Hotel Botanique une luxo rústico com a paz e exuberância da Mantiqueira

Propriedade de poucas acomodações nas montanhas de Campos do Jordão tem vistas privilegiadas e foca no descanso dos hóspedes com programação e serviços personalizados

Daniela Filomenodo Viagem & Gastronomia Campos do Jordão

O Triângulo das Serras, confluência entre os municípios de Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão, nos entrega de mão beijada cenários espetaculares envoltos por uma natureza exuberante. É um lembrete de que a desconexão da euforia urbana está a apenas 2h30 de São Paulo, em que o Botanique Hotel Experience potencializa esta atmosfera.

Hotel de montanha a uma curta distância do centrinho de Campos, mas afastado o suficiente para uma calmaria sem igual, o Botanique se beneficia de tudo que a Serra da Mantiqueira nos oferece. O contrário é verdadeiro, já que o hotel de apenas 20 acomodações gera um impacto mínimo e possui um profundo respeito à área em que está inserido com a ajuda de práticas sustentáveis.

Inaugurado em 2012, ele passou por mudanças de operação, nome e ampliações nestes mais de 10 anos, incluindo um recente retrofit no restaurante, recepção e spa. Mas não perdeu sua essência: a de reenergizar e de nos receber muito bem, tudo aliado a uma gastronomia caprichada, aos quartos que são verdadeiros refúgios e a uma atenção especial ao bem-estar.

Eu já havia me hospedado no Botanique há mais de uma década, mas passei recentemente alguns dias nas instalações em razão das gravações do CNN Viagem & Gastronomia na região de Campos do Jordão. A diferença é que agora encontrei um serviço mais personalizado, o que tornou meus dias de imersão na montanha ainda melhores.

O hotel

Aconchego e luxo na medida certa são destaques notáveis desde o lado de fora, onde um imponente edifício com fachadas de vidro chama a atenção e dita o tom do que encontramos na estadia.

A arquitetura privilegia grandes pedras naturais, paredes de vidro, muita madeira e pés-direitos altos, criando uma atmosfera rústica contemporânea com doses de elegância. Os vidros ajudam a emoldurar as atraentes paisagens verdes, que nos aproximam ainda mais da natureza.

O clima de montanha fica mais acolhedor com as lareiras suspensas e o com o uso de materiais nobres, como madeira jacarandá e ardósia cor de chocolate. É certamente um local romântico, assim como Campos.

As 20 acomodações também refletem isso, em que o número reduzido garante não apenas conforto, mas também intimidade. São sete suítes no prédio principal e outras 13 villas privativas, em que todas se abrem para paisagens excepcionais.

As amplas suítes variam de 60 a 90 m², enquanto as villas medem de 110 a 350 m². Todas as acomodações possuem terraços para contemplação que podem ser proveitosos até para refeições – uma dica é tomar um café da manhã no próprio quarto, aproveitando as vistas e o “isolamento” para o começo de um bom dia.

Por falar em privacidade, cada uma das villas possui seu próprio jardim, assim como terraço, lounge e banheira relaxante. A maior delas, a Botanique Villa com Piscina, tem salas de jantar e de estar separadas do quarto por um pátio externo com direito a uma piscina de imersão de água mineral.

Gastronomia e integração à natureza

O vínculo com a natureza é refletido também em nosso prato, já que o Restaurante Mina trabalha sob o conceito de farm to table, ou seja, do campo à mesa. Ingredientes cultivados na própria horta do hotel se transformam em belas receitas pelas mãos do chef executivo Cristóvão Duque.

Localizado no topo da propriedade, com um convidativo terraço ao ar livre, o restaurante coloca à nossa mesa influências internacionais com foco em uma culinária brasileira, em que os pedidos podem ser harmonizados com uma seleção de vinhos nacionais. Por falar em enogastronomia, a adega se abre para jantares, que são mais íntimos e igualmente saborosos, mas apenas mediante reservas prévias.

Um lounge completa a experiência etílica com uma carta de bebidas naturais, de probióticos e de tônicos caseiros com ingredientes locais. Até a água não escapa: a propriedade é agraciada com sete nascentes, que resultam em uma água mineral fresquinha. Na mesma pegada, uma estação de tratamento devolve água limpa para a natureza.

Em termos de tranquilidade, duas piscinas, uma externa aquecida e outra interna no spa, ajudam a relaxar. Esta última, inclusive, é uma piscina isotônica, com tratamento à base de sal. Sauna seca e outra a vapor com função de “chuva” de floresta tropical também ficam no spa, que é equipado com quatro salas de tratamento.

Yoga e meditação são recorrentes, assim como workshops fixos e sazonais de variados temas. O bacana é que Botanique conta até com o The Lab, oficina de atividades sensoriais em que aprendemos um pouquinho sobre a flora local e criamos alquimias com ervas e temperos.

E se desejar algo mais desenhado, uma programação ao nosso gosto pode ser feita com ajuda da equipe.

Experiências da montanha

A estadia também pode ser aproveitada com uma série de atividades ao ar livre que se beneficiam da grande propriedade.

Um dos meus destaques vai para o piquenique no topo da montanha, com delicinhas preparadas pelo chef com direito a sucos, espumante, tábuas de queijos, de embutidos e outras iguarias para comer com as mãos. Basta reservar e usufruir da experiência.

Passeios em bicicletas podem ser opção, assim como partidas de tênis e de beach tennis. Nas redondezas, percorri trilhas ecológicas e, entre as opções do entorno, uma visita a fazendas produtivas pode ser agendada – até voos de parapente podem ser organizados. Na volta, o jazz bar do hotel nos convida a apreciar música de artistas variados aos finais de semana.

Apesar do inverno ser a estação mais festiva de Campos, qualquer época cai bem para uma escapada até aqui, sendo o verão ideal para aproveitar a natureza e o outono deixando as montanhas com tons vermelhos e laranjas. As portas do hotel, ou melhor, os braços da boa recepção estão abertos a qualquer momento.

Botanique Hotel Experience
Rua Elídio Gonçalves da Silva, 4000 – Bairro dos Mellos, Campos do Jordão – SP / Whatsapp: (12) 99709-0680 / Reservas e informações via site.