Explora Torres del Paine: luxo em meio às belezas naturais da Patagônia chilena

De frente para um lago, ao lado de um rio e com vistas para picos nevados, o Explora no parque Torres del Paine garante aconchego em cenários arrebatadores

Daniela Filomeno no Explora Torres del Paine, alojamento nas margens do Lago Pehoé
Daniela Filomeno no Explora Torres del Paine, alojamento nas margens do Lago Pehoé CNN Viagem & Gastronomia

Daniela Filomenodo Viagem & Gastronomia Parque Nacional Torres del Paine, Chile

Os sons tranquilizantes das águas da catarata Salto Chico nos recebem do lado de fora. Dentro, janelas enquadram perfeitamente a composição natural formada pelo Lago Pehoé e parte do Maciço del Paine, cordilheira que carrega os famosos “chifres” que são símbolo do Parque Nacional Torres del Paine.

É em meio a estes cenários de maravilhas naturais incomparáveis que se situa o Explora Torres del Paine, hotel no coração da Patagônia chilena.

Com apenas 49 quartos, sua arquitetura discreta foi pensada para interferir o menos possível no entorno intocado pelo homem.

A partir do momento que pisamos no hotel entendemos que ele é, na verdade, um complemento aconchegante ao espetáculo que presenciamos do lado de fora, onde a beleza natural da Patagônia é a verdadeira protagonista do destino.

Muito mais do que os confortáveis quartos, da gastronomia que preza pelos ingredientes locais e pelo merecido descanso na área do spa, estar no Explora é sobre estar lá fora, numa jornada feita para nos conectarmos com um dos lugares mais belos do planeta.

Luxo do essencial

Explora Torres del Paine fica no coração do parque, com visuais para a cordilheira, o Lago Pehoé e o Rio Paine / Divulgação

Erguido há mais de duas décadas, toda a construção e o conceito do hotel são baseados no luxo do essencial, ou seja, que nos permite vivenciar este local remoto em sua essência, sem distrações.

Para tanto, a quantidade limitada de quartos nos dá a sensação de intimidade. A madeira, usada tanto do lado externo quanto interno e na decoração, também tem papel fundamental na concepção de acolhimento.

Localizado dentro do Parque Nacional Torres del Paine, maior e mais conhecida das áreas protegidas da Patagônia chilena, o hotel fica às margens do Rio Paine e de frente para o Lago Pehoé.

Ou seja, é uma boa base para explorar o parque e sair em expedições junto de pequenos grupos, em que todas as atividades podem ser feitas a partir da instalação.

Interessante é que o hotel segue o legado e o conceito do Explora, conjunto de propriedades que nasceu em 1993 com o intuito de fazer com que vivamos destinos recônditos da forma mais genuína possível.

Assim, a sustentabilidade e a troca com as comunidades ao redor são pilares fundamentais nestes hotéis – são sete no total, todos na América do Sul, sendo cinco deles no Chile.

As hospedagens são all inclusive para pacotes a partir de duas noites, e todas as refeições e bar estão inclusas, assim como várias explorações e traslados de e para os aeroportos.

Descanso patagônico

Vivenciar o Parque Nacional Torres del Paine é estar em constante busca de aventura e ir atrás de paisagens que, de tão belas, parecem surreais. São montanhas, rios, lagos, lagunas e até a terceira maior extensão de gelo continental do mundo, o Glaciar Grey.

No fim do dia, portanto, necessitamos de um descanso para nos prepararmos para mais descobertas surpreendentes.

Para isso, uma das partes principais do hotel é seu spa. Enquanto as temperaturas podem ficar abaixo de zero do lado de fora, o interior do Explora possui uma piscina coberta aquecida, sauna a vapor e salas de tratamento de massagem.

Quatro jacuzzis em um deque externo com vista para as águas do Rio Paine também são uma boa pedida e complementam a paisagem.

Já os 49 quartos são divididos em três categorias: são seis suítes “Exploradores” de 42m² com vista para a cordilheira; 36 suítes “Cordillera Paine” com 28m² com vistas também para o maciço; e sete suítes “Salto Chico” de 28m² com visual para a cachoeira.

Todas elas, porém, compartilham um detalhe: nenhuma das suítes é equipada com televisão, um luxo para aqueles que realmente querem se desconectar da rotina e mergulhar num ambiente natural remoto.

No quesito da gastronomia, também somos aquecidos com preparos que priorizam ingredientes locais e frescos.

Com vistas igualmente arrebatadoras para o lado de fora, com o Lago Pehoé e o maciço ao fundo, temos ainda a possibilidade de degustar rótulos de vinhos chilenos à mesa, entre brancos, tintos e rosés.

Aventuras ao ar livre

Destino de ecoturistas e amantes da natureza, a Patagônia, assim como o Parque Torres del Paine, também tem atividades que se encaixam para todas as idades e habilidades.

O dia a dia no Explora é assim: acordamos bem cedo, nos encontramos com o guia, juntamos com um pequeno grupo e comparecemos ao briefing do passeio.

A partir do hotel são cerca de 45 expedições que podemos fazer nesta área protegida, onde caminhamos, pisamos na terra, fazemos trilha, percorremos trajetos a bordo de veículos para pontos mais distantes, cavalgamos e até subimos numa embarcação rumo à geleira.

O Explora em Torres del Paine possui a concessão privada do Lago Pehoé, onde contamos com deque próprio e dois catamarãs com capacidade para 20 pessoas.

A partir daqui, uma navegação vai até a praia de pedrinhas que dá acesso ao Glaciar Grey, um dos passeios imperdíveis de se fazer por aqui, daqueles que ficam na memória para sempre.

O hotel é o único na região que possui um estábulo com cavalos próprios, treinados para expedições no parque – são 26 cavalos no total, criados no vale central do Chile.

Todas as expedições a cavalo, inclusive, são conduzidas por um gaúcho que é residente da região, que possui expertise e vivência nesta terra apelidada muitas vezes de “fim do mundo”.

Passarelas de madeira com mirantes para a cachoeira Salto Chico ficam no exterior do hotel / Divulgação

Para aqueles que preferem não se arriscar muito, o entorno da propriedade já oferece visuais e passeios agradáveis: passarelas de madeira do hotel são um convite para apreciarmos as paisagens que nos cercam.

Um bom começo é no próprio cais, nas águas do Lago Pehoé com vista para o maciço. Em direção à estrada, próximas da entrada do Explora, há passarelas que se conectam em direção ao Rio Paine, que nos leva ao mirante da cachoeira Salto Chico.

Explora Torres del Paine
Salto Chico s/n, Torres del Paine, Chile
Contato no Brasil: 0800 878 3158
Reservas e informações pelo site oficial