Lisboa é eleita como o destino mais feliz para turistas; veja ranking

Cinco fatores-chave de bem-estar foram usados para criar o ranking, incluindo sono de qualidade e espaços verdes públicos

CNN Viagem & Gastronomia, do Viagem & Gastronomia
Lisboa é considerada a cidade que mais traz felicidade aos turistas  • Liam McKay/Unsplash
Compartilhar matéria

Um estudo elegeu a cidade de Lisboa como o destino mais feliz para turistas. A capital de Portugal desbancou destinos como Paris, na França, Tóquio, no Japão, e Nova York, nos Estados Unidos, devido à união de história e modernidade pelas suas ruas.

A pesquisa Holiday Happiness Index, divulgada em setembro pela plataforma BookRetreats, foi desenvolvida com a orientação da psicóloga Natalie Dattilo-Ryan, instrutora na Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos.

Em 47 destinos avaliados, ela buscou cinco fatores-chave de bem-estar para criar o ranking. Entre os critérios, a psicóloga analisou a quantidade de luz solar, o sono de qualidade, a possibilidade de dieta saudável, o tempo disponível na natureza e exercícios físicos.

Com isso, selecionou cinco cidades que oferecem todos esses critérios aos turistas. Depois de Lisboa, a capital da Finlândia, Helsinque, apareceu no 2º lugar; Orlando, nos EUA, ficou na 3ª posição; Atenas, na Grécia, na 4ª; e Edimburgo, na Escócia, na 5ª.

“Quando falamos em se sentir bem, estamos falando, na verdade, sobre a liberação de hormônios da felicidade, como serotonina, dopamina, endorfinas e ocitocina”, diz a pesquisadora.

Natalie ainda explica que esses produtos químicos influenciam o humor, o sono, a energia e até a digestão. "Muitos dos fatores que os desencadeiam, como luz solar, movimento, alimentação e descanso de qualidade, costumam fazer parte de boas férias, se você escolher o destino certo", completa.

Confira o ranking com as cidades que oferecem os cinco critérios-chave aos turistas:   

1. Lisboa, em Portugal

SEEN Sky Bar, no topo do Tivoli Avenida Liberdade, tem vistas privilegiadas para Lisboa • Divulgação/Tivoli Avenida Liberdade Lisboa
SEEN Sky Bar, no topo do Tivoli Avenida Liberdade, tem vistas privilegiadas para Lisboa • Divulgação/Tivoli Avenida Liberdade Lisboa

O índice escolheu Lisboa como o destino de férias mais feliz do mundo por diversos fatores, segundo a própria pesquisa. Um deles foi o fato de que quase 10% dos restaurantes da capital portuguesa são considerados saudáveis, com tascas tradicionais e frutos do mar frescos disponíveis em cardápios acessíveis.

Com uma área verde de 49 metros quadrados por pessoa e 2.828 horas de sol por ano, as caminhadas pelas ruas da cidade, que possuem mirantes panorâmicos, também foram um fator de peso para colocá-la no topo do ranking.

Mesmo com diferentes altitudes e subidas íngremes, foi considerada fácil de percorrer a pé. "Calçados adequados são tudo o que é necessário para aproveitar o passeio", destaca um trecho do estudo.

2. Helsinque, na Finlândia

Helsinque, capital da Finlândia; país é considerado o mais feliz do mundo • Getty Images
Helsinque, capital da Finlândia; país é considerado o mais feliz do mundo • Getty Images

A Finlândia é o país mais feliz do mundo — coroado dessa forma por oito vezes consecutivas pelo estudo World Happiness Report da ONU (Organização das Nações Unidas). Não poderia ser diferente com a capital, Helsinque, que ocupou a segunda posição no índice de destinos mais felizes para turistas.

A natureza aparece como motivo principal para a consagração da cidade no ranking. Isso porque Helsinque possui parques exuberantes, avenidas arborizadas e trilhas florestais por cerca de 126 metros quadrados de área verde por pessoa.

Com a possibilidade de realizar uma caminhada tranquila de 37 minutos, a facilidade da locomoção a pé também foi um fator determinante para o resultado. Atrações turísticas populares com fácil acesso, como a Igreja Temppeliaukio, também ajudam na sensação de bem-estar dos turistas.

A capital finlandesa ainda obteve a melhor pontuação de baixo ruído e poluição luminosa entre todos os destinos avaliados. As ruas seguras, o transporte eficiente e a cultura criam um ambiene onde "os visitantes podem realmente se desligar e recarregar as energias".

3. Orlando, nos EUA

Plant Street Market é mercado gastronômico com variedade de comidas em Winter Garden • Divulgação/Crooked Can Brewing Company
Plant Street Market é mercado gastronômico com variedade de comidas em Winter Garden • Divulgação/Crooked Can Brewing Company

Orlando é a capital mundial dos parques temáticos. Isso, por si só, é o suficiente para arrancar sorrisos de quem passeia pela cidade da Flórida. Para alcançar a terceira posição do estudo, a alegria de Orlando "vai muito além dos brinquedos". O município apareceu como um dos mais arborizados dos EUA, tendo 258 metros quadrados de área verde por pessoa.

Os mais de 148 parques, jardins e áreas de lazer permitem passeios de caiaque pelos lagos, trilhas em regiões úmidas e até visita a jardins botânicos. As 2.930 horas de sol por ano também contribuíram para o resultado.

4. Atenas, na Grécia

Acrópole em Atenas, capital do país e centro da Grécia Antiga • Pixabay
Acrópole em Atenas, capital do país e centro da Grécia Antiga • Pixabay

Atenas une história, cultura e modernidade em uma localização costeira. Esse conjunto fez com que a capital grega alcançasse a quarta posição no ranking.

Atenas é considerada o destino mais acessível a pé. Em uma caminhada de apenas 30 minutos, é possível visitar atrações turísticas não só populares, mas cheias de história, como a Acrópole, o Templo de Zeus Olímpico, o Estádio Panatenaico e o Jardim Nacional de Atenas.

Com 2.773 horas de sol por ano, o clima seco e ensolarado de Atenas também ajudou a capital grega a entrar para a lista. Os restaurantes, compostos por quase 10% de casas que servem opções saudáveis, também fizeram parte do parâmetro.

5. Edimburgo, na Escócia

Castelo de Edimburgo, na Escócia • Unsplash/Ben Guerin
Castelo de Edimburgo, na Escócia • Unsplash/Ben Guerin

O último lugar do ranking ficou com a cidade de Edimburgo. A capital escocesa alcançou uma pontuação alta em espaços verdes, qualidade do sono, facilidade de caminhar e alimentação saudável — todos fatores que melhoram o humor.

Edimburgo tem cerca de 144 parques e muita área verde, a ponto de cobrir quase metade da área total da cidade e ficando entre as mais arborizadas do Reino Unido.

A natureza ajuda as caminhadas a serem mais prazerosas. As principais atrações da cidade, como muralhas históricas do Castelo de Edimburgo, estão conectadas por uma caminhada de 79 minutos. Com aproximadamente 7% dos restaurantes oferecendo opções saudáveis, também há boas opções de alimentos nutritivos.

Acompanhe Viagens e Turismo nas Redes Sociais