.

Maialino Panino (@maialino_panino): pedidos via app próprio e DeliveryDireto.

*Os textos publicados pelos insiders e colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do CNN Viagem & Gastronomia.

Sobre Fred Sabbag

Fred Sabbag
O advogado e entusiasta gastronômico Fred Sabbag, que conta com milhares de seguidores no Instagram / acervo pessoal

Fred Sabbag é advogado por profissão, mas, no tempo livre, nada de processos ou trâmites judiciais: uma de suas maiores paixões é frequentar bares e restaurantes. O hábito rendeu-lhe inúmeros seguidores no Instagram (@fredsabbag) e o tornou um personagem importante da gastronomia em São Paulo.