Disney anuncia novos parques temáticos e cruzeiros, dos EUA à China
Disney anunciou uma série de projetos para parques temáticos e cruzeiros a serem desenvolvidos nos próximos anos
-
1 de 6
Uma representação artística da Terra dos Vilões • Divulgação/Disney
-
2 de 6
Conceito artístico da primeira atração de parque temático da Disney baseada em "O Rei Leão", prevista para abrir na Disneyland Paris • Divulgação/Disney
-
3 de 6
Conceito artístico da primeira atração temática da Disney baseada em "Coco", cuja construção começa em 2026. Na atração, as famílias poderão seguir a jornada de Miguel pelo mundo dos mortos. • Divulgação/Disney
-
-
4 de 6
Conceito artístico da versão áudio-animatrônica de Walt Disney, prevista para inaugurar em 2025 na Disneyland • Divulgação/Disney
-
5 de 6
Conceito artístico de Pueblo Esperanza no Disney’s Animal Kingdom Theme Park. O novo espaço contará com atrações centradas em "Encanto" da Disney e na franquia Indiana Jones • Divulgação/Disney
-
6 de 6
Conceito artístico de uma atração na nova área temática de "Carros" que será inaugurada na Frontierland, no Disney’s Magic Kingdom • Divulgação/Disney
-
A Disney anunciou uma série de projetos para parques temáticos e cruzeiros a serem desenvolvidos nos próximos anos, incluindo uma área dedicada aos vilões, um passeio inspirado em “Encanto”, a possibilidade de voar como o Homem de Ferro e uma nova tecnologia de áudio-animatrônicos que trará Walt Disney à vida diante dos visitantes. As novidades vieram após a divulgação de um relatório financeiro mostrando uma queda na frequência dos parques domésticos.
Os fãs que estiveram na convenção bianual D23, da Disney, ansiavam por detalhes desses novos projetos há anos, reclamando que anúncios anteriores apresentavam apenas conceitos vagos.
No entanto, na apresentação de sábado (10), no Honda Center, em Anaheim, na Califórnia, os 12 mil fãs presentes descobriram como o investimento prometido de 60 bilhões de dólares (cerca de R$ 330 bilhões) em parques e cruzeiros ganhará vida na próxima década.
Em uma entrevista à CNN Travel, o presidente da Walt Disney Parks and Resorts, Josh D’Amaro, disse: “O que estamos fazendo, acredito, de forma mais agressiva do que nunca, é aproveitando a tecnologia, não apenas por ela mesma, mas para criar experiências mágicas – quase alucinantes”.
O que está por vir no Walt Disney World, da Flórida
A maior expansão já feita no Magic Kingdom será desenvolvida atrás da atração “Big Thunder Mountain Railroad”, que já existe, e incluirá uma área temática de vilões, bem como uma área inspirada no filme “Carros”, da Pixar.
A arte conceitual mostrada no sábado (10), retrata um cenário sombrio na área dos vilões, onde a Disney promete duas grandes atrações.
O anúncio de “Carros”, marcado por uma apresentação ao vivo de “Life is a Highway”, do cantor Shaboozey, detalhou uma área que não será uma réplica do Cars Land, na Califórnia.
Em vez disso, será uma aventura “off-road” (que significa dirigir em terrenos não pavimentados, como trilhas), com uma atração mais radical e outra voltada para toda a família. A construção da área começará em 2025.
O Magic Kingdom também terá uma nova parada noturna chamada “Disney Starlight”, no verão de 2025.
No Walt Disney World Resort, na Flórida, o parque Disney’s Hollywood Studios terá uma nova área chamada “Monstropolis”, baseada na franquia “Monstros S.A.”.
Billy Crystal, que deu voz ao personagem Mike Wazowski, anunciou esse desenvolvimento, que contará com a primeira montanha-russa suspensa de qualquer parque da Disney, onde os visitantes poderão percorrer o cofre de portas da fábrica dos Monstros S.A.
Tanto na Flórida quanto na Califórnia, a atração Millennium Falcon Smuggler’s Run, localizada em Star Wars Galaxy’s Edge, terá uma nova história com o Mandaloriano e Grogu.
No parque Animal Kingdom, a abertura da área Tropical Americas foi confirmada para 2027. Ela incluirá a primeira atração do filme “Encanto”, que acontecerá dentro da mágica “Casita”, onde vive a família Madrigal.
Os visitantes poderão acompanhar o dia no qual o personagem Antonio recebe seu dom mágico, seguindo-o enquanto ele abre sua porta para revelar uma paisagem exuberante cheia de animais com quem pode conversar.
A mesma área do parque contará com uma atração de “Indiana Jones” dentro do antigo edifício da atração Dinosaur, mas não será uma réplica das atuais atrações da franquia, na Disneyland, na Califórnia, ou no Tokyo DisneySea. Em vez disso, as pessoas embarcarão em uma aventura onde Indiana Jones descobre um templo maia.
Ke Huy Quan, ator vencedor do Oscar, que apareceu como criança em “Indiana Jones e o Templo da Perdição”, estave presente no evento para apresentar a nova atração. “Isso parece incrível”, disse ele. “Mas haverá cobras?”.
A Disney construirá uma “cidade” central dentro da Tropical Americas, chamada Pueblo Esperanza, com folhagem exuberante, arquitetura de estilo espanhol e um carrossel com personagens esculpidos em madeira.
O Animal Kingdom também terá um show de “Zootopia”, já anunciado anteriormente, no teatro sob a Árvore da Vida, estreando entre o final de 2025 e início de 2026.
No EPCOT, a reforma do Test Track será inaugurada em 2025. O parque também terá um novo lounge na Spaceship Earth que oferece vista para Dreamer’s Point, onde há uma estátua de Walt Disney.
Quando perguntado se o resort da Flórida ganharia um quinto parque temático nos próximos anos para competir com o parque Epic Universe, da Universal, que será inaugurado em 2025, D’Amaro disse à CNN Travel: “Estamos sempre pensando no próximo passo. Por enquanto, temos muito o que comemorar e falar com os fãs da D23, e acho que será tão impressionante para eles que é só nisso que vão pensar.”
O que está por vir no Disneyland Resort, da Califórnia
O parque original, Disneyland, celebrará seu 70º aniversário em 2025. Para marcar a ocasião, a empresa criará a primeira versão de áudio-animatrônico de Walt Disney, com um nível de complexidade tecnológica ainda não visto em um parque da Disney.
Ele será apresentado em um palco, enquanto os visitantes no teatro podem vê-lo sentado em seu escritório, contando histórias sobre como era sua época à frente da empresa. Esse show será alternado com o atual “Grandes Momentos com o Sr. Lincoln”, na Main Street Opera House.
“Para mim, é algo muito emocionante”, disse D’Amaro. “É importante para nossos visitantes, pois demonstra nosso legado de um lado, mas também exibe a incrível tecnologia e inovação que temos dentro das paredes da Imagineering”.
D’Amaro mencionou que o projeto é desenvolvido com o aval da família Disney.
A antiga Splash Mountain, da Disneyland, foi transformada na Tiana’s Bayou Adventure, e será inaugurada em 15 de novembro – uma atração que também foi reformulada e aberta no início do verão, no Disney World, na Flórida.
Do outro lado da esplanada, no parque Disney California Adventure, o Campus dos Vingadores terá mais que o dobro do tamanho, com o início da construção marcado para 2025.
A primeira grande atração adicionada a essa área será o passeio “Avengers Infinity Defense”, onde os visitantes descobrirão que uma tecnologia de portal desapareceu, fazendo com que o Rei Thanos cause estragos em vários mundos.
O público lutará com os Vingadores para defender a cidade de Nova York. Também encararão batalhas em Asgard, de Thor, e Wakanda, do Pantera Negra.
A segunda grande atração nessa área expandida é “Stark Flight Lab”, onde visitantes poderão fazer um voo teste como o Homem de Ferro, em uma cápsula para duas pessoas levantada por um braço robótico que a faz voar.
Haverá diferentes voos para experimentar, sendo que a atração não envolverá efeitos de realidade virtual. O braço robótico será responsável por carregar fisicamente o veículo da atração.
O Disney California Adventure também terá uma nova atração inspirada em “Coco”, da Pixar, uma aventura para a família, cuja construção começará em 2026. Os visitantes poderão seguir a jornada de Miguel pelo mundo dos mortos, viajando por cenas coloridas e vendo animatrônicos dos personagens esqueléticos do filme.
Uma nova área baseada em “Avatar: O Caminho da Água” e futuros filmes de Avatar também será construída no California Adventure. Ela incluirá uma nova atração diferente do que já existe em Pandora, na Flórida.
Os fãs da Disney presentes na apresentação pareceram mais entusiasmados com as atrações que incluíam arte conceitual detalhada e datas de início de construção.
Tom Bricker, que escreve no Disney Tourist Blog, disse à CNN Travel que esses detalhes e planos surpresa aliviarão o ceticismo recente entre visitantes mais fiéis dos parques, mas alguns podem adiar suas visitas.
“Esses projetos não terão impacto na frequência de visitantes a curto prazo”, disse Bricker.
Como já foi relatado, o Disneyland Resort expandirá amplamente sua capacidade de construir atrações em seu terreno atual, com um investimento de pelo menos 1,9 bilhão de dólares (cerca de R$ 10,4 bilhões) ao longo de 10 anos.
Victoria Wade, uma fã da D23 e criadora de conteúdo que participou da apresentação, disse à CNN Travel: “[A Disney] basicamente se colocou no nosso nível e mostrou que ouviu nosso feedback, que nos ouviram e que querem que os parques cresçam e tenham sucesso tanto quanto nós [queremos]”.
Wade disse que ela e seus amigos resumiram a noite da seguinte forma: “Voltamos com tudo”.
As novidades da Disney Cruise Line
Atualmente, a Disney Cruise Line possui cinco navios, com mais quatro em produção. A empresa anunciou, no sábado (10), que adicionará mais quatro navios até 2031, quase triplicando o tamanho da frota atual em operação.
“A demanda é tão alta em comparação com nossa frota relativamente pequena hoje, que temos muita confiança em nossa capacidade de investir e entregar experiências incríveis – e essa última parte é importante – em todo o mundo”, disse D’Amaro. As localizações específicas para as viagens dos navios ainda não foram anunciadas.
O novo navio Disney Destiny terá um musical de Hércules no palco.
Robert Niles, fundador e editor do Theme Park Insider, disse que a maior surpresa da noite pode ter sido essa expansão da linha de cruzeiros: “É uma grande reviravolta em relação a apenas quatro anos atrás, quando as pessoas previam o fim da indústria de cruzeiros por causa da pandemia.”
O que está por vir nos Parques Internacionais da Disney
Os parques da Disney em Xangai, na China, e Hong Kong receberão novas atrações da Marvel. O Shanghai Disneyland terá uma atração emocionante sobre o Homem-Aranha, a primeira vez que a Marvel aparecerá nesse parque.
Em Hong Kong, outra grande atração da Marvel com o Homem-Aranha e um de seus inimigos será adicionada à área “Stark Expo” em Tomorrowland.
Em Paris, será construída a primeira atração de parque temático da Disney inspirada em “O Rei Leão”, no Disney Adventure World, recentemente renomeado. Os visitantes verão essa nova atração com troncos flutuantes, acompanhando a trajetória de Simba de filhote a rei, em uma área temática das Terras do Reino.
Um show noturno será realizado no lago em construção no mesmo parque, chamado “Adventure Bay”.
O parque original da Disneyland Paris, junto com o Tokyo Disneyland, também ganhará novos shows noturnos. Em Paris, o show começará em janeiro, com projeções no castelo e, pela primeira vez, na Main Street. O show de Tóquio, chamado “Reach for the Stars,” começará em 20 de setembro.
O que está por vir na Epic Games
A Disney já havia anunciado um investimento de 1,5 bilhão de dólares (cerca de R$ 8,2 bilhões) em ações da Epic Games. No evento da D23, a empresa anunciou novos personagens de Fortnite – uma parte da apresentação, inclusive, foi transmitida ao vivo naquela plataforma.
Os novos personagens incluem figuras da Disney, Star Wars e do filme “Os Incríveis”, da Pixar. A próxima temporada da Marvel, em Fortnite, começará em 16 de agosto e contará com o Dr. Doom.
“Isso é exatamente o que a Disney precisava esta noite – uma grande vitória emocional com seus maiores fãs. O próximo passo é amplificar essa empolgação para atrair fãs casuais e visitantes ocasionais. Esse é o próximo desafio da Disney daqui para frente,” disse Robert Niles.
*Megan Thomas, da CNN, contribuiu com esta matéria.
SeaWorld Orlando inaugura montanha-russa com tema de pinguins