Maior tirolesa do mundo terá 3,4 km e ficará no interior de São Paulo

Mega Tirolesa de Socorro deverá lançar aventureiros a até 140 km/h e fará parte de complexo com mirante, lojas e playground

Projeto do complexo de chegada da Mega Tirolesa de Socorro (SP)
Projeto do complexo de chegada da Mega Tirolesa de Socorro (SP) Divulgação

Saulo Tafarelodo Viagem & Gastronomia

A maior tirolesa do mundo terá 3,4 km de extensão e ficará em Socorro, cidade a cerca de 130 km da cidade de São Paulo. O contrato para a construção da “Mega Tirolesa” já foi assinado e a previsão é que a atração seja inaugurada no início de 2025.

A estrutura completa também terá um complexo com mirante, balanço infinito, anfiteatro, restaurante e lojas.

Segundo Cristiano Souza, proprietário do Mega Park Turismo de Aventura e nome por trás da proposta, os corajosos atingirão uma velocidade de 120 a 140 km/h e completarão o percurso em aproximadamente 3min40s.

A estimativa de investimento para a execução de todo o projeto, incluindo a tirolesa, é de R$ 10 a R$ 18 milhões.

Atualmente, a tirolesa mais longa do mundo possui 2,83 km e fica em meio à montanha Jebel Jais em Ras al-Khaimah, um dos sete emirados dos Emirados Árabes Unidos. Batizada de Jais Flight, a atração é certificada pelo Guinness World Records e atinge até 160 km/h em um trajeto de mais de três minutos a 1.680 metros de altitude.

A tirolesa brasileira

Pico da Cascavel, em Socorro, no interior de São Paulo
A 1.230 metros de altitude, Pico da Cascavel é buscado para vistas privilegiadas do pôr do sol e para saltos de asa-delta / Divulgação

O início da tirolesa será no Pico da Cascavel, um dos locais mais altos da cidade, a 1.230 metros acima do nível do mar, e ponto turístico procurado principalmente por conta do pôr do sol e dos saltos de paraglider e de asa-delta. O pico fica a mais de 14 km do centro da cidade.

Já o local de chegada da atração terá um complexo com receptivo, estacionamento, restaurante, loja, playground, espaço pet, anfiteatro ao ar livre, deque com mirante e balanço infinito.

Os aventureiros que comprarem um tíquete, ainda sem valor definido, serão recepcionados no complexo e transportados até o Pico da Cascavel.

O empreendimento

O empreendimento tem como idealizador o empresário Cristiano Souza, gestor do Mega Park Turismo de Aventura, empresa que atualmente oferece passeios de quadriciclo com parada em uma cachoeira dentro do Parque de Aventura Monjolinho.

Quem está por trás do projeto da tirolesa é MSV Adventure, a mesma por trás da tirolesa de 500 metros de extensão e de 110 metros de altura na área do Caminhos do Mar, dentro do Parque Estadual Serra do Mar.

A empresa também é a responsável pela maior tirolesa urbana do país, com 2,5 km, situada no complexo Happy Valen, dentro do Parque Municipal de Feliz, em Feliz (RS).

A cidade de Socorro

Com uma população de pouco mais de 40 mil habitantes, Socorro é uma estância turística que integra o Circuito das Águas Paulista e que faz divisa com Minas Gerais. A cidade é conhecida pelas atividades de aventura, como trekking, cavalgada, rafting, mountain bike, off road, quadriciclo, rafting e arvorismo, para citar algumas.

Socorro é, inclusive, lar da tirolesa do Pânico, atração com 1 km de extensão que liga São Paulo e Minas Gerais. Ela está situada no Hotel Fazenda Parque dos Sonhos e possui início em terras paulistas e ponto de chegada em território mineiro.