Museu com “asas” abrirá em Abu Dhabi em 2025; veja fotos

Memorial dedicado ao ex-presidente dos Emirados Árabes Unidos tem sistema de ventilação sustentável

Simulação da construção do prédio do Museu Nacional Zayed, em Abu Dhabi
Simulação da construção do prédio do Museu Nacional Zayed, em Abu Dhabi Foster + Partners/Divulgação

Giovana Christda CNN

O Museu Nacional Zayed, que tem previsão de inauguração para 2025, tem no projeto de arquitetura estruturas que se assemelham a asas. A estrutura de aço funcionará — além de formas de design — como “chaminés” térmicas sustentáveis.

A construção funciona como um memorial ao Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan, ex-presidente e um dos arquitetos dos Emirados Árabes Unidos. Ele é conhecido, dentre outras coisas, por sempre ter expressado o amor pela natureza.

O Museu fica localizado no distrito cultural de Saadiyat, em Abu Dhabi, bairro em que estão o Museu de História Natural, o Louvre e o Guggenheim Abhu Dhabi, a Casa da Família Abraâmica e o Berklee Abu Dhabi Center.

As “asas” do prédio corroboram o conceito de sustentabilidade que o projeto, feito pela empresa de arquitetura Foster + Partners, persegue. Formadas por cinco estruturas de aço, o calor no topo das torres puxa o ar quente para fora do museu, resfriando seu interior.

Construção funciona como um memorial ao Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan, ex-presidente e um dos arquitetos dos Emirados Árabes Unidos
Construção funciona como um memorial ao Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan, ex-presidente e um dos arquitetos dos Emirados Árabes Unidos / Foster + Partners/Divulgação

Também para ventilar o prédio, o ar fresco do exterior será puxado por tubos de resfriamento subterrâneos e, em seguida, liberado no saguão principal.

A luz do interior do museu será natural, vinda de aberturas na estrutura.

No acervo, ficarão expostos objetos que contam a história do país, entre eles o fóssil de um molusco rudista — uma antiga criatura marinha — de 70 milhões de anos atrás. Além disso, itens que mostram as evidências dos primeiros humanos e retratam sua evolução na região.

Orlando ganhará resort da Nickelodeon em 2026