Nos EUA, “capital mundial do alho” tem até festival dedicado ao ingrediente

Cidade na Califórnia abriga uma das maiores produtoras de alho do país e tem um roteiro temático com restaurantes e lojas focados na planta

CNN Viagem & Gastronomia
Festival do alho na cidade de Gilroy, nos Estados Unidos
Estande no Festival de Alho de Gilroy, a "capital mundial do alho"  • Reprodução/Instagram/@thechristopherranch
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Distante cerca de 130 km de São Francisco, a cidadezinha de Gilroy, na Califórnia, tem pouco mais de 58 mil habitantes, mas carrega uma alcunha de peso: é a “capital mundial do alho”.

Trata-se mais de um apelido do que uma honraria formal. Porém, o título reflete a tradição no cultivo do ingrediente e a grande produção. Para se ter uma ideia, a empresa Christopher Ranch, sediada em Gilroy, é uma das maiores produtoras de alho dos EUA, com colheitas anuais na casa das 45 mil toneladas.

No fim do século 19, a cidade foi expandida, o que levou ao crescimento da agricultura. Antes, os pomares dominavam a localidade, com ameixas, cerejas e damascos entre os principais produtos. Depois, a partir de 1960, surgiram as culturas de tomate, beterraba e de alho.

A virada veio em 1979, ano da primeira edição do Gilroy Garlic Festival. O festival de alho colocou a cidade nos holofotes e, desde então, celebra a colheita da planta e atrai turistas.

O Festival de Alho

O Festival de Alho de Gilroy está confirmado para 2025, com três dias de festa entre 25 e 27 de julho. Como é de se esperar, tudo acontece ao redor do alho: barraquinhas vendem desde sanduíches e batatas fritas até sorvete de alho.

Competições culinárias se destacam e chefs fazem receitas ao vivo, incluindo demonstrações em grandes frigideiras de camarões e de lulas temperadas com muito alho. Além disso, há entretenimento ao vivo, com atos musicais e shows de bandas locais.

Chapéu no formato de alho? Também é possível comprar, já que uma seção do festival é dedicada a vendedores de itens artesanais.

A última edição do Gilroy Garlic Festival ocorreu em 2019 e, agora, a entrada é restrita a três mil pessoas por dia. É bastante apreciado pela comunidade local, já que os ingressos estão esgotados. Porém, uma lista de espera foi aberta pelos organizadores. Caso consiga uma vaga, o tíquete custa US$ 35, aproximadamente R$ 195.

A empreitada é organizada por voluntários. Todo o dinheiro arrecadado é destinado a escolas locais, instituições de caridade e organizações sem fins lucrativos.

Roteiro do alho

Antiga prefeitura da cidade é ocupada atualmente por um restaurante • Divulgação/Visit Gilroy
Antiga prefeitura da cidade é ocupada atualmente por um restaurante • Divulgação/Visit Gilroy

A cidade ainda disponibiliza um “roteiro do alho” para que visitantes e moradores frequentem comércios locais que envolvam o ingrediente.

A seleção contempla desde restaurantes até sorveterias, assim como experiências culturais e lojas de presentes. O roteiro pode ser visualizado no site oficial junto de uma lista de restaurantes e lojas.

Gilroy também possui uma dezena de vinícolas abertas a degustações e, para quem não arreda o pé das compras, há o Gilroy Premium Outlets, do mesmo grupo dos outlets mais conhecidos de Orlando.