Festival Chocolate Week começa nesta quinta-feira com destaque para sustentabilidade do cacau
Edição 2021 apresenta 21 doces inéditos de 19 casas de São Paulo criados com WholeFruit Evocao, chocolate feito da fruta pura do cacau


A edição 2021 da Chocolate Week começa nesta quinta-feira, 4 de novembro, e promete deixar São Paulo um pouco mais doce – mas com consciência. Ao todo, 19 estabelecimentos, entre docerias, cafés e padarias artesanais premiadas da capital paulista, apresentam sobremesas exclusivas que variam entre R$ 5,50 e R$ 130.
Os doces vão de brigadeiros e brownies, passando por tortas, croissants e pães, e chegando até a gelatos. Os produtos estarão disponíveis para consumo presencial nas lojas, e-commerce e delivery. Assim, até 14 de novembro, o público brasileiro poderá se tornar um dos primeiros do mundo a provar a novidade WholeFruit Evocao™.
Na edição deste ano, os chefs têm a missão de incorporá-lo às receitas. Parte de uma nova categoria de chocolates feitos a partir de 100% da pura fruta do cacau, ele não possui adição de outros ingredientes: não contém açúcar proveniente de outras plantas, nem baunilha, conservantes e emulsificantes.
O WholeFruit Evocao™ tem 40% menos açúcar que a maioria dos chocolates amargos e ao leite, já que seu dulçor é proveniente da frutose presente da polpa do cacau. Seu sabor conta com uma acidez e frescor característicos da fruta in natura e está conectado com princípios de sustentabilidade, já que reduz em 25% o desperdício da fruta e proporciona uma renda adicional aos agricultores.
Casas participantes
As casas e marcas que fazem parte do festival e toparam o desafio de testar a inovação são: 89ºC Coffee Station, A Fornada, Beaubon, Beth Bakery, Casa Santa Luzia, Casarìa, Cau Chocolates, Confeitaria Marilia Zylbersztajn, Dalva e Dito, Escola Sorvete, Fazemos Pão, La Boulange, Le Blé Casa de Pães, Mestre dos Brigadeiros, Padoca do Maní, PikurruchA’S, Renata Arassiro Chocolates, Vapiano e Zestzing Padaria Artesanal.
Todas apresentam uma sobremesa exclusiva dentro do tema da edição, com exceção da Casa Santa Luzia e O Mestre dos Brigadeiros, que possuem duas receitas cada – a primeira vende uma torta vegana de chocolate WholeFruit e frutas amarelas e um bolo cremoso de chocolate Evocao com macadâmia; já a segunda produz brigadeiro WholeFruit e Brownie WholeFruit.
No evento inspirada pela busca de uma confeitaria consciente e pautada pela sustentabilidade, um percentual das vendas será revertido em mudas de cacau, doadas a projetos ligados ao cultivo sustentável da planta na Bahia.
Os projetos são apoiados pela Barry Callebaut, fabricante mundial de produtos de chocolate e cacau que realiza o evento no país desde 2016.